Pular para o conteúdo principal

Tosse e Alergia nas crianças

Meu filho tem tosse alérgica. O que é isso?
A expressão “tosse alérgica” é usada comumente, mas na verdade, por si só, não constitui um diagnóstico. A tosse é um sintoma que faz parte do quadro de diversas doenças alérgicas, sendo as principais: a asma (ou bronquite alérgica) e a rinite alérgica (ou rinossinusite alérgica). 

A asma, também conhecida como bronquite alérgica, bronquite asmática ou simplesmente bronquite, pode ocasionar crises caracterizadas por falta de ar (dispneia), cansaço, dificuldade respiratória, chiados no peito (sibilos) e tosse. Em alguns casos, a tosse pode ser o único sintoma da doença, caracterizando-se por surgir aos esforços, ao falar muito, no choro excessivo, ao correr ou à noite. 

A rinite alérgica se acompanha de: espirros repetidos, nariz escorrendo (coriza), congestão nasal e coceira no nariz, olhos, ouvidos e garganta. Em alguns casos, ao invés de produzir a coriza, a secreção (catarro) escorre por trás das narinas produzindo o que se chama de “gotejamento pós nasal “ que escorre em direção à garganta, provocando o aparecimento da tosse. Neste caso, caracteriza-se por piorar de forma acentuada à noite, com acessos ao deitar, na madrugada ou pela manhã ao acordar.  

Tosse e sibilância (chiados no peito) são sintomas respiratórios muito comuns em crianças com menos de três anos de idade e podem ser a expressão clínica de uma grande variedade de problemas, localizados nas vias respiratórias ou mesmo fora delas.  Crianças pequenas são mais suscetíveis para tossir, em especial no caso dos vírus respiratórios, resfriados e gripes. Outro fator que poderia agravar ou desencadear a tosse na criança alérgica é o refluxo gastroesofágico, isto é, nos casos de regurgitação do conteúdo do estômago para o esôfago – tubo que faz o trajeto da garganta ao estômago.    Em resumo, na criança, vale o antigo aforisma:  "Nem tudo que chia é asma. Nem toda asma, chia".

Crianças pequenas mesmo saudáveis e não portadoras de imunodeficiências podem ter cerca de 8 a 10 viroses por ano. Após uma infecção respiratória viral, podem tossir por dias ou semanas, sem outro problema associado. Laringite estridulosa é uma virose respiratória causadora de tosse rouca, popularmente conhecida como "tosse de cachorro".  Citam-se ainda os fatores emocionais, que podem resultar em tosse crônica sem motivo aparente, ou ainda os casos de aspiração de corpo estranho.

Como diagnosticar  
A tosse na criança é um sintoma frequente numa grande variedade de doenças - alérgicas ou não, respiratórias ou não-respiratórias, indo desde resfriados e gripes até doenças respiratórias graves. Definir a causa da tosse nem sempre é uma tarefa fácil já que  não há um exame que seja definitivo para tal. O médico alergista se baseia nos protocolos para
investigação da tosse, incluindo uma história clínica detalhada seguida de exame físico cuidadoso.


Como são as características da tosse? Há quanto tempo começou? É seca ou tem catarro? Piora em algum horário, durante o dia ou à noite? Logo que deita? Na madrugada? Tosse após mamar? Ao acordar? A tosse se acompanha de outros sintomas? Há febre? Como está o estado geral da criança? Emagreceu muito? Está abatida? Tem alteração da voz ou rouquidão? Há fumantes no domicílio? 

Crianças podem ter crises de tosse ocasionadas ou agravadas pelo convívio com a fumaça de cigarro. Da mesma forma, as condições ambientais, como por exemplo, ácaros da poeira domiciliar, animais de estimação, focos de umidade, infiltração e mofo podem agravar a alergia e impedir a melhora da tosse.

Na sequência e baseado nos dados obtidos, o alergista solicitará exames e/ou testes alérgicos (na pele ou no sangue) para definir a causa da tosse.

Entenda melhor a tosse infantil
A tosse não é uma doena, mas sim um sintoma que precisa ser investigado. Xaropes não resolverão se a causa da tosse não for detectada e controlada, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Os remédios são úteis para aliviar o sintomas, mas o principal aspecto do tratamento é o reconhecimento da causa do problema. 

- A expressão "tosse crônica" não indica gravidade, mas define a tosse de duração longa, com mais de seis semanas.  A tosse de início recente é considerada uma tosse aguda.

- Na tosse por sinusite, a crise aparece algum tempo após o paciente deitar, tempo suficiente para escorrer secreção por trás do nariz, irritando a garganta. 

- Na tosse por refluxo, os episódios aparecem após se alimentar e deitar em seguida. Nos bebes ocorre principalmente após a mamada da noite. Crianças não devem mamar deitadas e só devem deitar uma hora após mamar.

