15 novembro 2015

Precisamos de adrenalina autoinjetável no Brasil!


A anafilaxia é uma doença aguda, grave, potencialmente fatal onde há risco de morte caso a pessoa não seja imediatamente tratada com adrenalina.

 A adequada utilização da epinefrina (ou adrenalina) sob forma autoaplicável é, de maneira bastante comprovada na literatura médica, um dos divisores entre sobreviver ou não a uma crise de anafilaxia. 

As causas da doença são mecanismos de hipersensibilidade a vários desencadeantes, como ferroadas de inseto, alimentos, medicamentos, exposição a látex, etc., atingindo pessoas de todas as faixas etárias, de ambos os sexos. 

O quadro clínico pode ser dramático, com "urticária gigante" geralmente acompanhada de angioedema (inchaço), comprometimento respiratório (como falta de ar, chegando a insuficiência respiratória), sintomas gastrointestinais (cólicas, vômitos e diarreia agudos) e comprometimento cardiocirculatório, com hipotensão e choque, sendo que em questão de minutos o paciente pode evoluir para morte. O tratamento da crise anafilática deve ser imediato. Como citado acima, a adrenalina (epinefrina) é essencial para reverter o quadro clínico e deve ser aplicada pelo próprio paciente, familiar ou por alguém disponível no local, já aos primeiros sinais da reação anafilática. A demora em sua aplicação pode significar um prognóstico mais sombrio, com maior chance de não reversão dos sintomas. 


A adrenalina autoinjetável é disponibilizada na maioria dos países nesta apresentação. Sua aplicação é bastante simples e mesmo pessoas não habilitadas conseguem utilizar a medicação de forma segura.

A prescrição de adrenalina na forma de ampolas, delegando ao paciente ou familiar a preparação da dose correta e aplicação com técnica da injeção intramuscular é altamente indesejável, especialmente numa situação de estresse e emergência. 

Daí a grande importância da epinefrina (adrenalina) autoinjetável que apesar de extremamente necessária, ainda não é disponibilizada no Brasil. Os brasileiros com anafilaxia não dispõem hoje de tratamento adequado! São obrigados a importar a medicação a preços elevados e enfrentam dificuldades burocráticas para aquisição da mesma. 

Na certeza da atenção e consideração de Vossas Excelências para a resolução desse grave problema que aflige milhares de brasileiros, colocamo-nos à disposição para informações adicionais 



Esta é uma campanha da ASBAI
Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...