27 outubro 2012

Alergia alimentar

«Alergia Alimentar» é o nome de uma cartilha elaborada em Portugal com a colaboração de instituições e sociedades Científicas na área da saúde da nutrição e alergologia, destinada para orientação em escolas.

Devido ao crescente aumento do número de crianças e de jovens com alergia e com intolerância alimentar, pretende-se oferecer às escolas um referencial sobre estas situações, em especial sobre a alergia ao leite, ovo, trigo, amendoim, frutos de casca rija, marisco, moluscos, peixe e soja. 

A cartilha é bem abrangente não só na descrição das alergias alimentares e de suas manifestações, mas também listando os alimentos a excluir, as preparações culinárias/receitas onde podem aparecer, bem como os alimentos processados que podem conter os alergénicos. 

Além disso, ressalta a importância da leitura atenta dos ingredientes nos  rótulos das embalagens, referindo os diferentes nomes usados para descrever os alimentos, que muitas vezes confundem pais e educadores, na busca de alérgenos ocultos que possam constituir perigo aos alérgicos. 

O objetivo é prevenir a ocorrência de reações alérgicas restringindo-se alimentos diretamente responsáveis pelas alergias bem como conhecer os ingredientes que compõem uma receita ou preparação culinária para evitar alimentos que possam conter algum alérgeno na sua composição. 

4 Dê sua opinião:

Renata Reis disse...

Olá, primeiramente gostaria de elogiar o blog, tem muitos posts esclarecedores e vocês são muito atenciosos.
Vamos lá, há algumas semanas apareceu em meu pescoço, tronco e orelha, uns vermelhões com coceira, fui ao alergologista pois sempre apresentei rinite alérgica. No mesmo dia fiz aquele exame que cola as plaquinhas nas costas, passado 5 dias voltei, retirei e não apontou nenhuma alergia, na mesma hora fiz outro exame, aquele no ante braço, o alimentar apontou somente peixe e o inalatório, látex, fungos do ar, acaros, mosquito etc..

Ai vem a dúvida, um dia após realizado esse exame, minha alergia piorou, agora estou com manchas no corpo todo e varia de lugar, evito alguns alimentos que a dermatologista pediu, mas continua. Tem algo a ver com o exame que fiz? Minha mãe acha que ele provocou mais minha alergia. Já ocorreu algo parecido?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
Obrigado pela visita

CAROLINE disse...

BOA TARDE, MEU FILHO TEM 1 AMO E 9 MESES E FOI CONTATADA QUE ELE TEM APLV E É MUITO ALERGICO A OUTROS TIPOS DE ALIMENTOS ATÉ MESMO DE ALGUNS TIPOS DE TECIDOS, ELE COMEÇOU UM TRATAMENTO COM VIATINE E AGORA ESTAMOS ESPERANDO PRA VER OS RESULTADOS O QUE NOS ASUSTOU MUITO FOI QUE NO EXAME DE SANGUE QUE FIZEMOS NELE A ALERGIA DE UM ADULTO O MAXIMO É 100KU E A DELE DEU 298KU O QUE VOCES ME DIZEM SERÁ QUE ELE PODE MELHORAR DESSA ALERGIA ATRAVEZ DESSE TRATAMENTO?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Caroline: Viatine (montelukaste) é uma medicação indicada no tratamento de alergias respiratorias (rinite asma). O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Somente o(a) médico(a) alergista que está prestando assistência médica a seu filho poderá avaliar adequadamente o significado clíníco deste valor de IgE. Contudo, gostaria de tranqüilizá-la, informando que valores deste nível são freqüentes em crianças alérgicas. Gratos pela visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...