- Na tosse por asma, rinite, associada à exposição aos aeroalérgenos, o tratamento não se resume a tratar crise. É preciso tratar a a alergia e a imunoterapia está indicada. 

Leia mais sobre a tosse - em adultos e crianças, clicando aqui.

Comentários

  1. Jocasta: aos 6 meses de idade, nem toda tosse é causada por alergia. Em alguns casos, a tosse crônica, ou seja, de longa duração, pode ter mais de uma causa envolvida.
    Recomenda-se controlar fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. A piora noturna após mamada pode indicar refluxo gastroesofágico. Bebês não devem mamar deitado e só devem deitar pelo menos uma hora após mamadas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  2. Ola meu filho tem 4 meses e a un mes ele tem tosse seca todo minuto mais principalmemte enquanto mama fica com olheiras respiracao dificil sem catarro mto dificilmdmte escorre o nariz e ele fica passando a mao no ouvido sera q eh alergia
    Obs eu a sou mae dele e o pai dele temos alergia a pelo d cachorro pueira acaro e tenho 2 cachorros em casa q dorme no quinTal
    E se for alergia issopode matar ?

    ResponderExcluir
  3. Aliny: É pouco provável que a causa seja uma alergia num bebê de 4 meses. Quadros virais são mais comuns nessa faixa etária. Mas, não é possível avaliar sem examinar pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. erica dias2/2/16 03:15

    Boa noite!
    Meu filho tem 3 anos.e já faz 1 semana que está com tosse seca começa a crise mais na parte da manhã e de madrugada tosse muito quase chega vomitar e assim que começa a tussir seu nariz começa a escorrer bastante nossa tadinho ele sofre muito e chora bastante daí fica pior ainda ele já frz tratamento de bronquite com bombinha usando aerolin e faz tempinho que não atacou mais agora tosse voltou novamente tô desconfiada que sejá alergia o que posso fazer tem algum remedio que possa dar que possa ser bom
    Obrigada
    Att erica dias

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Erica Dias. Prescrever medicações sem examina-lo não seria correto, já que a tosse pode ter várias causas. Leve-o ao atendimento médico para ele ser corretamente diagnosticado e tratado. Se desconfia de alergia, procure um especialista. A tosse quando frequente afeta todo o desenvolvimento físico e psicológico dele, e quanto antes tratar, melhor. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  6. A MINHA FILHA TEM UMA TOSSE SECA DESDE O SEUS PRIMEIROS MESES EU JA LEVEI ELA NUM ALERGOLOGISTA E ELA MI DISSE QUE ERA POR CONTA DE POEIRA MAIS ELA NAO MI REPASSOU NENHUM EXAME PRA SE CONFIRMA,SERA QUE DA PRA FAZER ALGUM DIAGNOSTICO SEM EXAME VOCES PODE MI RESPONDER POR FAVOR..

    ResponderExcluir
  7. Maria Josiane: o diagnóstico da causa de uma tosse crônica é clínico, na maioria das vezes, ou seja, se baseia na avaliação clínica feita pelo médico. Dependendo da idade, os testes alérgicos (na pele ou no sangue)poderão ser úteis na avaliação diagnóstica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,a minha filha de 5 anos está com uma tosse seca já faz mais de 3 meses já dei vários xaropes já dei antealergicos e não passa a tosse dela ,está com olheiras também, estou muita preocupada não sei mais o que fazer me ajuda....Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Bom dia ...minha filha tem 5 anos ,já faz 3 meses que ela está com uma tosse seca e olheiras,já dei vários xaropes e antealergicos nada melhora a tosse dela sempre ataca a tard e na parte de manhã ela já tomou até antibióticos. ..Estou desesperada já não sei mais o que fazer me ajuda ....Obrigada ass:mamãe Cristiane

    ResponderExcluir
  10. Mamãe Cristiane: a tosse infantil pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Xaropes não resolverão o problema se a causa da tosse não for detectada e tratada. Mas, espero que compreenda que não é possível afirmar a causa da tosse de sua filha sem examiná-la. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um(a) alergista pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa tarde...recentemente estou passando por uma situação complicada com meu filho de 3 anos. Ele ingressou este semestre na escola infantil e há cerca de 3 semanas estamos sofrendo por conta das crises de tosse. Pelo quadro clínico dele, e pelo que li aqui neste post, trata-se de tosse por sinusite. Nestas últimas semanas, levei ele ao médico 3 vezes, e em cada uma, foram receitados 3 remédios diferentes, que por sinal não fizeram efeito nenhum. Mas como não tenho convênio, e dependo do SUS, eles sempre dizem que não tem oque fazer.Daí as noites mal dormidas, angustiadas com as crises de tosse constantes estão acabando comigo e com meu filhote...Vocês podem me indicar algum procedimento caseiro, preventivo ou paliativo para minimizar estas crises?
    No próximo dia 10/03 ele tem consulta com o pediatra no SUS (detalhe: marquei esta consulta em outubro/2015), mas enquanto não passo, preciso de ajuda.
    Podem me orientar?

