Pular para o conteúdo principal

Semana Mundial da Alergia

O Rio de Janeiro participará da Semana Mundial de Alergia de 8 a 14 de Abril de 2013 com eventos e palestras educativas, nos principais Hospitais e Serviços de Alergia. O tema deste ano é a ALERGIA ALIMENTAR - um problema crescente de saúde global. Médicos especialistas em Alergia estão unidos na orientação e conscientização da população sobre os principais problemas relacionados à alergia alimentar.

A Policlínica Geral do Rio de Janeiro realizará palestra na sexta feira dia 12 de abril, 14 horas no CIB (Clube Israelita Brasileiro) situado à Rua Barata Ribeiro 489 em Copacabana, com participação da alergista Dra Fátima Emerson e da nutricionista Marilúcia Venda, abordando a alergia alimentar. A entrada é franca.

E no domingo, todos estão convidados para trazer seus filhos para a atividade de encerramento organizada pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia regional RJ (ASBAI RJ). 
                                                   Dia: 14/04/2013
Local: Parque dos Patins - Lagoa Rodrigo de Freitas
Av. Borges de Medeiros s/nº (entre o Clube Piraquê e o Heliporto). 
Horário: 9:00 às 13:00 hs. 

Durante o evento será montada uma tenda para atendimento ao público. Uma bandinha animará o local e as crianças serão acompanhadas por recreadores especializados e um palhaço perna de pau. Balões enfeitarão o local. Um dos recreadores estará fantasiado de ácaro para brincar com as crianças. A diretoria e a equipe médica da ASBAI RJ estarão no local, esclarecendo dúvidas e transmitindo informações educativas sobre a alergia e sua prevenção. 
Venha! 
Traga sua família!

Continue lendo e veja a programação completa nos principais hospitais e Serviços de Alergia e Imunologia do Rio de Janeiro 


SEMANA MUNDIAL DE ALERGIA - DE 8 A 14 DE ABRIL DE 2013


  • HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO- Rua Francisco Manuel 126 – Benfica, Rio de Janeiro RJ. Atividade será realizada no setor de ambulatórios do hospital na sexta feira dia 12 de abril com distribuição de panfletos e orientação aos pacientes 
  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFRÉE GUINLE – Rua Mariz e Barros 775 Tijuca Rio de Janeiro RJ. Distribuição de folhetos educativos sobre doenças alérgicas para leigos nas salas de espera de atendimento ambulatorial Palestra para profissionais de saúde e estudantes de Medicina sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas Pesquisa do conhecimento de estudantes de Medicina sobre "Alergia alimentar" Data: 12 de Abril – sexta feira - período da manhã. 
  • HOSPITAL DA LAGOA – Rua Jardim Botânico 501. Jardim Botânico Rio de janeiro, RJ. Realizará palestra no auditório do Hospital na quinta feira dia 11 de abril enfocando dúvidas mais comuns em alergia. 
  • HOSPITAL SÃO ZACHARIAS – Avenida Carlos Peixoto 124 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ - Palestra na quarta feira dia 10 de abril, para pacientes, familiares e moradores da comunidade esclarecendo mitos em alergia. 
  • HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES – Rua Sacadura Cabral 120 – Saúde – Rio de Janeiro RJ. Evento no pátio do hospital com distribuição de questionário para avaliação do conhecimento sobre doenças alérgicas 
  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO - ambulatório da Policlínica Piquet Carneiro - Av. Marechal Rondon, n. 381. Atividades educativas na sala de espera do andar térreo. Dias: 09 e 11/04 - 3a e 5a feira - 10,30h as 12h. Apresentação audiovisual sobre "controle ambiental na rinite e asma brônquica" e sobre "alergia alimentar: mitos e verdades", distribuição de material impresso sobre os 2 temas e preenchimento de pesquisa sobre adesão ao controle ambiental dos pacientes com alergia respiratória.Participarão da apresentação os médicos, enfermeiros e nutricionista da PPC. 
  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO (FUNDÃO)- Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco 255 – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ. Atividades interativas com os pacientes abordando a importância das principais doenças alérgicas. Métodos que auxiliam o diagnóstico como espirometria, testes cutâneos e o tratamento com medicamentos, controle do ambiente, atividade física e reabilitação serão abordados. Haverá também orientação de uso de dispositivos inalatórios. Participarão do evento todos os profissionais do Serviço assim como os profissionais de enfermagem do Instituto Ana Neri. Local: 2° andar – Ambulatório de Imunologia Clínica - Dia: 09 de abril - terça feira - 8 às 12hs. 
  • INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA – FIOCRUZ – Avenida Rui Barbosa 716 Flamengo – Rio de Janeiro RJ. Realizará palestra na quinta feira dia 11 de abril enfocando a alergia alimentar e distribuição de folhetos educativos durante toda a semana. 
  • INSTITUTO DE PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA – IPPMG- Rua Bruno Lobo 50 – Cidade universitária Rio de Janeiro RJ - grupo operativo em sala de espera abordando temas relacionados às doenças alérgicas e controle ambiental na quarta feira dia 10 de abril. 
  • INSTITUTO AZULAY - SETOR DE ALERGIA E IMUNOLOGIA DERMATOLÓGICA - SANTA CASA DA MISERICÓRDIA – Rua Santa Luzia nº 206, Pavilhão São Miguel – Centro - Rio de Janeiro - RJ. Fará palestra na quarta-feira dia 10 de abril, direcionada aos médicos do Serviço sobre o crescimento da alergia alimentar no Brasil e no mundo e sobre a importância da prevenção das doenças alérgicas e às 12horas, Reunião do Grupo de Apoio à Dermatite Atópica (AADA-Filiada RJ), com atividades para pacientes e seus familiares. Nos demais dias, haverá orientação dos pacientes quanto à importância do tratamento e da prevenção das doenças alérgicas, além da distribuição dos folhetos educativos fornecidos pela ASBAI. 
  • PUC – SANTA CASA – 9ª ENFERMARIA – Rua Santa Luzia 206 Centro Rio de Janeiro RJ - Palestra na quinta feira dia 11 de Abril, 12 horas com esclarecimentos sobre doenças alérgicas e formas de prevenção. Na quarta feira, a equipe participará das atividades do Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica do Instituto Azulay 

