11 janeiro 2015

Uma alergia rara

Jantar e depois dançar!
Para muitas pessoas, esta seria a forma ideal para se divertir. 
Mas para outras, pode se transformar em um pesadelo. 

Existe uma forma rara de alergia alimentar que desencadeada pelo exercício físico. Foi descrita pela primeira vez em 1979 em um atleta corredor de longa distância que sofreu reações alérgicas ao praticar exercícios após ingerir frutos do mar. Desde então, outros casos foram descritos desta forma peculiar de alergia que ocorre apenas se o paciente come a comida que ele é alérgico e faz uma atividade física. 


Contudo, não ocorre apenas em atletas. O exercício não precisa ser particularmente intenso, podendo ser caminhada, corrida, dança, entre outras. Ainda não se sabe quais os fatores envolvidos, mas é provável que a absorção do alimento sofra a ação do exercício, ocorrendo alteração da absorção das proteínas alimentares e surgindo a reação alérgica. 

Os alimentos mais frequentemente envolvidos são de origem vegetal, e entre estes incluem cereais (principalmente trigo), frutas frescas e nozes. Foram relatados casos relacionados a alguns tipos de legumes, especiarias e cogumelos. 
 Entre os alimentos de origem animal predominam frutos do mar. 


 
Este tipo de alergia pode ocorrer também com medicamentos, como por exemplo, anti-inflamatórios,sendo o ibuprofeno o mais comum. Nesse caso, os sintomas surgem após a tomada do remédio combinada com a realização do exercício.

Um dado curioso: se a pessoa comer o alimento ou tomar o medicamento e não fizer o exercício, nada acontecerá. 
A prevenção é não comer os alimentos suspeitos durante 4-6 horas antes do exercício. 


Fonte: SLAAI: sociedade Latinoamericana de Alergia, Asma e Imunologia
Clique aqui e leia o artigo original

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...