19 abril 2015

Cuidados com a casa também ajudam a evitar asma e rinite alérgica



A mudança do clima e das estações do ano podem aumentar a frequência das crises alérgicas. Segundo Neide Freire Pereira, professora de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Petrópolis Faculdade Arthur Sá Earp Neto, o controle do ambiente e o uso de vacinas ajudam quem tem rinite ou asma: — Estas medidas influenciam na qualidade de vida dos doentes. 

A família e o paciente devem ser orientadas a não abandonar o tratamento. No caso da asma, a conscientização é importante, pois ela é doença crônica e é necessário tratamento contínuo. 

Espirro, coriza, entupimento do nariz, coceira nos olhos e garganta. Estes sintomas podem ser confundidos com gripe, mas são característicos da rinite alérgica. — Ela não mata, mas maltrata. A respiração começa no nariz e é ele quem filtra, prepara e condiciona o ar — explica a alergista Fátima Emerson, coordenadora da Comissão de Assuntos Comunitários da ASBAI-RJ

Uma rinite mal cuidada pode evoluir para sinusite, bronquite. e, em casos mais graves, para uma pneumonia. O tratamento é fundamental para a prevenção das crises. — Tratar não é só tomar remédio. As vacinas de imunoterapia podem modificar a história natural da doença. Ela não tem cura, mas tem controle. 

A aposentada Maria de Lurdes Correia resolveu forrar o seu colchão e travesseiro com napa para driblar as crises alérgicas. E mais: deu toda a coleção de livros, tirou o carpete e aboliu as cortinas de casa, no Encantado, para não acumular poeira, justamente devido às suas constantes crises de asma. — Passava muito mal. Ia para a emergência e ficava a semana inteira internada — relembra a aposentada, de 71 anos, que pediu socorro à Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA) onde os pacientes e seus familiares recebem informação e educação sobre a asma e seu tratamento, esclarecendo mitos e preconceitos. A associação fica na Rua Conde de Bonfim, 255, na Tijuca, no Rio de Janeiro. 

A asma é uma das doenças respiratórias debilitantes, e, sem o tratamento adequado, pode evoluir para doenças mais graves.

Fonte

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...