16 abril 2017

Mitos e verdades


Ar-condicionado faz mal para alérgicos
Mito. 
Se usado corretamente o ar condicionado não influencia nas alergias. Basta que ele seja limpo, esteja com a manutenção em dia e não fique em temperaturas muito abaixo do comum.

Todo antialérgico dá sono
Mito. 
Só os anti-histamínicos clássicos de primeira geração, ou seja, os mais antigos. Os medicamentos mais modernos não causam sonolência e nem aumento de apetite.

Frio ou calor podem provocar alergia
Verdade. 
São formas de urticária em que a pele fica muito vermelha e coçando. Podem ser desencadeadas por radiação solar, contato com gelo ou temperaturas frias.

Algo que estamos acostumados pode dar alergia
Verdade. 
Ninguém nasce alérgico. A predisposição genética ajuda, mas é o contato com alimentos, medicamentos, poeira, etc. que faz a alergia surgir. E isso pode acontecer a qualquer momento, dependendo do tempo de exposição.

Esmalte pode causar alergia nos olhos
Verdade. 
Coçar os olhos ou tocar as pálpebras com as unhas pintadas pode causar reação alérgica. Isso também pode acontecer no pescoço ou em outras áreas da pele.

Alergia é incurável
Parcialmente verdade. 
É possível dessensibilizar pessoas alérgicas a medicamentos, picada de insetos e alguns alimentos, por exemplo, mas esta possibilidade não existe para todos os tipos de alergia.

Produtos de limpeza podem causar alergia
Verdade. 
São produtos químicos e podem provocar sensibilidade.

Testes detectam todas as alergias que você tem
Mito. 
Os testes são formas de confirmar suspeitas de alergias já relatadas pelo paciente. Além disso, novos produtos surgem todos os dias e podem desencadear uma reação.

Travesseiro e colchão antialérgicos dispensam capas
Mito. 
Todos os travesseiros e colchões precisam de capas apropriadas, para diminuir o contato com os ácaros, principais alérgenos envolvidos nas alergias respiratórias.

Adultos podem desenvolver alergias
Verdade. 
Alergias podem aparecer em qualquer idade, embora sejam mais frequentes na infância e adolescência.

Crise alérgica pode levar à morte
Verdade. 
Alergias a medicamentos, alimentos e a picada de insetos, como abelha e marimbondo, podem matar. Alergias respiratórias também são perigosos se não forem tratadas de forma correta.

Produtos de beleza podem causar alergia
 Verdade. 
Cosméticos podem provocar dermatite de contato. Para quem tem asma brônquica, os cheiros podem provocar crise de broncoespasmo.

Alergia é psicológica
Mito. 
O emocional não desencadeia alergias, mas pode fazer o paciente repetir sintomas de crises alérgicas já vividas anteriormente.

Alimentos podem causar alergia
Verdade. 
As alergias alimentares mais comuns na infância envolvem ovo, leite, amendoim, frutos do mar e soja. Já entre os adultos, é mais frequente a presença de alergias a peixe, amendoim, frutos do mar e frutas secas

Fonte

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".