13 novembro 2016

Atopia e Alergia

As palavras atopia e alergia são usadas frequentemente e muitas vezes entendidas como sinônimos. Mas, têm significados diferentes, embora guardem algumas relações entre si. 

Alergia
É uma reação de hipersensibilidade iniciada por mecanismos imunológicos variados, tanto por anticorpos como por células.

Na alergia, do ponto de vista médico, a pessoa manifesta sintomas quando entra em contato com o alérgeno ao qual é sensível. 

Atopia
É uma palavra usada para definir uma tendência pessoal ou familiar, ou seja, herdada geneticamente, para se tornar sensibilizado e produzir um determinado tipo de anticorpo, chamado IgE ou Imunoglobulina E, em resposta a alérgenos.  

Pessoas atópicas podem ter sintomas característicos das doenças que são mediadas pela IgE ou imunoglobulina E.  Portanto, é preciso ser atópico para se tornar alérgico. 

Doenças com participação da IgE
As principais doenças que se caracterizam pela participação da imunoglobulina E ou IgE são:
- Asma alérgica, 
- Rinite alérgica, 
- Dermatite atópica, 
- Alguns tipos de alergia alimentar, medicamentos,
- Alergia a picada de insetos
- Anafilaxia.

Na realidade, o mecanismo das doenças é bem mais complexo. É fato que a IgE exerce um papel importante, mas outras células e substâncias também participarão da cascata que resulta na doença alérgica. 

O diagnóstico de uma alergia deve ser realizado com base na análise clínica da história da doença (anamnese), exame físico feito pelo médico. Em alguns casos, é possível realizar testes na pele ou dosar a IgE específica no sangue.

É necessário ser atópico para se tornar alérgico, mas o atópico não necessariamente progredirá para um estado alérgico (ou seja, nem todos os atópicos serão alérgicos). 

Adaptado de: Atopia (Inês C. Nunes - Luis Felipe Ensina)

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...