SUB REGIONAIS: 

  • NITERÓI: distribuição de impressos sobre asma e alergias na sala de espera dos ambulatórios do Serviço de Alergia e Imunopatologia do Hospital Antônio Pedro da UFF - Av. Marquês de Paraná, 303 - Centro, Niterói - RJ, 24030-210 no período de 08 a 12 de abril. 
  • SERRANA- entrevista para o SBT abordando doenças alérgicas e o papel do alergista no tratamento e na prevenção das alergias. 
  • NORTE FLUMINENSE – distribuição de folhetos educativos sobre as principais doenças alérgicas durante a semana da Alergia. 
  • NOROESTE FLUM INENSE – Grupo operativo de sala de espera no setor de Alergia com participação de médicos e profissionais de saúde com o tema: Alergia – doença do século XXI Local: Hospital São José do Avaí R. Cel. Luiz Ferraz, 397, Centro Itaperuna - RJ, 28300-000 Data: Quinta feira dia 11 de Abril, período da manhã. 
  • SUL FLUMINENSE:  
Volta Redonda: Palestra: Alergias – Um problema de saúde global e crescente, seguida de sessão com perguntas e respostas, em debate com o público para esclarecimento de dúvidas. Data: 06 de Abril de 2013 (Sábado) Horário: 09h Local: Auditório da Sede Administrativa Unimed Rodovia dos Metalúrgicos, nº 2500 – Jd Belvedere – Volta Redonda 
Resende: Palestra: Alergias – Um problema de saúde global e crescente - Hospital da Unimed em Resende - Data: 13/04/2013 Horário: 10 às 12:00 hs 
Barra Mansa: Palestra: Alergias – Um problema de saúde global e crescente - dia 10 de Abril às 19 horas no Auditório da Unimed - Rua Pinto Ribeiro 103 Centro
  • LITORÂNEA: Palestra: Alergia – formas de prevenção e tratamento Local: Associação Médica de Rio das Ostras - Travessa Primavera - 75 - sala 101 - Bairro Liberdade, 28.890.000 Rio das Ostras Data: sexta feira dia 12 de Abril 2013 às 18 horas.

Comentários

  1. Olá meu filho faz imunoterapia para picada de formiga e mesmo sendo feita cirurgia de amígdala e adenóide, ele vem tendo algumas infecções, pensei em dar leugocen para aumentar a imunidade, há alguma contraindicação em usar o leucogen fazendo imunoterapia?

    ResponderExcluir
  2. Em princípio, não. Mas para responder sua pergunta de forma adequada, seria necessário conhecer a fórmula e concentração das vacinas bem como os dados clínicos de seu filho. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno