27 setembro 2015

Corticosteróides tópicos: esclarecendo dúvidas


O que são corticosteróides tópicos? 
Glucocorticóides, corticosteróides ou os corticóides são uma classe de hormônios produzidas pelas glândulas supra-renais, sendo o cortisol o mais importante. Estas substâncias são essenciais para a vida, regulando diversos sistemas, cardiovascular, metabólico, imunológico e homeostático. Estes medicamentos têm potentes propriedades anti-inflamatórias e por esta razão, são amplamente utilizados no tratamento de várias doenças que afetam a pele. Quando usados na forma de cremes,pomadas e loções, são chamados de corticosteróides tópicos cutâneos. 

Por que são temidos? 
Os esteróides em geral, são eficazes e seguros quando utilizados de acordo com as instruções médicas. Como qualquer medicação, podem conduzir a efeitos secundários inerentes substância em si. De uma maneira geral, cremes e pomadas não são considerados remédios, sendo pouco valorizados pelos pacientes. A venda nas farmácias não exige receita médica, podendo gerar mau uso e aumentando a possibilidade de efeitos colaterais.

Quando devem ser usados? 
Os corticosteróides devem ser usados somente quando um médico prescreve. É importante seguir as instruções sobre a frequência, modo de aplicação e duração do tratamento. Eles podem ser indicados em algumas doenças alérgicas que afetam a pele, como por exemplo na dermatite atópica, dermatite de contato, estrófulo, etc. 

Todos os cremes de corticosteróides são iguais? 
Não. Cada tipo de corticosteróide pode ter:
- potências diferentes
- preparações variadas: solução, emulsão, creme, unguento, pomada) secundários. 
A escolha do tipo a ser usado depende da análise e diagnóstico feitos pelo médico, bem como da localização, características da lesão, idade do paciente, etc. 

Quando se usa um corticosteróide tópico, há risco de absorção sistêmica? 
Na maioria dos casos, não. Se são aplicadas adequadamente a absorção sistêmica é geralmente muito baixa. Alguns fatores podem influir na absorção do medicamento, como:
- tipo específico de corticosteróide
- veículo (pomadas por exemplo tê maior absorção do que cremes.
- extensão da superfície a ser aplicada, 

- local do corpo (face e locais de pele fina têm maior absorção, enquanto áreas grossas - sola pés, mãos tem menor absorção), 
- espessura da camada de creme aplicado
- tipo de aplicação (direta ou com oclusão). 

Quais são os efeitos colaterais locais? 
A aplicação prolongada de cremes de corticosteróides ou se aplicado de forma inadequada pode causar atrofia (afinamento) da pele, estrias e telangiectasias (vasodilatação), e potenciais efeitos colaterais sistêmicos. 

São seguros em crianças? 
Sim. Mas, é preciso seguir a orientação médica As crianças, especialmente as pequeninas, têm pele muito fina e uma superfície proporcionalmente maior da pele, de modo que o risco de absorção sistêmica de corticosteróides tópicos pode ser maior do que em adultos. Por esta razão, é preciso seguir as regras médicas, utilizando corticosteróides menos potentes. Além disso, não se deve aplicar em grandes áreas e durante longos períodos de tempo. 

São seguros em mulheres grávidas? 

Sim. Mas, antes de utilizar durante a gravidez, deve ser avaliada a relação risco e benefício em usar. Dada a sua baixa absorção quando aplicado em áreas localizadas da pele, podem ser utilizados com segurança por curtos períodos de tempo, mas sempre sob receita médica. 


É possível ter alergia aos corticosteróides tópicos? 
Sim. Embora os corticosteróides sejam muitas vezes utilizadas no tratamento de processos alérgicos, algumas pessoas podem desenvolver alergia ao medicamento. Nestes casos, o teste de alergia (Teste de contato) pode ser executado a fim de determinar o diagnóstico e para determinar que estes medicamentos possam ser utilizados de forma segura. 


Em resumo, a cortisona pode trazer grandes benefícios na pele. Alivia a coceira e vermelhidão, tão incômodas nas reações alérgicas. Ajuda no controle de diversas doenças, como por exemplo, na dermatite atópica. Mas, o uso por conta própria pode gerar transtornos desnecessários.

Fonte
Leia mais clicando aqui: corticóides tópicos 

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...