    Obrigada desde já...e parabéns pelo blog. É excelente!

    ResponderExcluir
  12. Meu filho tem 3 anos e sofre por conta de tosse de sinusite, e óbvio eu sofro junto. A descrição deste tipo de tosse é idêntica a que ele tem, mas nenhum médico da rede publica identificou o problema, só prescrevem remédios diferentes a cada consulta. Hoje minha rotina é inalação, sono no nariz e algumas gotinhas de paracetamol. E é assim que consigo amenizar as tosses dele.Há algum procedimento caseiro que possa ser aplicado para minimizar estas crises?
    Me ajudem por favor...=(

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Meu filho tem 3 anos, sempre tossia muito, ja levei em vários pediatras e alergistas e nunca descobríamos as causas da tosse. Quando levei ele a uma pneumologista descobrimos que ele tem refluxo. Ele toma pantoprazol e faz inalação com seretide. Melhorou muito as crises de tosse, mas tem uns 5 dias que ele começou a tossir e eu estou dando acebrofilina (2,5 ml de 12 em 12 horas) ele melhorou mas ainda esta tossindo. Gostaria de saber se esse medicamento pode ser usado por uns 7 dias, pois eu sei que a acebrofilina é um medicamento perigoso.

    ResponderExcluir
  14. Vania: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos, mesmo caseiros, pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Vania: Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Não recomendo que dê acebrofilina para seu filho pois esta medicação pode não ser indicada para portadores de refluxo gastro esofágico. Aconselho que entre em contato com a pneumologista que trata de seu filho e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Ola BOa Tarde recentemente descobri q meu filho tem rinite e amidalite (Qualq coisa aa glândulas incham e dessa vez c a crise forte de rinite tem quase 20dias c aa glândulas inchadas do encaminhado p um otorrino) Ai ele esta tomando Loratadina e cetoprofeno e desde q começou a tomar esta muito sonolento sentindo muito sono e normal?

    ResponderExcluir
  18. Dayane: a sonolência é um sintoma que pode acompanhar o uso de alguns antialérgicos (anti-histamínicos). Mas é uma reação individual, isto é, varia de pessoa para pessoa, seja criança ou adulto. Aconselho que converse com o otorrino que trata do seu filho pois o examinou e conhece seus dados clínicos e poderá orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. fernanda cunha15/4/16 09:09

    Gostaria de uma cópia em pdf do livro sobre alergia, podem me encaminhar?
    Meu email é nanda.mcunha@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Fernanda: a cópia em PDF dos livros sobre alergia foram enviadas para seu e-mail. Obrigada pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Meu filho tem 11 meses e esta com tosse ... e nariz escorrendo médico passou fluimucil e inalação ..
    mais deu uma crise de tosse e ele vomitou é normal por causa do xarope ?

    ResponderExcluir
  22. É possível que a causa da tosse do seu filho esteja relacionada com a doença respiratória que ele apresenta, e não em consequência do xarope. Aconselho que entre em contato com o pediatra que trata dele e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Minha filha tem 3 anos e sempre que adoeçe começa com uma tosse seca e rouca e fala que a garganta dói. Ela tem refluxo e alergia a ácaros.apos dois dias a tosse fica cheia. Será que essa tosse dela é alérgica? Fico meio confusa remédio para dar a ela já que a tosse começa seca e depois fica cheia.vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  24. Paula: A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse. Em algumas crianças, mais de uma causa pode estar envolvida na tosse de duração arrastada. Aconselho que a leve a um(a) alergista para que possa ser oientada de forma adequada e segura.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite!!Gostaria de saber se posso ministrar o kaloba junto com o abrilar .5ml de abrilar e 10 gotas de kaloba no mesmo copinho? 3xdia.

    ResponderExcluir
  26. Brunno: remédios devem ser administrados individualmente. Evite usar o mesmo medidor para substâcias dferentes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigado,pela atenção e presteza!!!

    ResponderExcluir
  28. eu tenho as vezes contato com cheiro de perfume hoje tive contato cheiro de cebola e tive um crise de tosse e fiqueisem entender que tipo de alergia eu tenho

    ResponderExcluir
  29. Oi meu BB de 4 meses está com tosse a 20 dia já Tomou dexametasona,e hixizine,e não resolveu no começo era só tosse seca ,depois de todos esses remédios sem melhoras agora ele esta com o peito cheio e esta tomando abril ar e voltou a tomar o hixizine ,essa tosse pode ser alérgica gostaria da opinião de vcs .desde já agradeço

    ResponderExcluir
  30. Laila: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Pode ser um caso de intolerância a cheiros. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Sugiro que procure atendimento médico pessoalmente para que se possa fazer uma avaliação criteriosa e adequada Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Josy: é raro que uma tosse em um bebê de 4 meses seja causada apenas por uma alergia. Aconselho que leve seu filho ao pediatra que o acompanha e peça que oriente. É preciso examinar seu bebê para fazer o diagnóstico. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Meu bebe tem 6 meses e a 10 dias ele ficou em observação no hospital estava com febre a cabeça bem quente com tosse bem roquinho e vomitando sempre que comia com algum tempo depois é suas fezer com super mau cheiro creio que era devido ao medicamento tomado para solta a secreção em fim ele recebeu alta pois tinha dado uma virose mais seu pulmão estaria bem limpo e tinha dado uma boa melhorada, a pediatra me receitou bombinha pois ele era alérgico pode ser devido a mim tenho asma e também tomo bombinha acho que passou pra ele tomava muito quando grávida,dai ele saiu bem melhor mais continuava a vomitar e até hoje ele não para,ele come arrota normal depois dorme mais ao acorda já vai vomitando e seu olhos remelando mais agora já tá bem melhor mais o vômito persiste e eu preocupada pois ontem ele se sufocou e tive que chupar seu Narizinho pois sua boquinha já estava rochinha e ele todo mole muito sufoco e perdendo peso. Graças a Deus ele ficou bem mais o que me preocupa é o vômito alguém pode me ajuda? Pois já pediram até que eu mudasse o leite ninho instantâneo por leite de cabra mais e muito difícil daí comprei o soy+ pra ver no que dá por favor alguém me ajude!

    ResponderExcluir
  33. O seu bebê foi atendido na emergência, mas agora precisa de orientação médica de tratamento ara controle e prevenção. Crianças pequenas têm organismo diferente das crianças maiores e adultas e necessita atendimento especializado. Não recomendo que a troca do leite seja feita por aconselhamento na internet e sem a orientação do(a) pediatra. Aconselho que leve seu bebê ao médico(a) para um tratamento de prevenção. Se for o caso, será encaminhado a um(a) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Meu filho vai fazer cirurgia de amigdalas e adenoide mais ele ta com uma tosse que nao passa... isso prejudicaria a cirurgia?

    ResponderExcluir
  35. A tosse deve ser tratada antes da cirurgia para que o pós operatório transcorra tranquilo, sem intercorrências. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de saber se o achocolatado faz mal pra alguma doença do trato respiratório. Uns dizem que faz mal e outros que faz bem. Afinal tem algum malefícios o uso de achocolatado quando se estar com alguma gripe, pneumonia, infecção na garganta ou outros.

    ResponderExcluir
  37. Alexandra: Achocolatados não são bebidas saudáveis e não têm uma composição nutricional adequada, em especial para crianças. Mas, não são causa de sintomas respiratórios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Oi tudo bem? Minha filha de 1 ano e 5 meses levei ela no medico e medica mim falou que ela estava com rinite alergica, dai ela receitou o piemonte e o rilan4 para fazer um tratamento durante tres meses, so que ja tem quase 1 mes que a minha filha esta tomando esses remedios e ainda n vi nenhum efeito, ela ainda esta tossindo com o nariz escorrendo e ess tosse é mais anoite as vezes seca as vezes com catarro, o efeito desses remedios é longo mesmo ou devo voltar com ela no medico?

    ResponderExcluir
  39. Ana Paula: a rinite parece uma doença simples e sem importância, mas pode provocar muitos problemas à saúde da criança. Se os sintomas de sua filha estão persistentes mesmo com o tratamento, você deve retornar ao médico para nova avaliação. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Meu filho esta tossindo,muito ao dia

    ResponderExcluir
  41. Tiago: a sua pergunta ficou incompleta Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com)
    para que possamos esclarecer melhor. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite minha filha tem 8 anos ,faz tratamento com nasobex viatibe e seretide , até melhorou durante 2 meses ,agora voltou. A tossir ,já dei Mel com prpolis faço inalação c soro e lavo as narinas c soro mesmo assim continua tossindo ,gostaria de receber em PDF o livro sobre rinite por ail ?? Qual o email de vcs ?? Desde já agradeço !

    ResponderExcluir
  43. Boa noite! Minha filha tem um ano e quatro meses e tem crises de tosse geralmente na madrugada. A pediatra passou desloratadina 2,5ml durante dez dias. Ultimamente quando ela toma o remédio começa a tossir. É normal? E depois de tomar a medicação tem problemas dar mingal?

    ResponderExcluir
  44. Meu filho tem 4 anos e ele tosse o médico pede pra da soro fisiológico na inalação eu dei um tempinho a traz mais agora ele voltou a tuscir e está dando febre oque fazer dou um charope que o médico passou Também (celetamine) e inalação dinovo

    ResponderExcluir
  45. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Bom Dia ,
    estava lendo e vi que a minha filha de 2 anos tem todos os sintomas da A rinite alérgica se acompanha de: espirros repetidos, nariz escorrendo (coriza), congestão nasal e coceira no nariz, olhos, ouvidos e garganta. Em alguns casos, ao invés de produzir a coriza, a secreção (catarro) escorre por trás das narinas produzindo o que se chama de “gotejamento pós nasal “ que escorre em direção à garganta, provocando o aparecimento da tosse. Neste caso, caracteriza-se por piorar de forma acentuada à noite, com acessos ao deitar, na madrugada ou pela manhã ao acordar, ela esta tomando antibiotico atras de antibiotico , não sei mais o que faço me ajude o que fazer , outro medico deu bombinha de clenil eu dei uns dias e parei vi que ela não tem asma .

    ResponderExcluir
  47. jamile Dos Santos15/7/16 10:20

    Bom dia Minha Filha Tem um 1ano e 4 meses e esta tossindo muito já levei ela no medico e a medica disse que é tosse alérgica mas a tosse só aparece mais no tempo de frio ela tosse mais de manhã e a noite ou quando mama ela tosse muito a tosse dela é uma tosse seca que da anciã de vomito mais ela não tem febre ela já teve começo de bronquite e de pneumonia mais eu passei ela no medico e ele medisse que ela tem mais nada só a tosse que continua o medico passou um xarope mas só que não esta resolvendo o nome do xarope é esse (cloridrato de hidroxizina) estou precisando muito da ajuda de vocês por favor me ajude?

    ResponderExcluir
  48. A tosse na criança pode ter causas variadas, As medicações são necessárias para dar alívio a este sintoma desconfortável aos pequenos pacientes. Mas, se não houver melhora, é recomendado voltar ao médico para uma nova avaliação. O tratamento e controle da causa da tosse são a base para a melhora da criança. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Luciana: o uso do Clenil tem função de proteger os brônquios. É sabido que muitas pessoas que têm rinite desenvolvem também asma. Além disso, o primeiro sintoma da asma pode ser a tosse, com piora à noite, ao riso, aos esforços, entre outras características.Mas, sem chiados nem falta de ar. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Jamile: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não é possível orientar tratamento ou indicar a causa da tosse de sua filha sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia!!! Minha filha tem 2 anos e a pouco tempo ela gripouapós a gripe ela tem apresentado tosse seca que começa a noite ao deitar o de manhã, tosse como se estivesse engasgada e só para quando solta uma baba. O que pode ser

    ResponderExcluir
  52. Minha filha tem 2 anos e na dias está com uma tosse seca e as vezes com catarro, já levei a 3 médicos diferentes e os mesmos receitaram anti alérgicos. Porém agirá sempre ao mamãe ela disse muito que chega colocar pra fora o leite, já coloquei outra mistura no leite pois pensei que fosse algo que estivesse irritando a garganta dela, mas mesmo assim a tosse contínua não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  53. João: a tosse infantil pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Mas, espero que compreenda que não é possível afirmar a causa da tosse de sua filha sem examiná-la. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um(a) alergista pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  54. Flávia: o leite não é uma causa habitual da tosse. É preciso avaliar as causas envolvidas para que os medicamentos possam atuar e aliviar o sintoma.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Dayanne:bom dia, minha filha tem 2 anos e 7 meses e ela tem uma tosse que nunca acaba já levei no pediatra várias vezes e sempre eles falam que ela está alérgica já contratei até faxineira para arrumar minha casa, me livrei de várias coisas exceto urso de pelúcia, meu sofá etc...Já receitaram histamin, lora tadinha, expec e vários outros anti alergico e nenhum faz efeito para ela e sempre continua tossindo, a tosse dela varia de manhã atarde e anoite só que de madrugada da crises de tosse, não sei mais o que fazer estou muito preocupada pois isso já está assim à 4 ou 5 semanas consecutivas, gostaria de saber oque devo fazer na verdade, pois não sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
  56. Dayanne: boa noite.a tosse na criança pode ter causas variadas e precisa ser investigada para se definir se é mesmo uma alergia. Contudo, para diagnosticar e tratar, é essencial examinar sua filha pessoalmente. Avaliar pela internet pode confundir, mais do que ajudar. Contamos com a sua compreensão e convidamos que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Meu filho tem 4 anos e passa pela mesma situação acima tosse todos os dias depois que deita para dormir Moro em Fortaleza teria como me ajudar também n sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  58. A tosse noturna infantil pode ter causas variadas, incluindo sinusite, refluxo gastroesofágico, asma (ou bronquite), rinite, entre outras. Recomendo que procure um(a) alergista.Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Fortaleza, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

