15 setembro 2013

Esclareça suas dúvidas sobre alergia a leite e intolerância à lactose

O leite é um alimento extremamente importante porque, além de ser fonte de proteína, é também a maior fonte de cálcio, substância que ajuda na formação óssea. No entanto, existem casos de pessoas que não podem tomá-lo por causa de algum problema, como alergia ou intolerância a lactose, o que pode deixá-las com deficiência dessas substâncias.
A primeira diferença entre esses dois problemas está na substância do leite – ou seja, a alergia está relacionada à proteína do leite de vaca enquanto a intolerância está ligada ao açúcar do leite, que é a lactose. 

Em geral a alergia ao leite é descoberta quando a criança para de tomar o leite materno. Não existe alergia ao leite materno. A alergia é mais grave do que a intolerância e costuma restringir mais a vida do paciente, já que os sintomas aparecem rapidamente não só pela ingestão do leite, mas também pelo contato ou cheiro do alimento.
Sintomas da alergia ao leite 
Na pele, pode ocorrer coceira, vermelhidão, bolinhas e inchaço nos lábios, olhos e orelha; já nas vias respiratórias, pode aparecer tosse, chiado, falta de ar, inchaço na glote e até mesmo choque anafilático. Por isso, além dos alimentos, é preciso tomar cuidado ainda com alguns cosméticos que podem ter leite, como xampus, hidratantes e até lenços umedecidos. Pessoas alérgicas podem tomar leite hidrolisado, de soja, de arroz e de aveia.

Sintomas da intolerância à lactose
A intolerância ocorre quando o paciente para de produzir a enzima capaz de quebrar o açúcar do leite, o que o faz sentir algum desconforto gastrointestinal quando ingere a bebida. Nesse caso, os sintomas podem ser gases, barriga inchada e diarreia, mas depende muito da quantidade ingerida, ao contrário da alergia, que pode ocorrer em qualquer quantidade. Nesse caso, o paciente pode tomar, por exemplo, leite com redução de lactose.

Médica responde dúvidas sobre alergia a leite e intolerância à lactose:  

Clique aqui para assistir a entrevista completa

(Fonte: globo.com)

2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Bom dia!!!

Eu estou com uma alergia há mais de 6 meses, tenho urticárias e de vez em quando inchaço nos lábios, já tomei antialérgicos e remédios pra urticária mas sempre volta. Minha dúvida é se uma alergia pode se manifestar somente quando somos adultos já que sempre consumi os alimentos que consumo agora e nunca tive alergia por tanto tempo assim, acontecia por um dia e passava mas era muito raro...

Já marquei consulta no alergista mas demora, enquanto isso estou tentando descobrir do que é mas não tenho nenhuma pista.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

a alergia depende de uma tendência genética que trazemos desde o nascimento. Contudo, surgirá sob a influência de fatores ambientais e pessoais. Uma alergia nunca surge da primeira vez, mas sim com o passar do uso. Por isso, uma reação alérgica pode surgir em qualquer idade. Gratos por sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...