Pular para o conteúdo principal

Urticária e Angioedema

Urticária é uma erupção na pele que se manifesta por placas salientes (pápulas), em geral de aspecto avermelhado, de tamanho variando desde milímetros até vários centímetros. Em alguns casos, as pápulas podem se unir formando grandes placas. As lesões têm duração fugaz e mudam de localização, aparecendo ora num local do corpo, ora em outro e costumam coçar muito (prurido). 

Uma característica importante é que as pápulas cedem à pressão (quando se “estica” a pele, a lesão deixa de ficar evidente). As pápulas de urticária podem ser localizadas, situando-se em determinada parte ou em todo o corpo. Uma característica importante da urticária é o fato de as pápulas serem de duração fugaz, pois evoluem em algumas horas, desaparecendo sem deixar vestígios, substituídas por outras lesões iguais em outras áreas do corpo. 



Angioedema é o nome dado quando a urticária atinge a pele em suas camadas mais profundas e se caracteriza por edema (inchação). Mas, em geral não coça, tem início súbito e pode ser precedido por sensação de ardor. Obedece aos mesmos mecanismos determinantes da urticária. Acomete frequentemente pálpebras, lábios, orelhas, regiões genitais, pés, mãos. Quando se localiza na garganta, é conhecido como edema na glote. Pode ocorrer ainda edema na língua. Vale ressaltar que existe um tipo de angioedema genético que aparece espontaneamente ou após trauma, infecções e estresse, chamado de “Angioedema hereditário” que se diferencia do quadro habitual. Leia mais clicando aqui.


Dependendo do tempo de evolução, a urticária espontânea pode ser classificada em: 
1) Urticária aguda (com duração menor que seis semanas) 
2) Urticária crônica (quando a doença persiste por mais de seis semanas). 

A urticária é uma enfermidade comum, sendo facilmente reconhecida pelos pacientes e por médicos. Entretanto, é altamente complexa no que diz respeito às manifestações clínicas e causas do problema. 

A descoberta da causa de uma urticária é um verdadeiro “trabalho de detetive”. Não existe um exame ou um teste definitivo para o diagnóstico. A análise do médico, os dados do exame físico e a avaliação complementar fornecerão “as pistas” para elucidar o(s) fator (es) envolvido(s). 

A entrevista para avaliação da história clínica do alérgico durante a consulta é a principal “arma” contra a urticária. Assemelha-se a um inquérito policial, desafiando a perícia, paciência e meticulosidade tanto do entrevistador quanto do entrevistado. Exames de sangue e testes cutâneos podem ser úteis para identificar a causa e os fatores desencadeantes, assim como para estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças da pele. 

A tentativa da identificação do fator responsável de cada caso é um passo importantíssimo para a utilização de um tratamento eficaz. Mas, infelizmente, nem sempre isso é possível. Esses casos são classificados como urticária crônica idiopática, ou seja, onde a causa não é identificada. 

De maneira genérica, as urticárias dependem da atuação isolada ou combinada dos seguintes fatores: 
• Medicamentos; 
• Alimentos, aditivos alimentares; 
• Infecções microbianas; 
• Parasitoses intestinais; 
• Agentes físicos: exercícios, frio, pressão sobre a pele e outros; 
• Emotividade alterada (psicogênica); 
• Doenças orgânicas; 
• Outras causas diversas menos frequentes. 

Tratamento da urticária 
Para tratar a urticária, é preciso: 
- Controlar ou eliminar a causa 
- Combater fatores infecciosos e doenças associadas 
- Uso de medicamentos: Os antialérgicos (anti-histamínicos) são a primeira escolha no tratamento da urticária. Outros medicamentos poderão ser usados na dependência do tipo, fatores envolvidos, gravidade, etc. 

 Leia mais sobre o tema, clicando aqui.

Comentários

  1. Priscilla9/2/14 18:47

    Boa tarde! Tenho alergia a alguns AINE's, porém o paracetamol e Nimesulida não me dão nenhuma reação alérgica. Poderia, por gentileza, me esclarecer isso? obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Priscila: um dos motivos da reação aos analgésicos é a ação destes medicamentos em uma enzima chamada COX 1. Nimesulida e Paracetamol são inibidores fracos da COX1 e por isso tendem a ser bem tolerados. Já a Dipirona, Ácido acetil salicílico e demais antinflamatórios são inbidores fortes de COX 1 e podem causar a reação. Mas, qualquer um destes medicamentos pode provocar a reação alérgica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho tido reações na pele que se parecem muito com urticária, as vezes surgem do nada, parecendo milhões de picadas de musquitos praticamente no mesmo lugar, e as vezes na marca da costura da roupa e alças justas. As vezes tbm tenho diarréias praticamente na mesma hora que termino determinadas refeições, e tudo isso começou praticamente na mesma época, um pouco depois de eu voltar de viagem a Indonésia, fiz vários exames e o médico disse que está tudo perfeito que deve ser depressão? Não acho que estou com depressão, me sinto muito bem, mais talves seja alguma errada com o meu intestino, faz algum sentido?

