03 julho 2014

Rinite, Asma e Alergia nos olhos - necessidade de tratamento integrado


Rinite é a doença alérgica mais comum e a principal causa de consulta na especialidade de Alergia. A asma afeta entre 3% e 7% da população adulta, e entre 5% e 10% das crianças. 
Pontos a destacar
 
* Mais da metade dos pacientes diagnosticados com rinite alérgica tem também sintomas de alergia ocular. 

* Rinite e asma muitas vezes coexistem. A elevada prevalência está também associada a uma elevada morbidade e um elevado custo econômico. 

* Cerca de 80% dos casos de asma se acompanham de rinite. Mas a prevalência de asma nas pessoas com rinite é menor, variando entre 15 e 40%. 

* A intensidade da rinite está diretamente relacionada com a gravidade da asma. 

* Está ocorrendo aumento da prevalência de rinoconjuntivite: um em cada dois pacientes atendidos pela primeira vez em ambulatórios de Alergia podem apresentar queixas oculares. 

A Rinite Alérgica é um importante fator de risco para o desenvolvimento de risco de Asma. Em crianças, a sua presença tem sido associada de forma independente com o dobro do risco de asma na idade de 11 anos. Na adolescência e nos adultos, a asma é encontrada associada à rinite alérgica, bem como com a rinite não alérgica, o que indica que a relação entre as duas doenças ocorre independente da presença ou ausência de atopia. 


*  Há um interesse crescente em todos os aspectos da conjuntivite alérgica nos últimos anos.  É importante detectar e tratar de forma integrada:

Olho - Nariz - Brônquios

Recentemente estão sendo propostos critérios básicos para facilitar o diagnóstico, classificação e tratamento de pacientes com conjuntivite alérgica.

O tratamento da Rinite, da Asma e da Alergia Ocular devem ser integrados e deve contar com a aderência e participação ativa por parte do paciente. 

A imunoterapia com alérgenos ou vacina para alergia não só alivia sintomas respiratórios e oculares, mas tem efeito duradouro após o final do tratamento e pode impedir a progressão das doenças alérgicas.

Fonte: SEAIC
Foto: Ben Giles

1 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Gostei

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...