23 junho 2015

Livro de receitas para crianças alérgicas a alimentos - Instituto Girassol



O que pode causar a alergia?
Vários são os fatores, sendo os mais comuns os relacionados a mudanças de hábitos alimentares e a predisposição genética. Ainda não existe tratamento que garanta a cura.

A alergia é uma resposta atípica do organismo a uma proteína considerada “estranha”. O sistema imunológico reconhece determinada proteína do alimento como um “inimigo”, produzindo anticorpos responsáveis pelos sintomas.

A maioria das reações aparece quando as crianças alérgicas ingerem leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Na escola ou em casa, é preciso que essa criança possa contar com alimentos que não criem desconfortos e, ao mesmo tempo, garantam os nutrientes necessários, sendo, também, saborosos e atraentes.

Mas como fazer isso?
Uma dica é recorrer ao livro de receitas organizado pelos especialistas do Instituto Girassol, e que pode ser baixado gratuitamente.

A publicação contém diversas opções para substituir alimentos que causam a alergia. Dentre as deliciosas receitas doces estão: biscoito de limão (sem leite e soja), bolo de banana, de cenoura, de chocolate, de laranja (todos sem leite e soja e alguns também sem ovo) e brigadeiro (sem leite, ovo e trigo).

Na parte dos salgados, há várias opções, como: estrogonofe (sem leite e ovo), maionese de soja (sem leite, ovo e trigo), nhoque tradicional (sem leite, soja e trigo), pãezinhos de polvilho (sem leite, soja e trigo), panqueca de carne (sem ovo e soja), panqueca de frango (sem leite, ovo, soja e trigo) e pão caseiro (sem leite, ovo e soja).

Para fazer o download do livro, clique aqui.
Fonte: EBC

4 Dê sua opinião:

Alice Idália disse...

O blog de vocês é muito bom! Assim como o atendimento médico, esse espaço é bastante esclarecedor e com certeza tira muita gente do desespero, assim como fez comigo. Muito obrigada por este espaço! <3

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Muito obrigado, Alice. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Um abraço!

Anônimo disse...

Bilastina corta o efeito do anticoncepcional?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há descrição de interação medicamentosa do antihistamínico Bilastina com anticoncepcionais orais. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...