20 março 2016

Tratar rinite na juventude pode prevenir asma no idoso



As pessoas idosas que tem asma, em sua maioria têm história de rinite no passado, com uma média de até 10 anos antes do diagnóstico da asma, de acordo com pesquisa recente em Hospital da Brescia, na Itália

Esta colocação veio comprovar uma observação clínica de que a rinite e a asma são doenças muito ligadas. Os estudos mostram que cerca de 80% das pessoas que têm asma, têm também a rinite alérgica. 


Nariz e Pulmões

Nariz e pulmões pertencem ao mesmo aparelho respiratório, numa mesma pessoa. É errado raciocinar como se fossem estruturas separadas. Na realidade, o aparelho respiratório é único: começa no nariz e termina nos alvéolos pulmonares, em total sincronia: VIAS AÉREAS UNIDAS ou, como dizem os americanos: “UNITED AIRWAYS”.

A Respiração   
O trabalho respiratório é integrado. Ao inspirar, o nariz recebe o ar e imediatamente começa o processo da respiração. Este ar será aquecido, filtrado, umedecido, condicionado e limpo, proporcionando melhores condições para que a respiração pulmonar se realize adequadamente. Ou seja, o nariz é o primeiro passo da respiração. Protege o organismo contra o ingresso de microrganismos presentes no ar que respiramos, retém as impurezas, regula a temperatura e a umidade do ar que passa em direção aos pulmões.  O ar continua seu caminho em direção aos brônquios, por onde entra nos pulmões e daí percorrerá um caminho até os alvéolos onde ocorrerá a troca do oxigênio (O2) pelo gás carbônico (CO2) que será exalado. 

Conclusão 
A conclusão do estudo mostrou que aproximadamente 60% dos idosos com asma tinham rinite antes do aparecimento da asma. Os ácaros domiciliares foram a sensibilização mais frequentemente relacionada com a rinite alérgica e com a asma. 
 
Ou seja, algumas pessoas tiveram asma na infância deixam de ter crises, mas mantém rinite, que não valorizam, não tratam e na idade adulta podem voltar a ter asma. E, na base das duas doenças, estão os mesmos problemas: a inflamação que atinge as vias respiratórias e a alergia aos ácaros da poeira de casa e aos inalantes. 
 
Fica fácil concluir que a asma e a rinite alérgica são doenças intimamente ligadas. Uma pessoa que sofra de rinite alérgica está mais exposta a ter asma. Tratar a rinite pode ser um fator importante para evitar a asma no idoso.
Fonte

5 Dê sua opinião:

Lecy disse...

Boa tarde! Quem tem alergia a antiinflamatorio e analgésicos pode tomar terbutalina= BRICANYL

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lecy: não há correlação química direta entre anti-inflamatórios e analgésicos com osbroncodilatadores (ex. terbutalina). De qualquer modo, é aconselhável que entre em contato com seu alergista antes de iniciar uma nova medicação Gratos por sua visita.

Wender Santos disse...

Olá bom dia parabéns pelo blog conhecir agora RS sou jovem e tenho rinite desde minha infância sempre vou ao otorrino e faço tratamento com antialérgicos mais depois do tratamento as crises de espirros retornam. Será que existe um outro meio de alivio ?
Agradeço

Sil disse...

Amei conhecer o blog, parabéns por essa disposição!
Meu filho tem 19 anos e tem rinite e asma desde sempre, com melhoras e pioras. Quando ataca a asma usa alenia, e pra rinite loratadina e spray nasal. Gostaria de saber se pode tomar o montelair e usar spray nasal busonid juntos. Grata!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sil: não há problema no uso associado do spray e do montelukast. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF dos livros sobre a Rinite alérgica e a Alergia. Agradecemos sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...