06 maio 2014

Dia Mundial da Asma

A asma é uma doença de grande prevalência e apesar de considerada passível de controle, ainda mata milhares de brasileiros anualmente. Triste realidade, já que a maioria dos óbitos poderia ser evitada com tratamento adequado. 


Cerca de 20% da população tem sintomas de asma no Brasil, que é uma das principais causas de internação pelo SUS.  A Iniciativa Global contra a Asma (GINA)  é uma ONG sem fins lucrativos que atua em diversos países implementando práticas para o controle da doença. 



No Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Asmáticos, entidade dedicada à educação sobre a doença realizou evento educativo com a participação de médicos, profissionais de saúde e voluntários no Dia Mundial de Asma.






É possível controlar a asma e para isso estão disponíveis medicações eficazes e seguras. O tratamento adequado pode controlar a doença, melhorar a qualidade de vida do paciente e diminuir os custos para as famílias. 

O Dia Mundial da Asma, portanto, é uma data de mobilização, que busca educar os pacientes com asma e seus familiares sobre a doença, abordando informações acerca dos sintomas, tratamento e a prevenção de crises. Entre as ações, coletivas e individuais, estão a divulgação das formas de combate à asma nos meios de comunicação, ações de grupos da área de saúde e pacientes, tais como debates, palestras, encontros e atividades comunitárias pelo combate à doença.
Fonte: GINA Brasil

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...