31 maio 2015

Cigarro como um fator de risco para a asma na criança

31 de maio Dia Mundial sem Tabaco

A asma é uma doença crônica, multifatorial, comum e que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Um estudo científico recente fez uma revisão sobre o tema e comprovou que o tabagismo passivo é um fator de risco de incidência da asma em crianças. 

A fumaça do cigarro é um dos mais importantes poluentes do ar dentro de casa e pode interagir com outros poluentes do ar, provocando alterações respiratórias durante a infância. 

O aumento do risco dos efeitos respiratórios em crianças expostas ao fumo passivo no pré-natal e em bebês e crianças pequenas pode resultar em um efeito indesejável tanto sobre o sistema imunológico quanto no desenvolvimento estrutural e funcional dos pulmões, explicando o aumento do risco subsequente na incidência de asma. 

Os pesquisadores concluíram que a magnitude da exposição é muito difícil de ser quantificada precisamente porque é significativamente influenciada pelas atividades diárias da criança.  Mas, é um fato verdadeiro a necessidade de impedir o fumo junto às crianças, 

Fonte

2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Em primeiro, muito obrigada por esse blog esclarecedor, ético, que por tudo que li, ajuda muita gente, mesmo.

Minha dúvida é, comprei o Maresis para higiene nasal, e após o jato no nariz, devo sugar o líquido ou assoar o nariz sem sugar? Na bula não especifica.

Nina M

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você pode assoar levemente as duas narinas juntas para retirar o excesso de secreção. Mas, mesmo quando não conseguir assoar, como por exemplo, em crianças pequenas, o soro instilado nas narinas escorrerá pela garganta e será deglutido. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...