  59. Boa noite pessoal do blog da alergia.
    Gostaria de saber por que meu filho de 2 anos e meio, de vez em quando fica com tosse seca, geralmente ele começa a tosse logo que se deita e depois para, ai começa a crises de tosse de madrugada, isso por uns dois dias mais ou menos, quando no terceiro dia ele começa a crise de tosse geralmente o dia todo e com mais frequência a noite e de madrugada, gostaria de saber se pode ser tosse alérgica, também o nariz dele escorre um liquido transparente se deixar começa a ficar mais intenso e esverdeado e chegando a entupir o nariz .
    Desde já agradeço.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde. Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível afirmar a causa da tosse do seu filho sem uma avaliação clinica criteriosa e feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor para uma prientação pessoal, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. minha filha ta com uma tosse faz 4 dias,ela tava resfriada e começei a dar xarope de mel com alho por 3 dias, mas ai começou a tosse,e so anoite que começar ela tosse que vomita e se cagar,eu comecei a dar histamim especto,tem 2 dias que to dando,hoje 14/10/2016 comecei a dar amoxilina,to preoculpada se esses remedios trazer problemas para minha filha que so tem 2anos,mesmo com tanto remedios o tosse continua.

    ResponderExcluir
  62. Se a medicação não está resolvendo, é sinal de que a causa da tosse não foi resolvida. Procure o atendimento médico para que sua filha possa ter o diagnóstico da causa da tosse e você possa tratá-la de forma mais eficaz, para que a tosse não volte. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite! Minha filha tem 5 anos qd ela começa a correr vem uma tosse seca e qd vai dormir a noite começa a tosse rouca tomou já xaropes anti alérgicos o q fazer?

    ResponderExcluir
  64. Para tratar a tosse é preciso identificar a causa. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista para que seja avaliada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia,mminha filha tem 5 anos e começou a tossir muita tosse com sibilo teve uns 3 diad de tosse,logo veio a febre e uma gripe muito forte que persistiu por uns 8 dias,no 2 dia de gripe e febre levei ela ao ps ccom muita tosse e sibilo o pediatra simplesmente olhou para mim e falou que tossir é normal,passou um xarope dexametasona e me mandou para casa,fiquei tão revoltada q se fizesse algo ali não seria bom para mim e principalmente para ele ,fui embora com minha filha resolvi por conta msm dar um antiinflamatorio para ver se a febre melhorava a segui com o xarope q ele prescreveu por 3 dias,acontece que hj estamos no 15 dia e a tosse e o chiado não melhoraram fica o dia inteiro,e está atrapalhando as atividades do dia a dia dela,pois ela não pode fazer um esforço que a falta de ar vem,será que devo leva la ao pediatra novamente?
    (Ela não está tendo febre)
    Agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  66. O primeiro passo para o tratamento da tosse infantil é a avaliação clínica da criança para investigar a causa da tosse. Só combatendo a causa é possível resolver o problema da tosse. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Minha filha de 9 anos tem alergia a acaros, poeiras (imunidade baixa) etc... Está sendo tratado por um pneumologista já faz mais de um ano, e a tosse alérgica dela não tem fim. Já estou desesperada, sem saber o que fazer pra obter a cura. Sem falar que são remédios muitos caros que compro na própria clínica, vacinas sublingual e que apenas ameniza, mas não dá muito resultado. Por favor me diga o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  68. Uma alergista de goiania passou o allegra pra meu filho, ele deu certo por 20 dias, depois meu filho voltou a tossir como estava antes de usar o medicamento. Será que deu resistencia do remédio?

    ResponderExcluir
  69. Claudia: se o tratamento de sua filha está sendo feito corretamente e não houve melhora, é aconselhável questionar se existem fatores agravantes da doença que impeçam esta melhora. Recomendo uma avaliação criteriosa. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você a cópia do livro sobre a Alergia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Flávia: Allegra tem efeito de alívio na tosse. Mas se a causa não for controlada, a tosse reiniciará Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Meu filho tem 11 meses, e dês dos 5 meses, vem apresentando uma tosse q nunca passa, ele já internou com bronquiolite, os exames dele deu q era uma alergia respiratoria, mandou passar com alergista pra fazer testes e ver do q ele tem alergia, e ele vive gripado com nariz escorrendo, tosse de manhã quando acorda, tosse ao deitar pra dormir,tem vezes q ele tosse tanto a ponto de vomitar, queria saber oq faço pro meu filho se curar disao,ja não sei mas oq faço.. desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  72. Olá boa noite , Minha filha tem 2 anos e 8 meses , e ontem ela teve febre , dai eu sei dipirona que o médico Dela me aconselhou para a febre, esperei amanhecer pra reparar nela, dai percebi que estava com os olhos lacrimejando , nariz escorrendo bastante , espirrando , tossindo com barulhos no peitinho, só que só terá consulta com o médico Dela na quarta-feira, tô dando benegripe infantil pra ela , e tem hora que a temperatura chega a 37.5 , o que devo dar até o dia da consulta ?? Obrigada desde já!!!

