27 novembro 2016

10 MITOS SOBRE ALERGIAS



1. Alergias são como resfriados.
Mito.
Alergias têm um componente genético: a pessoa nasce com a condição e no decorrer da vida as alergias podem aparecer. Vale a pena notar que não há idade definida para que as alergias apareçam.

2 Alergias podem ser confundidas com gripe.
Verdade.
Os sintomas principais da rinite alérgica são: espirros repetidos, coriza clara e abundante, nariz entupido, congestão e coceira em olhos, nariz, ouvidos e garganta. Podem ser confundidos com o sintomas da gripe, mas a diferença é que a gripe cursa com febre e mal estar. Além disso, os sintomas tendem a desaparecer dentro de alguns dias. 
No caso da rinite alérgica, a pessoa não tem febre, mas os quadros se repetem e podem ter longa duração, em especial no outono e inverno.

3 As causas de alergias podem ser múltiplas.
Verdade.
As alergias podem ser causadas por fatores ambientais (poeira, ácaros, mofo e pólen), animais (cães, gatos, cavalos e penas de aves), alimentos (amendoim, leite, ovo, trigo, etc.) ou ainda, por medicamentos (penicilina, aspirina ou anti-inflamatórios).

4. Alergias não têm jeito.
Mito.
Os sintomas de alergias podem ser controlados. O que não muda é a condição genética. Contudo, uma pessoa pode ser alérgica e saudável.

5 Alergias não matam.
Mito.
As reações a alergias alimentares, medicamentos e meios de contraste (substâncias usadas em alguns exames para melhorar a visibilidade) podem ser graves e matar uma pessoa.

6. Remédios são o melhor tratamento para as alergias.
Mito.
O melhor tratamento de alergias é eliminar o que causa o problema. Por exemplo, se a pessoa é alérgica a determinados alimentos, isso não deve consumir mais. Ou, se a pessoa desenvolve alérgico a certos animais, não deve estar em contato com eles. Se o paciente é alérgico a algum tipo de droga, tais como NSAIDs, você deve eliminar o seu uso. Medicamentos para tratar alergias são usados como socorro, para aliviar os sintomas. 
A imunoterapia específica ou vacina para alergia utiliza  extratos de alérgenos, mais conhecido já é conhecida e usada há mais de 100 anos. É o único tratamento capaz de modificar a história natural da doença e de interferir no sistema imunológico, diminuindo a imunoglobulina E (IgE).

7 Alergias podem provocar complicações.
Verdade
Algumas doenças alérgicas, como por exemplo a rinite alérgica, podem complicar e provocar outras doenças como: sinusite, otite, amigdalite, asma (ou bronquite alérgica).

 8 Uma criança que tem alergia (como rinite, asma, eczema) não precisa tratar, pois desaparece com o passar do tempo. 
Mito.
Quando uma criança tem sintomas de rinite (secreção de muco, congestão nasal, comichão no nariz), asma (tosse, catarro, falta de ar, chiado no peito) ou eczema (erupção cutânea, pele seca, coceira), deve ser tratado imediatamente, não importa a idade no início dos sintomas. O tratamento adequado pode controlar a doença e evitar complicações no futuro.

 9 Uma pessoa com alergia pode infectar outra pessoa.
Mito.
Alergias não são infecções e não são contagiosas. Crianças crianças alérgicas parecem estar doentes, mas não são contagiosas..

 10 Pessoas  podem ter alergia a um medicamento, apesar de já ter tomado toda a vida.
Verdade.
Uma pessoa pode tomar um medicamento muitas vezes ou por vários dias e depois tornar-se alérgica ao medicamento.

Fonte: SLAAI

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...