25 janeiro 2015

Alergia à tatuagem de henna

Tatuagens de henna são populares no verão, tanto em adultos como em crianças, pelo fato de serem temporárias e são consideradas sem riscos. Mas, não é verdade, pois podem provocar alergia!

Henna é um corante de cor castanho-avermelhada, extraído da casca e das folhas secas de uma planta (Lawsonia inermis) originária da África e Ìndia, usado como cosmético, para escurecer cabelos ou para tatuar o corpo de forma temporária. A vantagem é ornamentar o corpo e desaparecer após alguns banhos. E a ideia não é nova: múmias egípcias tinham sinais de utilização de henna, com indícios de que seria um símbolo de status da época. 

A alergia à henna pura, sem aditivos químicos, é rara. 
O problema é que podem ser adicionadas substâncias que alteram o produto gerando a possibilidade de reações. Por exemplo, alguns tipos de henna negra recebem a adição de uma substância, denominada parafenilenodiamina ou PPD, que tem objetivo de tornar a secagem mais rápida, dar coloração mais intensa e melhor definição do desenho. Contudo, as tatuagens temporárias que contém altas taxas desta substância são mais agressivas ao organismo, com maior chance de provocar reações de alergia na pele. 


Dermatite de contato alérgica


Este tipo de dermatite não surge da primeira vez, mas sim após o uso repetido, para que ocorra a sensibilização. Por isso, a alergia surge em pessoas que já fizeram tatuagens de henna em outras ocasiões. Inicia com uma coceira incômoda, vermelhidão no local e com “elevação do relevo” do desenho da tatuagem. A característica clínica é o aspecto da lesão, que caprichosamente respeita o desenho original. 

A reação na pele pode variar de formas leves até mesmo quadros graves. Pode aparecer imediatamente após aplicação, ou de forma tardia, horas ou dias após a realização do procedimento.

A lesão pode se resolver espontaneamente após a remoção do pigmento mas em casos mais graves, é necessário o uso de medicamentos. Além disso, pode se complicar com infecção no local ou evoluir deixando marcas, na forma de cicatrizes ou manchas na pele. 

Entretanto, o problema pode complicar: a fórmula química do parafenilenodiamina possui um radical que também é encontrado em outros produtos. Assim, a pessoa que se torna sensível também poderá desenvolver sensibilidade a outros produtos que contenham o mesmo tipo de radical. Isto significa que poderão surgir novas alergias. Este fenômeno é conhecido como uma “reação cruzada”.  



http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2014/06/05/article-2649504-1E7DAC3500000578-126_634x476.jpg

Cuidados: 
- Informe-se sobre o material utilizado na tatuagem e faça em locais confiáveis.
- Tatoos de henna não  devem ser feitas em crianças, pois  têm pele sensível e maior propensão à alergia.
- Pessoas portadoras de alergias na pele têm maior propensão a apresentar dermatite de contato e devem evitar o procedimento.  
- Procure atendimento médico se notar alterações no local da tatuagem. Evite o uso de remédios caseiros que podem agravar o problema.

11 Dê sua opinião:

António Jesus Batalha disse...

Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,
deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
E se gostar e desejar comente.
Como já estamos perto do Natal, desejo-lhe um Natal Feliz e cheio de paz e saúde.
Que Deus vos abençõe e guarde.
António.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

Anônimo disse...

É possível uma crise de asma voltar depois de um gripe? Faz menos de um mês que tratei uma crise e recentemente gripei e ela voltou.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim. Quadros gripais (virais) podem desencadear e/ou agravar crises de asma. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Fiz uma tatuagem de henna e minha perna ta horrivel coça muito sem contar que dói pra caramba nao consigo nem pisar no chao

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação adversa à henna. Mas não há como afirmar se é uma alergia sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Ashley Freitas disse...

Fiz uma tatuagem de henna e tive alergia, ficou com bolhas e depois ficou parecendo feridas ao melhorar fiquei com a marca do desenho feito no local tipo uma cicatriz, o que posso fazer para remover?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ashley: nem toda cicatriz pode ser removida. É essencial examinar sua pele para emitir um parecer. Aconselho que procure atendimento médico na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

estou com alergia a henna que fiz na minha sobrancelha semana passada, e vim para a praia ? Eu vou poder tomar sol, ou é melhor eu ficar o mais afastada possivel ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Não é aconselhável a exposição ao sol com a pele sensibilizada pelo processo alérgico. Obrigada por visitar o Blog da Alergia.

-PROZAOOOu.U CFAL disse...

Pessoas alérgicas a tintas de hennas , tem perigo de fazer uma tatuagem de verdade ? Porque as tintas são diferentes ne ? Gostaria de saber

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para autorizar uma tatuagem, é necessário conhecer qual foi a substância causadora na alergia à henna e quais as substâncias que serão utilizadas no procedimento da tatuagem. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...