    ResponderExcluir
  73. Fabielly Boa noite Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos para tratar sua filha através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia..não sei se podem me ajudar, mas meu filho está sempre com uma tosse ao acordar catarrenta e sempre quando assoamos o nariz dele sai secreção transparente...a tosse dele é apenas de manhã umas 3x depois de acordar..ja fomos em dois otorrinos, que primeiramente fez ele tomar 14 dias de Amox e depois que terminou e NAO RESOLVEU prescreveu mais 14 dias de AMOX + Clavul, associado a celestamine...acontece que estamos no 23 dia de tratamento (somando o primeiro atb)...e a impressão que temos eh que o atb nem ajudou em nada..muito menos o antialérgico...estamos tristes..choramos muito...nosso consolo eh saber que ele esta bem, se alimenta normal e brinca..porém não aguentamos mais encher nosso filho de remédio e não ver a melhora total!...vcs podem ajudar esse pai angustiado?...essa "não resposta" ao atb, sugere algum componente alergico?

    ResponderExcluir
  75. Rodrigo. Existem diversos fatores relacionados com a alergia que podem causar tosse. Aproveitei que você enviou também um e-mail, encaminhei sua resposta para lá. Gratos por sua participação no blog da Alergia

    ResponderExcluir
  76. Anônimo1/5/17 15:55

    OLa tenho Uma Filha de dois anos e meio ela tem rinite alergica desde pequena , o medico tinha passato para ela desloratadina , e sempre teve resultado agora estou morando na Holanda e estou Sem o remedio tem album que possa SER dado no Lugar , tenho istamin em comprimidos , ja que aqui nao tem a desloratadina . Obrigad

    ResponderExcluir
  77. Não é recomendável o uso da medicação histamin em comprimidos para uma criança pequena. O tratamento deve ser orientado pelo pediatra e/ou pelo especialista. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Ola, Tenho uma filha de 5 anos e em tempos atrás ele teve laringite que tivemos que correr com ela para o hospital para tomar adrenalina para voltar seguido de tratamento em casa com corticoide e inalação com cleniu A. Essas crises eram esporádicas e aconteciam em média de 6 a 8 meses, porem nesse ano tivemos duas uma seguida da outra sendo uma em fevereiro e outra em março e sempre tendo que ir ao hospital para tomar adrenalina. Essa situação esta bem complicada para nós. Ja fizemos testes alegico nela e vimos que ele tem muita alegia, a varias coisas e o que me chama atenção e que sempre começa assim: Ele começa com pequenos espirros sem catarro, passa-se alguns dias e ja começa a intensificar os espirros agora ja com catarro, passa mais 2 dias os catarro para e começa a tosse e é nessa fase que acontece a laringite. nao dormimos direito, pois sempre ficamos de olho nela. Ja fomos em vários médicos, ate homeopatia ja fomos mas e sempre assim ela fica um tempo boa e depois começa isso. Damos a desloratadina para ela, ja usamos o zixzem, alegra, cleniu HFA, mas e sempre assim. Sei que isso e alergico, mas nao sei mais o que fazer !! alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  79. Andre: Bom dia. O seu relato sugere que sua filha possa ter uma rinite alérgica, facilitando o aparecimento da tosse. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar sua filha, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  80. Allegra é bom para tosse alérgica e congestão nasal?

    ResponderExcluir
  81. A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse.
    Allegra é um anti-histamínico indicado no tratamento de algumas doenças alérgicas. Portanto, terá indicação apenas em casos específicos de tosse. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. Tenho um bebê de meses e 14 dias e depois de 3 dias dele tossindo a pediatra diagnosticou com bronquite na verdade não foi só tosse e sim cansando,tossindo,gripado com nariz entupido mais queria que mim tirasse uma dúvida por quantos tempo essa tosse seca vai durar ele estar sendo medicado a pediatra passou uma medicação até dia 31 e outra até dia 5 mais acredito que daqui para dia 5 ele não tenha melhorado da tosse não.

    ResponderExcluir
  83. Luandias: os quadros respiratórios nos bebês em geral não são causados por alergia, mas sim por vírus, sendo o mais comum o vírus sincicial respiratório.Mas, não é possível fazer o diagnóstico pela internet sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  84. Boa noite... Qual o e-mail de vcs ???

    ResponderExcluir
  85. Bom dia. O nosso e-mail é: blogdalergia@gmail.com
    Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  86. Olá, tenho um filho que irá completar 4 anos e que foi prematuro extremo de 25 semana de gestação. Ficou cerca de dois meses com auxílio de ventilação mecânica e após alta fizemos até um ano e meio aplicações a cada 4 horas de aerolim seguido de nebulização de pulmcort 0,25 mg e graças a Deus tudo normalizou. Contudo ao começar o período escolar que apenas o coloquei no ano passado com dois anos e meio ele começou a desencadear uma sequência de gripes...Agora vai mais de um mês que está gripado com tosses enquanto dorme anoite iniciando sempre de madrugada seria uma tosse alérgica. Saliento que inicialmente ele tinha refluxo de quando bebe, mas após exame com contraste foi averiguado que não havia mais nada. Agradeço a ajuda caso possa me orientar o que fazer uma e que especialista.

