19 maio 2013

Fisioterapia respiratória

Outono e inverno são estações do ano que se acompanham de mudanças climáticas e maior prevalência de doenças respiratórias, rinite, sinusite e asma. Para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida daqueles que são acometidos por essas doenças, uma especialidade se mostra a principal aliada do tratamento médico, a fisioterapia respiratória. 

A fisioterapia respiratória utiliza um conjunto de técnicas manuais tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação, promover reexpansão pulmonar, reeducar a função respiratória e prevenir complicações. 

São utilizadas manobras de higiene brônquica (drenagem postural, percussão ou tapotagem, compressão torácica e aspiração), manobras de reexpansão pulmonar e também alguns recursos fisioterapêuticos como respiração com pressão positiva intermitente ( RPPI ), pressão expiratória positiva ( PEP ), oscilação oral de alta frequência ( Flutter, Shaker ), além de exercícios respiratórios. 

As manobras manuais melhoram a mobilização das secreções pulmonares, propiciando maior expectoração, melhora da complacência pulmonar e melhora da troca gasosa. Ou seja, melhor oxigenação e diminuição da falta de ar. 

O tratamento não envolve nenhum tipo de medicamento. Constam apenas de técnicas manuais, que beneficiam muitas pessoas. Estudos científicos a nível mundial comprovam a eficácia das técnicas de fisioterapia respiratória.
Fonte: Blog da saúde

8 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

ha uma semana que ando co uma tosse seca horrivel pior durante a noite quase que me egasgo que fazer

dolly disse...

Muito bom!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado Dolly. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse é um sintoma que pode acompanhar muitas doenças. Por isso, para tratar, é essencial definir a causa da sua tosse. Aconselho que porocure um alergista para orientar seu tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica RJ

dolly disse...

Já assinei...inclusive recebi ontem nova postagem de vocÊs.Parabéns pelo blog...muito bom!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigada pelo seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Ficamos felizes em saber que podemos ajudá-la!

Anônimo disse...

Meu filho,vem cansando direto.no RX deu uma infritacao o q devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Uma radiografia deve ser analisada relacionada aos dados clínicos do seu filho. Infelizmente não é possível orientar pela internet, sem examiná-lo. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata do seu filho Gratos pela visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...