Pular para o conteúdo principal

Corticosteróides tópicos: esclarecendo dúvidas


O que são corticosteróides tópicos? 
Glucocorticóides, corticosteróides ou os corticóides são uma classe de hormônios produzidas pelas glândulas supra-renais, sendo o cortisol o mais importante. Estas substâncias são essenciais para a vida, regulando diversos sistemas, cardiovascular, metabólico, imunológico e homeostático. Estes medicamentos têm potentes propriedades anti-inflamatórias e por esta razão, são amplamente utilizados no tratamento de várias doenças que afetam a pele. Quando usados na forma de cremes,pomadas e loções, são chamados de corticosteróides tópicos cutâneos. 

Por que são temidos? 
Os esteróides em geral, são eficazes e seguros quando utilizados de acordo com as instruções médicas. Como qualquer medicação, podem conduzir a efeitos secundários inerentes substância em si. De uma maneira geral, cremes e pomadas não são considerados remédios, sendo pouco valorizados pelos pacientes. A venda nas farmácias não exige receita médica, podendo gerar mau uso e aumentando a possibilidade de efeitos colaterais.

Quando devem ser usados? 
Os corticosteróides devem ser usados somente quando um médico prescreve. É importante seguir as instruções sobre a frequência, modo de aplicação e duração do tratamento. Eles podem ser indicados em algumas doenças alérgicas que afetam a pele, como por exemplo na dermatite atópica, dermatite de contato, estrófulo, etc. 

Todos os cremes de corticosteróides são iguais? 
Não. Cada tipo de corticosteróide pode ter:
- potências diferentes
- preparações variadas: solução, emulsão, creme, unguento, pomada) secundários. 
A escolha do tipo a ser usado depende da análise e diagnóstico feitos pelo médico, bem como da localização, características da lesão, idade do paciente, etc. 

Quando se usa um corticosteróide tópico, há risco de absorção sistêmica? 
Na maioria dos casos, não. Se são aplicadas adequadamente a absorção sistêmica é geralmente muito baixa. Alguns fatores podem influir na absorção do medicamento, como:
- tipo específico de corticosteróide
- veículo (pomadas por exemplo tê maior absorção do que cremes.
- extensão da superfície a ser aplicada, 

- local do corpo (face e locais de pele fina têm maior absorção, enquanto áreas grossas - sola pés, mãos tem menor absorção), 
- espessura da camada de creme aplicado
- tipo de aplicação (direta ou com oclusão). 

Quais são os efeitos colaterais locais? 
A aplicação prolongada de cremes de corticosteróides ou se aplicado de forma inadequada pode causar atrofia (afinamento) da pele, estrias e telangiectasias (vasodilatação), e potenciais efeitos colaterais sistêmicos. 

São seguros em crianças? 
Sim. Mas, é preciso seguir a orientação médica As crianças, especialmente as pequeninas, têm pele muito fina e uma superfície proporcionalmente maior da pele, de modo que o risco de absorção sistêmica de corticosteróides tópicos pode ser maior do que em adultos. Por esta razão, é preciso seguir as regras médicas, utilizando corticosteróides menos potentes. Além disso, não se deve aplicar em grandes áreas e durante longos períodos de tempo. 

São seguros em mulheres grávidas? 

Sim. Mas, antes de utilizar durante a gravidez, deve ser avaliada a relação risco e benefício em usar. Dada a sua baixa absorção quando aplicado em áreas localizadas da pele, podem ser utilizados com segurança por curtos períodos de tempo, mas sempre sob receita médica. 


É possível ter alergia aos corticosteróides tópicos? 
Sim. Embora os corticosteróides sejam muitas vezes utilizadas no tratamento de processos alérgicos, algumas pessoas podem desenvolver alergia ao medicamento. Nestes casos, o teste de alergia (Teste de contato) pode ser executado a fim de determinar o diagnóstico e para determinar que estes medicamentos possam ser utilizados de forma segura. 


Em resumo, a cortisona pode trazer grandes benefícios na pele. Alivia a coceira e vermelhidão, tão incômodas nas reações alérgicas. Ajuda no controle de diversas doenças, como por exemplo, na dermatite atópica. Mas, o uso por conta própria pode gerar transtornos desnecessários.

Fonte
Leia mais clicando aqui: corticóides tópicos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno