Pular para o conteúdo principal

Outono - prevenindo a alergia respiratória




As mudanças climáticas que ocorrem no outono facilitam a proliferação dos ácaros que são potentes desencadeadores de alergias. Além dos ácaros, os fungos, os pelos de animais e restos de baratas são os principais desencadeadores das alergias respiratórias. A queda da temperatura, maior permanência em ambientes fechados e a piora da qualidade do ar podem agravar as crises de asma e de rinite.

Alergias da pele

O tempo seco tende a irritar e provocar ressecamento da pele.


Dermatite atópica 
É uma doença alérgica que afeta a pele, de origem genética (hereditária). Pode ocorrer isoladamente ou associada com alergias respiratórias - asma (ou bronquite alérgica) e a rinite, numa mesma pessoa, seja ao mesmo tempo, seja em épocas diferentes da vida.  O aspecto da lesão varia em cada caso, sendo mais comum o aparecimento de um eczema acompanhado de coceira. Em crianças pequenas, as lesões tendem a aparecer na face (bochechas), pescoço e, eventualmente, no couro cabeludo, dorso e membros (braços e pernas). Crianças maiores e adultos mostram lesões nas dobras dos cotovelos e dos joelhos, podendo também aparecer em outras regiões, como o pescoço.
É uma doença que varia em cada pessoa. podendo ser leve, com discreto acometimento da pele; até casos graves, onde as lesões são intensas e disseminadas. 

Dicas para evitar a piora da dermatite atópica no outono  

- Usar sabonetes suaves e hidratantes, evitando os esfoliantes
- Evitar o banho quente, o excesso de banhos e a permanência por muito tempo em ambientes quentes
- Preferir banho morno a frio (um a dois por dia, no máximo) e ambientes refrigerados
- Evitar talcos e perfumes com fragrâncias ativas
- Manter a pele bem hidratada, através do uso de creme ou gel adequado a cada caso.

Alergias respiratórias

Asma (ou bronquite alérgica) - os principais sintomas são: tosse, crises de falta de ar, respiração curta, chiado no peito e falta de fôlego.

Rinite alérgica - os principais sintomas são: coriza, espirros, entupimento nasal, coceira em nariz, olhos, ouvidos e garganta. A rinite também pode levar a complicações como: otites, sinusites, amigdalites, roncos, respiração bucal, tosse, agravamento da asma, entre outras.

Dicas para prevenção das alergias respiratórias no outono
- Alergia não se trata só nas crises. Mantenha sua medicação contínua, mesmo que esteja bem,  para prevenir que as crises venham. 
- Faça a imunização contra gripe. 

- Lave as roupas guardadas antes de usá-las, mesmo que estejam em sacos plásticos e que tenham sido lavadas antes de guardadas.  Crianças pequenas crescem rápido e raramente têm roupas guardadas de um inverno para outro. Mas, mesmo que os adultos que moram com ela não sejam alérgicos, deverão tomar este cuidado. 
  Lave também: mantas, edredons, moletons, pijamas. O que não for possível lavar deve ser colocado ao sol. 
 
Areje sua casa: deixe janelas abertas. Vento e ar fresco não fazem mal! Combata focos de umidade, mofo, infiltrações.
- Limpe a casa todos os dias com pano úmido sem vassoura ou espanador. Não use produtos de limpeza com cheiro ativo, amoníacos, etc. Evite perfumadores, aromatizadores ou incensos. 

Aproveite as tardes de outono para fugir dos ambientes fechados.
Troque o shopping ou o cinema por caminhadas e passeios ao ar livre.

Comentários

  1. Olá, sofro muito acho que é rinite (não posso ver poeira ou o tempo esfriar que espirro, o corpo coça e a garganta e ouvido então nem se fala, fico fanha e com o corpo muito dolorido), como nunca fui ao médico para saber do que se trata acho que é rinite mas não tenho certeza, quero fazer um tratamento e gostaria de saber se marco a consulta com um alergista ou um otorrinolaringologista? Não aguento mais sofrer tanto.

    ResponderExcluir
  2. Os dois especialistas são capacitados para tratar a rinite. Mas, no caso da avaliação imunoalérgica, é recomendado que seja feita pelo alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dúvidas sobre mitos e verdades sobre a asma. No entanto ainda possuo dúvidas como esta: é verdade?:Se estiver com muitas dificuldades em respirar, tome um café forte ou beba dois ou três copos de coca-cola ou algum outro tipo de bebida energética, que contenha cafeína. Estas bebidas contêm substâncias similares à teofilina, um dos principais ingredientes dos medicamentos para a asma, que ajudam a dilatar as vias respiratórias.
    ????

    Agradecida, Joci

    ResponderExcluir
  4. Joci: a sua dúvida é interessante. Publicamos um texto sobre o tema do café e da asma: convido que leia clicando neste link:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2006/12/caf-melhora-asma.html Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno