20 setembro 2015

Mudanças do tempo e Alergia



É comum que as pessoas que têm doenças alérgicas respiratórias associem o aparecimento de crises nos períodos de mudanças do tempo. Algumas referem até que os sintomas antecedem em horas a mudança climática. Crianças e idosos são particularmente vulneráveis às estas alterações. 

Este fator pode ser tão importante nas crises a tal ponto que o doente identifica apenas neles a causa de sua doença. Algumas pessoas chegam a afirmar que são “alérgicas à mudança do tempo”, o que não é verdadeiro. 

Na realidade, a base é a tendência genética (hereditária) para alergia, gerando um aparelho respiratório inflamado que reagirá com mais facilidade ao ser provocado pela mudança súbita climática. Ou seja, este é apenas um fator agravador da doença, mas não a causa. 

Não há uma “alergia ao tempo”, mas sim uma mucosa nasal e/ou brônquica inflamada e que reagirá à irritação causada pela variação climática. 

Mudanças bruscas de tempo podem piorar a asma e a rinite, por algumas razões: 
- O frio e o ar seco podem irritar a mucosa respiratória. 
- Atuação sobre o sistema neurovegetativo de regulação da temperatura corporal variando o nível de reatividade do organismo e favorecendo uma maior sensibilidade (hiperreatividade) dos brônquios e, consequentemente, uma crise de asma. 
- Se esta mudança ocorre no inverno, somam-se ainda fatores como: 
Favorecimento de viroses respiratórias (como resfriados e gripes); 
Maior quantidade de mofo (fungos); 
Aumento da população de ácaros e 
Modificações de hábitos, como a maior permanência no domicílio nos períodos frios. 

Como combater o problema? 

- Beba líquidos no decorrer do dia, de preferência, fora de refeições. 
- Tenha uma alimentação balanceada, incluindo consumo de frutas e verduras. 
- Não fume 
- Procure ter uma atividade física, de acordo com sua idade e condição de saúde. 
Caminhadas devem ser estimuladas. A prática de esportes é benéfica. 
- Não tome banhos muito quentes. 

E, principalmente, trate sua Asma e/ou Rinite de forma contínua e não apenas nas crises. Combatendo a inflamação da árvore respiratória, você terá adquirirá mais resistência e enfrentará bem estes períodos.

4 Dê sua opinião:

Lina Origami disse...

Bom dia. Conheci o blog a pouco tempo em busca de uma solução para as crises de tosse do meu filho de 2 anos e meio. Ele teve brinquite há 3 meses e ficou 4 dias internado. Usou bombina de aerolin por 10 dias após a internação associado a antibiotico e prelone. Depois disso ficou dois meses sem nenhuma tosse mais traumatizou com remedios. Vomita tudo que tento dar. O único remedio que ele toma são globulos homeopaticos pq sao docinhos. Enfim, voltou a tossir levo sempre ao médico pra ver se o pulmao não está chiando e graças a Deus não está. A tosse já dura 30 dias. Mas nao tosse muito. Sao mais frequentes a noite e de manha, as vezes tose seca, as vezes com mais secreção. Observo que o nariz está com a respiração dificil e acho que é daí que a tosse é provocada. O medico depois dessas minhas observaçoes acha que pode ser uma rinossinusite e receitou hixisine alem das lavadas com soro na narina. Não consigo fazer com que ela beba o remedio. Sempre vomita. Não tenho como impedir o vomito, mas desisti de dar o remédio pela tortura que isso se tornou pra nós dois. De aerosol com soro, umidificador no quarto, lavagem nasal com soro, já fiz de tudo e a tosse nao para. Moro num ligar com queimadas frequentes e poeira por ser um bairro novo ainda construção. Gostaria de uma luz pra conseguir acabar com essa tosse. Obrigada e Parabéns pelo blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lina: gostaria de poder ajudar, mas não sei como fazê-lo pela internet, sem uma conversa pessoalmente. É normal que uma criança pequena fique mais ansiosa após uma internação. Mas, cabe à família e em especiial à mãe, em conjunto com o(a) pediatra uma atuação conjunta e harmoniosa para corrigir o problema. Uma criança pequena pode ser orientada para que consiga superar este momento. Aconselho que você procure ajuda do(a) pediatra ou do(a) homeopata que tratam do seu filhinho e peça que e orientem Obrigado pela visita.

alana kubo disse...

Olá
Tenho uma filha de 7 anos q trata de asma alergica desde os tres anos!!!!á dois meses atrás resolvi mudar de medico porque mesmo tomando os remédios,o nariz dela sempre trancava a noite,aí resolvi mudar!!Dois meses após eu ter mudado e usando a nova medicação,ela está com uma alergia horrível há uma semana,coçando todo o rosto,olhos,braços,barriga,pescoço e costas!!!!estou desesperada pq ja levei em três demartologistas diferentes e todos so falam q é alergia a acaros!mais ela tem alergia desde os tres anos,e nunca se manifestou assim!!!sera q mesmo dois meses apos estar tomando a nova medicacao,agora q começou a dar reação??é possível???
Moramos no Japão e agora aqui é outono,será q tbm ajudou o clima????estou realmente preocupada e prestes a voltar pro Brasil!leles nao querem refazer o exame de sangue nela pq o ultimo foi feito a um mês atrás,falaram q nao da alteração significativa em exame recente!!me ajudem por favor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alana: é possível que sua filha esteja apresentando a dermatite atópica, uma alergia que pode se associar com a asma e a rinite alérgica. Mas, não é possível confirmar o diagnóstico pela internet. É essencial examinar sua filha pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...