    ResponderExcluir
  87. Hildebranda Boa tarde O seu relato sugere que seu filho tenha uma rinite alérgica com tosse decorrente de secreção pós nasal. Mas, outras causas podem se associar a agravar o problema. De qualquer modo, não é possível afirmar pela internet. Aconselho que o leve a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde, Tenho um filho de 7 anos tem renite alergica tosse seca nariz entupido sempre quando vai ao medico receitam loratadina porem não resolve teria outro medicamento

    ResponderExcluir
  89. Val Boa noite. A tosse que acompanha a rinite alérgica pode ser causada pela secreção que escorre por trás do nariz (secreção pós nasal) Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu filho, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Meu sobrinho tem 2 anos, ele nasceu com problema respiratório, ele nasceu de 8 meses mas ficou logo bom, ele nunca mamou no peito apenas o leite industrializado Aptamil pepiti.Ele tornou até sete meses de vida recentemente ele teve uma gripe causado pela mudança de tempo o sintomas foram tosse,coriza e cansaço.O catarro foi na segunda vez que ele ficou doente.A gente foi no pediatra que ele passou 4 remédios mas 3 gotas de Berotec e 10 gotas Atrovent ficou utilizado durante 7 dias e os outros 10 dias;Ele ficou bom, no intervalo de 15 dias voltou todos os sintomas novamente, e voltarmos ao medicamento anteriores entorno de 14 dias ele ficou bom e agora que se passaram 35 dias voltou com uma tosse o cansaço que aparece somete na madrugada essa tosse dura em torno de 30 a 40 minutos às vezes ele fica querendo vomitar.Ele está apresentando esse sintomas há 4 dias uma tosse forte constante que após os 40 minutos a tosse acaba indo embora e ele dormir novamente sem mas crise.Embora ela volta no outro dia do mesmo jeito.
    Ele já tem outros tipo de alergia com seu próprio suor intolerante à lactose simples.
    O que será que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  91. Gesica: boa tarde. Não é possível fazer diagnóstico ou afirmar a causa dos problemas do seu sobrinho sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Caso você more no Rio de Janeiro, estamos ao inteiro dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Boa noite, Victor
    Meu filho está com esses mesmo sintomas, vc poderia me passar o que resolveu a situação do seu filho?

    ResponderExcluir
  93. Eros Bom dia. Este setor de comentários não permite a visualização do e-mail da pessoa. Por isso, não há como enviar sua dúvida ao Vitor. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. gostaria de saber se tosse alergica é transmissivel?

    ResponderExcluir
  95. William: Bom dia. Este termo é inadequado. Não há uma doença caracterizada como “tosse alérgica”. A tosse é um sintoma que faz parte de diversas doenças alérgicas, sendo as principais: a asma (ou bronquite alérgica) e a rinite alérgica (ou rinossinusite alérgica), que não são doenças infecciosas. Por isso, é essencial definir a causa da tosse para poder responder se pode ser transmissível. Gratos por sua participação ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Olá tenho um filho de 3 anos e ele j teve 3 reações alérgicas que fechou sua glote, vivo dando maleato de betametasona e agr eu tô com desloratadina ,e descongex e continuo com maleato de betametasona
    Faz mal o uso dos 3 ?

    ResponderExcluir
  97. Não recomendo. O uso repetido e contínuo do corticoide (betametasona), sem orientação médica, pode causar danos graves à saúde do seu filho. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Olà td bom minha filha tem 2anos esta com uma tosse secca.que ñ deixar ela dormir e uma tosse prolongada parece que vai embora o fôlego dela..e esta mas de três semanas ñ sei o que fazer..jà dei varios remèdio e nada me ajudar por favor....

    ResponderExcluir
  99. Suelen: A tosse noturna em crianças pequenas pode ter causas variadas, como por exemplo: alergia a fatores no ambiente do quarto, rinite, refluxo gastroesofágico, secreção pós nasal, etc. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avalia-la e prestar esclarecimentos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Minha filha tem 8 anos e 11 meses.
    Fui ao Alergista e ela está fazendo a medicação do sina e clínil bombinha, predisin awames a 2 dias porém continua a tosse sem parar. Não sei o que fazer.
    Me ajudem.

    ResponderExcluir
  101. Luzirene: Boa noite Se a tosse de sua filha persiste mesmo com a medicação prescrita, é recomendado que retorne à consulta com a alergista. É importante pesquisar as causas que provocam a tosse dela. Infelizmente não tenho condições para opinar ou para indicar tratamento sem examiná-la. Avaliar pela internet pode gerar erro, Agradecemos sua compreensão e sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Meu filho faz é estou vendo muito resultado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno