10 janeiro 2016

Alergia ao camarão



O que causa a alergia ao camarão?
A alergia ao crustáceo ocorre pela proteína Tropomiosina e não é causada pelo iodo.

O alérgico nunca mais poderá comer camarão? 
Não. O tratamento indicado é evitar qualquer tipo de crustáceo. Faça os testes de alergia na pele e por exame de sangue para comprová-la. A alergia é confirmada também pela repetição de reações. Se ocorrer de vez em quando, pode ter sido causada por alimentos deteriorados ou por outra toxina que libera a histamina, substância desprendida nas reações alérgicas. 

Comer o camarão em molhos ou outros alimentos desenvolve alergia? 

As reações à proteína vêm sob qualquer forma que o camarão seja preparado. Pode haver até mesmo contaminação cruzada, caso o óleo em que o alimento do alérgico seja frito tenha sido usado antes para o preparo de camarão ou se as panelas estiverem próximas. Dependendo do grau de alergia, aproximar-se da fritura do camarão desencadeia reações, visto que a proteína mistura ao vapor e dispersa no ar. 

Quais os principais sintomas? 

As reações começam com inchaço nos olhos, coceira na língua, na garganta, grosseirão pela pele e podem evoluir até mesmo para a anafilaxia ou o óbito. No entanto, são raros os choques anafiláticos logo na primeira ingestão de camarão. 

Dá para tomar o anti-histamínico antes de comer o fruto do mar? 

Os anti-histamínicos e corticoides são indicados apenas para controlar os sintomas da alergia. Em casos mais graves, de anafilaxia, são necessárias doses de adrenalina. Tomar remédios antes não impede que ocorram reações, e isso não é aconselhado pelos especialistas. 

Se tiver alergia ao camarão, terei alergia a peixe também? 

As proteínas dos crustáceos são diferentes das dos peixes e, geralmente quem tem alergia a um não precisa ficar longe do outro. Apresentar as duas alergias é algo raro. Porém, 90% dos casos de alergia ao camarão abrangem outros frutos do mar como a lagosta, o siri e o caranguejo. 

É possível ter alergia a camarão iniciando na idade adulta?
“A alergia a frutos do mar, amendoim e castanha pode começar tardiamente, diferentemente da reação ao leite, ovo, soja e trigo, que aparece na infância. Surge na adolescência e na idade adulta, mesmo após a pessoa ter comido camarão a vida toda. A chance que a alergia descoberta nesta fase desapareça anos depois é mínima.”


Fontes: Renata Cocco, especialista em alergia alimentar e pesquisadora do Departamento de Pediatria da Unifesp; Elizabeth Mourão, membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, regional do Paraná. Publicado em: Gazeta do Povo

2 Dê sua opinião:

Camila disse...

Olá,boa noite! Tenho uma filha de 5 anos portadora de asma, rinite alergica e conjuntivite alergica.
Diagnosticada também com alergia a trigo, leite, clara de ovo e três tipos de ácaro.
Ela faz tratamento com medicações e imunoterapia.
Ela comeu numa segunda feira camarão e na quarta amanheceu com os olhos inchados e coçando, seria possível ser alergia ao camarão? Ela não comeu mais nada de diferente depois da segunda feira.
Desde já, obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Camila: nem sempre a alergia surge de alimentos que comemos só de vez em quando, mas sim dos alimentos que o nosso organismo se sensibiliza com o passar do tempo. Por isso não temos reação dos alimentos que comemos pela primeira vez. Não é possível afirmar se ocorreu uma alergia ao camarão pela internet, sem avaliar sua filha de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata dela para que seja orientada de forma adequada e segura Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...