Pular para o conteúdo principal

Asma e Sexo


A atividade sexual pode ser mantida normalmente nas pessoas que têm asma, mas em algumas situações a doença pode atrapalhar, seja porque a atividade física requerida para praticar o ato sexual poderia desencadear os sintomas da asma ou porque a respiração difícil, que afeta cronicamente os asmáticos, também pode agravar o problema.

Em Portugal, foi realizado um estudo entre pessoas que tinham asma e 47% dos doentes referia ter tido, pelo menos uma vez, limitações na sua atividade sexual por causa da asma e 85% dos doentes (entre os que consideram ter limitações) não chegaram a abordar o assunto com o seu médico.  Contudo, 3/4 dos pacientes achavam que o médico deve perguntar se a asma tem alguma influência no ato sexual e 83% dos doentes considerava que seria importante a alteração da terapêutica para evitar tais limitações.

Os pesquisadores avaliaram também a postura dos médicos especialistas no tratamento da asma. Estes referiam que a abordagem é mais fácil entre os doentes mais jovens. Para 14% dos médicos, a pergunta sobre a atividade sexual foi considerada como uma intrusão na vida privada do doente. No entanto, a maioria (74%) considerou, pelo contrário, que não se trata de qualquer intrusão. 

Foi colocada uma questão, procurando saber se o médico costumava perguntar ao doente com asma, sobre sua tolerância aos esforços, às atividades físicas e se um esforço era capaz de desencadear sintomas. Sem grandes surpresas, 98% dos especialistas responderam «Quase sempre».  Mas, curiosamente, quando questionados se este esforço abrangia a atividade sexual, apenas 10% dos especialistas admitiram que abordavam o assunto de forma explícita e direta com o doente. Ainda assim, 96% consideraram que essa informação era relevante.

Grande parte dos especialistas concorda ainda que o bom controle da asma é, de fato, uma necessidade evidente, entre outros aspectos, para que o esforço com a atividade sexual não origine qualquer sintoma.

Na verdade, quando uma pessoa se excita, a respiração acelera, o coração bate mais rápido, a pele fica mais sensível. Isso é normal. Mas, se uma pessoa tem asma, pode piorar com a aceleração da respiração e com o esforço que envolve o ato sexual, bem como pelos fatores emocionais envolvidos. 


Conselhos Práticos 

- Antes de mais nada, é importante tratar a asma de forma contínua e não apenas nas crises.

- Se a asma interfere em sua vida sexual, converse com o médico. 

 - Cuide do quarto: observe o local e adote medidas para controle do ambiente. Encape travesseiros e colchões. Evite cobertores de lã – prefira edredons. 

- Não use perfumes, “sachets” ou incensos no ambiente. 

- O namoro e as preliminares são importantes para relaxar e se preparar melhor. 

- Se estiver em crise, evite manter relações sexuais. Se não puder esperar, adote posições que exijam menor esforço físico. 

- Só use remédios para disfunção erétil como o Viagra ou similares com prescrição médica.  
- Adote técnicas que permitam fazer amor num ritmo mais suave

Seja franco (a) com sua companheira (o): 
O diálogo é a base para uma vida sexual saudável.


A pessoa que trata e controla sua asma de maneira adequada pode ter sua vida normal.

Fonte: Para que não lhe falte o ar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno