Pular para o conteúdo principal

ALERGIA - Teste seu conhecimento

TESTE RÁPIDO



1. Qual o gatilho mais frequente de alergia? 

a) Gatos 
b) Mofo 
c) Poeira 
d) Ácaros 

2. Qual o local da casa onde tem mais ácaros? 
a) Colchão e travesseiros 
b) Dutos de ar condicionado
c) Banheiro





3. Quanto mais peludo for o cachorro, mais alergia causará. 
a) Verdadeiro 
b) Falso




4. Em que local da casa tem mais mofo: 
a) Porão e sótão 
b) Só nos banheiros
c) Qualquer lugar








5. A pessoa alérgica deve fazer a limpeza da casa?
a) Sim
b) Não





6. A vacina para alergia (imunoterapia) deve ser feita a vida toda? 
a)  Sim 
b) Não



7. Pessoas com rinite alérgica não podem ter cães ou gatos como animais de estimação 
a) Sim
b) Não



8. Porque comer no quarto piora alergia?    

a) Atrai ácaros 
b) Atrai barata 
c) Aumenta o mofo



11. O uso de umidificador melhora alergia 
a) Sim 
b) Não



12. Qual a quantidade de ácaros em 1 grama de poeira? 
a) 50 
b) 500 
c) 5000







RESPOSTAS


1 . Ácaros são os provocadores de alergia mais frequentes. Cerca de 20 milhões de americanos são alérgicos a ácaros da poeira, que são minúsculos (só podem ser vistos ao microscópio).  Ácaros eliminam uma proteína nas fezes que quando inalada, pode causar sintomas, como: espirros, tosse e muito mais. 



2. O local que tem mais ácaros é a cama - colchão e travesseiros. Por isso, recomenda-se: - lavar roupa de cama uma vez por semana (se possível, em água quente).  
- usar capas anti-ácaros em travesseiros e colchões.



3. Não. O pelo não é a única causa de alergia. Os principais causadores de alergia aos animais de estimação são: caspa, proteínas na saliva animal ou urina.  
- Não deixe os animais subirem em camas pois contribuem para aumento de ácaros e agravamento da doença.



4. Mofos crescem em locais úmidos. Por isso, podem crescer em qualquer local da casa onde tiver foco de umidade. É importante corrigir o foco de mofo, como por exemplo, vazamentos.



5. A limpeza da casa deve ser feita diariamente, com pano úmido, sem espanadores ou vassouras. Evitar produtos com odor ativo. Mas, se possível, a limpeza não deve ser feita na presença do alérgico.



6. Não.  O tratamento com vacinas (imunoterapia) é importante, pois atua no sistema imunológico e modifica a história natural da doença, permitindo um controle mais adequado. A duração desta terapia é de 3 a 5 anos.



7. A maioria das pessoas alérgicas pode ter animais de estimação.  Mas, estes não devem ficar nos quartos nem subir em camas e estofados. As medidas de limpeza devem ser intensificadas . Aspiradores de pó com filtro HEPA podem ser úteis. 
Uma pequena parcela de pessoas poderão ter alergia ao animal e devem ser orientados pelo(a) alergista de forma personalizada.


8. Não se deve comer na cama. As partículas de alimentos podem atrair baratas que também são causadoras de alergia, através de proteínas encontradas em seus excrementos ou na saliva. Recomenda-se:
- Manter a casa bem limpa. 
- Manter alimentos e o lixo bem fechados
- Lavar os pratos logo após uma refeição
- Comer somente em áreas de jantar - mesmo nos lanches da noite.



9. Não. A umidade aumentada provocada pelo uso de umidificadores no quarto favorece aumento de ácaros e fungos (mofo) no ambiente e pode agravar a alergia respiratória.



10. Na maioria das vezes, um grama de poeira (o peso de um clipe de papel) tem cerca de 500 ácaros da poeira, mas pode conter muito mais, dependendo do ambiente. 
Ácaros se alimentam de descamação da pele humana e de animais. Uma pessoa adulta pode descamar o suficiente para alimentar um milhão de ácaros.


 Adaptado de – Web MD  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c...

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei...

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno...