Pular para o conteúdo principal

Asma - perguntas e respostas


1. Asma e bronquite alérgica são a mesma doença?
Asma é chamada popularmente de bronquite alérgica ou de bronquite asmática. A doença pode se manifestar de formas diferentes, desde crises leves e esporádicas até casos mais graves.

 2. Tenho asma e rinite alérgica, pratico natação e me faz muito bem. Porém, de uns tempos prá cá, vou à piscina e espirro sem parar, o nariz fica congestionado. Como devo fazer? 
A natação é esporte que beneficia a maioria dos asmáticos pois fortalece a musculatura respiratória contribuindo para o controle adequado da asma. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar piora dos sintomas da rinite, já que o cloro usado nas piscinas é um fator irritante para as vias respiratórias. Aconselho que mantenha seu hábito de nadar, mas experimente faze-lo em piscina salinizada, minimizando a irritação da mucosa e a piora da sua rinite. 

3. Tenho asma e uso diariamente um remédio inalado que contém cortisona. Eu estou bem, não tenho crises há muito tempo, mas tenho medo de engordar. 
A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação nos brônquios que permanece, mesmo quando não se sente nada. Por isso, manter a medicação de forma contínua é importante para controlar a doença. 
Existem diferenças significativas entre a cortisona inalada e para uso sistêmico (comprimidos, xaropes ou injetáveis). As formas inaladas são formuladas de maneira especial e em doses mínimas, dosadas em microgramas, de forma que exerçam seu efeito diretamente nos brônquios inflamados e não no resto do organismo. Por isso podem ser usados com segurança e por tempo prolongado. O aumento de peso pode ser causado por corticóides orais ou injetáveis. 

 4. Ouvi falar que leite, nozes,chocolate,morango,amendoim podem provocar crises de asma. É verdade? 
A alergia alimentar não é causa habitual de sintomas respiratórios isolados (rinite ou asma) e por isso não se justifica uma dieta para as pessoas portadoras destas doenças. As pessoas muito sensíveis a estes alimentos poderão ter sintomas, como: coceira, placas na pele, urticária, edemas, etc. Casos mais graves e raros, poderão evoluir para anafilaxia ou choque anafilático e então apresentar espasmo de brônquios, mas integrado no conjunto de sintomas que caracteriza esta reação alérgica aguda. Por isso, o ideal é que os asmáticos tenham uma dieta normal e sempre que houver uma suspeita de alergia alimentar, consultem seu médico alergista. 

 5. Minha asma piora quando estou menstruada. Por que? 
Algumas mulheres apresentam piora dos sintomas na fase pré-menstrual ou mesmo durante a menstruação, mas não é uma regra, já que a asma afeta as pessoas de forma diferente. Sabe-se que as alterações hormonais podem influir na asma, como por exemplo na gravidez, mas ainda há controvérsias quanto à comprovação científica com relação à menstruação. 

Mas, cuidado! Algumas situações podem confundir, nos casos de piora asma no período menstrual, como por exemplo: 
- A piora da asma pode estar relacionada com uso de analgésicos e anti-inflamatórios para tratamento de cólicas, comuns neste período. Estes medicamentos são fatores provocadores de crises em pessoas sensíveis e passarem desapercebidos, por serem considerados inócuos. 
- Mulheres portadoras de asma de difícil controle podem ter sintomas constantes e piorarem a asma durante a menstruação em função do desconforto típico desta fase. Aconselho que converse com seu médico e que registre suas observações por escrito. A medida do pico de fluxo expiratório (Peak Flow) pode ser útil para tirar esta dúvida. 

 6 Meu filho toma remédios todo dia. Isso pode prejudicá-lo no futuro? 
Quando se tem uma doença aguda, como por exemplo uma amigdalite, sabe-se que o transtorno é passageiro e que a medicação é usada por tempo limitado. No entanto, uma doença crônica, tal como a asma, necessita de tratamento prolongado e contínuo. Assim, é preciso entender que os remédios são necessários para controlá-la e que os prejuízos da doença sem controle são maiores do que possíveis problemas com os remédios.

Comentários

  1. Tenho asma há algum tempo e gostaria de saber o seguinte: quando faço algum tipo de exercício, mesmo leve, fico com bastante falta de ar, mas não exatamente a falta de ar das crises de asma, é diferente.
    Minha dúvida é: os asmáticos podem apresentar falta de ar e cansaço ao fazer exercícios, mesmo sem entrar numa crise?

    ResponderExcluir
  2. Se você trata sua asma de forma adequada e mesmo assim tem sintomas quando faz um exercício, pode ser porque: 1) mesmo com tratamento sua asma não está bem controlada 2) você pode ter a chamada "asma por exercício". Mas, não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que entre em contato com o(a) médico (a) que trata de sua asma e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. boa noite ! meu nome é Andreza e tomo miflonide 200 e hj fui comprar o miflonide e o farmacêutico me deu miflasona dizendo ser o mesmo medicamento tomei e realmente estou respirando melhor , mais eu gostaria de saber se realmente é a msm medicação e qual a diferença entre elas e se eu poso continuar tomando a mesma.
    obrigada e adorei o blog super bem explicado parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Andreza: ambos são medicamentos contendo corticóides inalatórios mas o princípio ativo é diferente: Miflasona (beclometasona) e Miflonida (budesonida) Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) que trata de sua asma e peça que a oriente qual a medicação é mais eficiente para seu caso. Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário e convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,meu filho de 10 anos foi diagnosticado com asma(à 3 anos) e renite alérgica(à 5 anos), ele tem crises fortes mas esporádicas e nunca ficou internado e a crise dele são tosses as vezes secas ou com secreção q faltam o ar. Ele usou o vannair para controle e o aerolim para crise, mas um dia ele em crise não melhorava e chegou no hospital com arritmia por causa do aerolim, conversei c a médica e ela não mudou a medicação. Mudei d pneumo e ele mandou ele usar o symbcort, montelucastele; e o nasonex e dexametasona pelo otorrino, estava bem e teve uma crise d tosse seca por 4 semanas fui no pneumo e ele disse q era normal o pulmão tava limpo não fez exame e não deu uma medicação e ainda disse q qdo ele tiver em crise não tem nenhum remédio p ele usar q tem q levar p o hospital. Então lá vêm minhas dúvidas,a asma acontece c tosse seca junto com a falta d ar ou é só com o peito cheio? mudo d pneumo? Tem medicação p qdo ele estiver em crise? Essas medicações vão fazer mal p o crescimento dele?Estou no aguardo

    ResponderExcluir
  6. As medicações inaladas para tratamento da asma são seguras e eficazes no controle da asma. O crescimento não é afetado se a asma estiver bem controlada. Crises graves e repetidas certamente têm efeito negativo no desenvolvimento infantil.Para que possamos esclarecer melhor suas dúvidas, convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. que remedio devo dar meu filho de um ano ele tem bronquite asmatica.

    ResponderExcluir
  8. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI” e uma orientação sobre o tratamento da asma(ou bronquite asmática) para que possa ajudar no tratamento do seu filho. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno