24 abril 2016

Outono - prevenindo a alergia respiratória




As mudanças climáticas que ocorrem no outono facilitam a proliferação dos ácaros que são potentes desencadeadores de alergias. Além dos ácaros, os fungos, os pelos de animais e restos de baratas são os principais desencadeadores das alergias respiratórias. A queda da temperatura, maior permanência em ambientes fechados e a piora da qualidade do ar podem agravar as crises de asma e de rinite.

Alergias da pele

O tempo seco tende a irritar e provocar ressecamento da pele.


Dermatite atópica 
É uma doença alérgica que afeta a pele, de origem genética (hereditária). Pode ocorrer isoladamente ou associada com alergias respiratórias - asma (ou bronquite alérgica) e a rinite, numa mesma pessoa, seja ao mesmo tempo, seja em épocas diferentes da vida.  O aspecto da lesão varia em cada caso, sendo mais comum o aparecimento de um eczema acompanhado de coceira. Em crianças pequenas, as lesões tendem a aparecer na face (bochechas), pescoço e, eventualmente, no couro cabeludo, dorso e membros (braços e pernas). Crianças maiores e adultos mostram lesões nas dobras dos cotovelos e dos joelhos, podendo também aparecer em outras regiões, como o pescoço.
É uma doença que varia em cada pessoa. podendo ser leve, com discreto acometimento da pele; até casos graves, onde as lesões são intensas e disseminadas. 

Dicas para evitar a piora da dermatite atópica no outono  

- Usar sabonetes suaves e hidratantes, evitando os esfoliantes
- Evitar o banho quente, o excesso de banhos e a permanência por muito tempo em ambientes quentes
- Preferir banho morno a frio (um a dois por dia, no máximo) e ambientes refrigerados
- Evitar talcos e perfumes com fragrâncias ativas
- Manter a pele bem hidratada, através do uso de creme ou gel adequado a cada caso.

Alergias respiratórias

Asma (ou bronquite alérgica) - os principais sintomas são: tosse, crises de falta de ar, respiração curta, chiado no peito e falta de fôlego.

Rinite alérgica - os principais sintomas são: coriza, espirros, entupimento nasal, coceira em nariz, olhos, ouvidos e garganta. A rinite também pode levar a complicações como: otites, sinusites, amigdalites, roncos, respiração bucal, tosse, agravamento da asma, entre outras.

Dicas para prevenção das alergias respiratórias no outono
- Alergia não se trata só nas crises. Mantenha sua medicação contínua, mesmo que esteja bem,  para prevenir que as crises venham. 
- Faça a imunização contra gripe. 

- Lave as roupas guardadas antes de usá-las, mesmo que estejam em sacos plásticos e que tenham sido lavadas antes de guardadas.  Crianças pequenas crescem rápido e raramente têm roupas guardadas de um inverno para outro. Mas, mesmo que os adultos que moram com ela não sejam alérgicos, deverão tomar este cuidado. 
  Lave também: mantas, edredons, moletons, pijamas. O que não for possível lavar deve ser colocado ao sol. 
 
Areje sua casa: deixe janelas abertas. Vento e ar fresco não fazem mal! Combata focos de umidade, mofo, infiltrações.
- Limpe a casa todos os dias com pano úmido sem vassoura ou espanador. Não use produtos de limpeza com cheiro ativo, amoníacos, etc. Evite perfumadores, aromatizadores ou incensos. 

Aproveite as tardes de outono para fugir dos ambientes fechados.
Troque o shopping ou o cinema por caminhadas e passeios ao ar livre.

4 Dê sua opinião:

Unknown disse...

Olá, sofro muito acho que é rinite (não posso ver poeira ou o tempo esfriar que espirro, o corpo coça e a garganta e ouvido então nem se fala, fico fanha e com o corpo muito dolorido), como nunca fui ao médico para saber do que se trata acho que é rinite mas não tenho certeza, quero fazer um tratamento e gostaria de saber se marco a consulta com um alergista ou um otorrinolaringologista? Não aguento mais sofrer tanto.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dois especialistas são capacitados para tratar a rinite. Mas, no caso da avaliação imunoalérgica, é recomendado que seja feita pelo alergista. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Gostei das dúvidas sobre mitos e verdades sobre a asma. No entanto ainda possuo dúvidas como esta: é verdade?:Se estiver com muitas dificuldades em respirar, tome um café forte ou beba dois ou três copos de coca-cola ou algum outro tipo de bebida energética, que contenha cafeína. Estas bebidas contêm substâncias similares à teofilina, um dos principais ingredientes dos medicamentos para a asma, que ajudam a dilatar as vias respiratórias.
????

Agradecida, Joci

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joci: a sua dúvida é interessante. Publicamos um texto sobre o tema do café e da asma: convido que leia clicando neste link:
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2006/12/caf-melhora-asma.html Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...