Pular para o conteúdo principal

Cuidados para não ter Alergia nas férias

O Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) dá algumas dicas sobre férias e viagens para os alérgicos:

 1) Escolha do local 
 - Se vai viajar para o exterior, verifique se há estação polínica e quais as condições no local escolhido
 - Praia ou montanha? Ambos são agradáveis e propiciam vida ao ar livre, ambientes menos poluídos. A brisa do mar é livre de alérgenos e ácaros não se desenvolvem em grandes altitudes. Mas, converse com seu alergista se há necessidade de imunizações ou se você fará atividades que exijam cuidados especiais, como mergulhos ou escaladas. Verifique o acesso a cuidados médicos. Se você estiver indo para um local remoto ou em um cruzeiro, é importante saber como agir se tiver sintomas. 

2) Escolhendo o alojamento 
- Em hotéis, escolha quartos sem carpete, em alas destinadas para não fumantes Hoje existem hotéis (no Brasil e no exterior) que oferecem condições especiais para alérgicos. 
- Considere alugar um apartamento ou ficar em apart hotel com uma cozinha, no caso de alergias alimentares. 

3) O que levar na mala 
- Medicamentos: não se esqueça de colocá-los na bagagem de mão e nas embalagens originais para facilitar a aceitação nos aeroportos. Certifique-se de levar medicamentos contínuos na quantidade suficiente para o tempo de viagem. Leve também medicamentos de alívio imediato para caso de ter uma crise. Alguns tipos de alergia podem requerer um kit de adrenalina. 
- Vacinas:  se você viajar por pouco tempo, não há necessidade de levar as vacinas para alergia (imunoterapia). Consulte seu alergista e peça que oriente. 
- Capas antiácaros para travesseiros . Sendo possível, leve também para o colchão. 
- Informações médicas, receitas, orientações alimentares, devem ser levadas por escrito e traduzidas, caso vá para o exterior. 

4) Como irá viajar? 
 - De carro: certifique-se das condições de segurança e limpeza interna do automóvel. Verifique se o ar condicionado do automóvel está limpo Se alugar um carro, lembre-se de pedir um onde ninguém fumou. 
- De avião: tome um anti-histamínico com antecedência. Se estiver congestionado, utilize a sua medicação regular e considere o uso de um spray nasal descongestionante de longa ação antes da decolagem e aterrisagem. Lave as narinas com solução salina (soro).
Alergias alimentares devem ser notificadas previamente à companhia aérea.
Beba líquidos mas evite bebidas alcoólicas. 
- Acampamentos: se a criança vai acampar sem os pais, informe aos supervisores se tem algum tipo de alergia. O alergista pode fazer uma orientação prévia e um plano de ação. Envie uma lista escrita dos medicamentos, dosagens e instruções sobre o modo que devem ser tomados, bem como envie a quantidade suficiente para durar por toda a viagem. 

Fonte:Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno