19 junho 2012

Respire fundo! Dia 21 de Junho é o Dia Nacional de combate à asma

Alergias respiratórias, como rinite e asma, atingem cerca de 30% da população no País, de acordo com informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai)


O Dia Nacional de Combate à Asma é lembrado no dia 21, justamente no primeiro dia do inverno, estação que registra aumento dos casos de alergia, devido às baixas temperaturas e mudanças bruscas do tempo. 


A alergologista Loraine Landgraf explica que isso ocorre porque essas condições climáticas facilitam a proliferação de ácaros, fungos e vírus circulantes. 
- O ar mais frio e seco deixa as mucosas do trato respiratório, nariz, garganta e brônquios mais irritados e inflamados. 
Outros fatores que aumentam o número de ocorrências, são:
- permanência em lugares fechados e mal-ventilados
- uso roupas e cobertores de frio que foram alojados no armário por muito tempo. 


Rinite alérgica: causa inflamação na mucosa do nariz, o que provoca congestão nasal, coriza, coceira no nariz, olhos e garganta, espirros e tosse - sintomas que afetam a qualidade do sono, por exemplo. A presença dos sintomas nasais ocasionados pela rinite agrava a asma e impede sua melhora.
Asma: é caracterizada por crises de falta de ar, tosse e chio no peito. Se não for tratada, a asma pode prejudicar o paciente em suas atividades habituais como estudo, trabalho a até na prática de atividades físicas. Mas, é precisto tratar não só a asma, mas também a rinite.


Prevenção simples
- A dica principal para evitar alergias é se manter longe de ambientes fechados, pouco ensolarados e sem ventilação. 
- Arejar a casa e reforçar cuidados com a limpeza. 
- A higiene também vale para as roupas de invernos, como pijamas, blusas de lã, casacos, edredons, cobertores, que devem ser lavados e secos ao sol, se ficaram guardados por muito tempo.
- Ingerir líquidos, para garantir a umidificação da via aérea. 
- Usar a medicação prescrita para prevenção, mesmo que esteja bem.
- Praticar atividades físicas 
- Evitar contato com fumaça de cigarro
- Boa alimentação, qualidade do sono 
- Vacinar-se contra a gripe.
Fonte

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...