    ResponderExcluir
  4. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, tenho 29 anos, e somente há 5 comecei com casos graves de angioedemas, já procurei vários profissionais e fiz e refiz diversos exames, e não consegui encontrar a causa das minhas crises, que afetam o corpo todo, principalmente o rosto, olhos, boca, tudo. são crises que há princípio duravam 24 horas e que agora, mesmo com o uso de corticóides, estão demorando cada vez mais a desaparecerem, em média 5 dias. tenho a suspeita de que pode ser anticoncepcional, mas os médicos que procurei, negam, porém o período em que isso tudo começou, foi o mesmo que troquei de anticoncepcional, do diminut para o selene, pode ter sido uma coincidência, mas toda vez que dou um tempo com o anticoncepcional, as crises somem. gostaria de saber se há algum exame específico para diagnosticar a verdadeira causa dos angioedemas.e se for mesmo o anticoncepcional, como faço para descobrir? desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Edilaine: não há um exame que seja definitivo para apontar a causa de um angioedema. A análise do médico é a principal arma para definir a suspeita diagnóstica. E, dependendo da suspeita, são indicados exames para confirmação diagnóstica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho de 2 anos está tomando hixizine a 3 meses, gostaria de saber se ele pode tomar as vacinas de sarampo e poliomelite pois levei ele para vacinar e me informaram que ele nao poderia tomar a vacina porque o medicamento que ele está usando contem corticoide, isso procede

    ResponderExcluir
  8. Hixizine é um antihistamínico (antialérgico) e não contém corticóide. Quanto à aplicação da vacina, você deve pedir a orientação do(a) pediatra que trata dele. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, possuo urticária com angioedema há 8 anos. Os primeiros sintomas ocorreram quando eu era vestibulanda. Inicialmente suspeitaram de estresse, porém a doença se perpetua durante esses anos mencionados. Às vezes, eu passo a noite toda de sono coçando as mãos e os pés.
    Já observei que algumas coisas, ao serem evitadas, impedem a manifestação da doença, como por exemplo: algumas marcas de sabonetes e hidratantes, além de produtos industrializados como refrigerantes e sucos. Observem também.Cito para ajudar aqueles que enfrentam a mesma situação.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que melhorou sua urticária. Mas, não posso deixar de lembrar que cadaa pessoa é única e por isso não se deve generalizar. A doença pode ser diferente em cada pessoa. Convido que escreva para nós e receba uma cópia do livro "Doutor, eu tenho urticária". Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. M Fernanda A sua pergunta ficou incompleta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. eu pensava que tinha apenas alergia, mas lendo sobre a angioedema hereditário eu vi, que os sintomas são iguais o que eu sinto, e eu tomo antialérgicos, e parece que não melhora, o último que tomei me deixou com falta de ar, e com a glote inchada, e eu fiquei sem entender,ontem, domingo, eu estava com o rosto desfigurado, todo inchado nos olhos e boca, e antes de eu dormir no sábado eu tomei um comprimido de ibuprofeno de 600mg, mas tbm eu estou um pouco triste e muito estressada por que daqui a 1 semana meu marido vai viajar por 45 dias, e eu não queria que ele fosse, entao creio que essa reação no meu corpo tenha a ver com estresse e minha tristeza...

    ResponderExcluir
  13. Chrystie: Bom dia. Fatores emocionais influem em uma alergia, mas não são a única causa. Por isso, recomendo que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. No meu caso o meu alergologista aponta como causa primária alergia a ácaros , fiz teste alérgico que deu positivo para acaris estou fazendo tratamento com vacinas que duram 6 meses tive uma pequena melhora, visto que so estou fazendo o tratamento há dois meses, ainda tenho crises de urticaria especialmente nos pés e braços.
    Ah! Importante saber que estou evitando alguns alimentos a pedido do meu alergologista, como o trigo e a soja que fiz teste alérgico e deu positivo para a soja também. O trigo foi ele quem pediu que eu desse um tempo. Espero que meu comentario ajude alguem , procurem um médico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno