14 maio 2017

ALERGIA - Teste seu conhecimento

TESTE RÁPIDO



1. Qual o gatilho mais frequente de alergia? 

a) Gatos 
b) Mofo 
c) Poeira 
d) Ácaros 

2. Qual o local da casa onde tem mais ácaros? 
a) Colchão e travesseiros 
b) Dutos de ar condicionado
c) Banheiro





3. Quanto mais peludo for o cachorro, mais alergia causará. 
a) Verdadeiro 
b) Falso




4. Em que local da casa tem mais mofo: 
a) Porão e sótão 
b) Só nos banheiros
c) Qualquer lugar








5. A pessoa alérgica deve fazer a limpeza da casa?
a) Sim
b) Não





6. A vacina para alergia (imunoterapia) deve ser feita a vida toda? 
a)  Sim 
b) Não



7. Pessoas com rinite alérgica não podem ter cães ou gatos como animais de estimação 
a) Sim
b) Não



8. Porque comer no quarto piora alergia?    

a) Atrai ácaros 
b) Atrai barata 
c) Aumenta o mofo



11. O uso de umidificador melhora alergia 
a) Sim 
b) Não



12. Qual a quantidade de ácaros em 1 grama de poeira? 
a) 50 
b) 500 
c) 5000







RESPOSTAS


1 . Ácaros são os provocadores de alergia mais frequentes. Cerca de 20 milhões de americanos são alérgicos a ácaros da poeira, que são minúsculos (só podem ser vistos ao microscópio).  Ácaros eliminam uma proteína nas fezes que quando inalada, pode causar sintomas, como: espirros, tosse e muito mais. 



2. O local que tem mais ácaros é a cama - colchão e travesseiros. Por isso, recomenda-se: - lavar roupa de cama uma vez por semana (se possível, em água quente).  
- usar capas anti-ácaros em travesseiros e colchões.



3. Não. O pelo não é a única causa de alergia. Os principais causadores de alergia aos animais de estimação são: caspa, proteínas na saliva animal ou urina.  
- Não deixe os animais subirem em camas pois contribuem para aumento de ácaros e agravamento da doença.



4. Mofos crescem em locais úmidos. Por isso, podem crescer em qualquer local da casa onde tiver foco de umidade. É importante corrigir o foco de mofo, como por exemplo, vazamentos.



5. A limpeza da casa deve ser feita diariamente, com pano úmido, sem espanadores ou vassouras. Evitar produtos com odor ativo. Mas, se possível, a limpeza não deve ser feita na presença do alérgico.



6. Não.  O tratamento com vacinas (imunoterapia) é importante, pois atua no sistema imunológico e modifica a história natural da doença, permitindo um controle mais adequado. A duração desta terapia é de 3 a 5 anos.



7. A maioria das pessoas alérgicas pode ter animais de estimação.  Mas, estes não devem ficar nos quartos nem subir em camas e estofados. As medidas de limpeza devem ser intensificadas . Aspiradores de pó com filtro HEPA podem ser úteis. 
Uma pequena parcela de pessoas poderão ter alergia ao animal e devem ser orientados pelo(a) alergista de forma personalizada.


8. Não se deve comer na cama. As partículas de alimentos podem atrair baratas que também são causadoras de alergia, através de proteínas encontradas em seus excrementos ou na saliva. Recomenda-se:
- Manter a casa bem limpa. 
- Manter alimentos e o lixo bem fechados
- Lavar os pratos logo após uma refeição
- Comer somente em áreas de jantar - mesmo nos lanches da noite.



9. Não. A umidade aumentada provocada pelo uso de umidificadores no quarto favorece aumento de ácaros e fungos (mofo) no ambiente e pode agravar a alergia respiratória.



10. Na maioria das vezes, um grama de poeira (o peso de um clipe de papel) tem cerca de 500 ácaros da poeira, mas pode conter muito mais, dependendo do ambiente. 
Ácaros se alimentam de descamação da pele humana e de animais. Uma pessoa adulta pode descamar o suficiente para alimentar um milhão de ácaros.


 Adaptado de – Web MD  

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".