Pular para o conteúdo principal

Eu tenho alergia a celular

Muito se fala sobre os perigos dos celulares. Esses aparelhos, que se integraram à nossa rotina, quase viraram uma extensão de nosso corpo. É natural que despertem reações de paixão e temor. Boa parte delas parece infundada. Já se disse que as antenas das operadoras aumentam o risco de câncer na vizinhança. Alguns afirmam que manter o aparelho com frequência no ouvido pode fritar o cérebro, causando danos nos neurônios. Já se falou até que as ondas eletromagnéticas dos celulares (as mesmas do WiFi de casa, da TV e do rádio comum) podem estourar pipocas. Por enquanto, os estudos não foram conclusivos o bastante para entidades médicas se posicionarem nem para mudar a regulamentação do setor. 

O que há de risco comprovado no uso de celulares é bem mais comezinho. O níquel presente em alguns cromados da carcaça e dos botões pode gerar reações alérgicas. Para quem tem sensibilidade ao material, chamada pelos médicos de dermatite de contato, os sintomas podem aparecer bem rápido. 

Descobri isso na minha própria pele. Há algumas semanas comprei um smartphone novo. Ótimo aparelho. Lindo e brilhante. Agradável aos olhos mas não às mãos. Em menos de 24 horas de uso intenso - e eu uso celular desesperadamente - as pontas dos dedos pipocavam. A pele ficou vermelha e começou a formar uma casca. A sensação era de irritação no local, como se tivesse passado os dedos em areia fina. Dois dias depois, as mãos ardiam, como se eu houvesse queimado os dedos numa panela quente. Desisti do aparelho. Testei outro modelo, de outro fabricante. De novo, o cromado dos botões irritou meus dedos. Voltei a usar o smartphone antigo e a sensação sumiu em poucos dias. 

Graças a era dos smartphones com tela de toque, os fabricantes têm menos oportunidades para usar o cromado nas teclas. Mesmo assim, os dois modelos que me estouraram os dedos eram de última geração. O cromado estava presente nos botões de volume e de liga-desliga. Vários modelos podem gerar essa alergia. A culpa é do plástico cromado. Ele recebe a aplicação de uma camada de tinta misturada com metais, como níquel. São aqueles botões que imitam metal. Já as partes de aço, vidro e plástico pintado com cores lisas (como branco, preto ou azul) não geram essa reação alérgica. 

A alergia a celular cromado despertou atenção dos dermatologistas. Segundo a Associação Britânica de Dermatologistas, a alergia a níquel é a mais comum entre as dermatites de contato no Reino Unido. Estimam que afete 30% da população. Mulheres têm um risco maior de desenvolver a alergia a celular, já que tendem a sofrer exposição maior ao material presente em bijuterias. Um estudo feito por médicos americanos em 2008 examinou o material de 22 celulares populares de oito fabricantes. Dez deles tinham níquel. 

Se a dermatite de contato por níquel for tão comum quanto dizem os dermatologistas britânicos, é possível que mais casos comecem a ganhar visibilidade e os fabricantes passem a avisar quando o aparelho contém o material. Ou podem parar de usar cromado com níquel. Por enquanto, na dúvida, se suas mãos começarem a ficar vermelhas, desconfie do celular. E examine bem na loja o próximo aparelho antes de comprar. 

Este texto é de Alexandre Mansur e foi publicado na Revista Época  em 08/11/2013.
O Blog da Alergia em 2008 também falou sobre o tema. Clique e leia: Cuidado: celular pode causar alergia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno