22 junho 2012

Como Hollywood fala da asma


Um trabalho interessante publicado por Cindy Dell Clark, professora de antropologia analisa a forma com que os filmes de Hollywood retratam a asma. De acordo com o autor, Hollywood muitas vezes retrata crianças e adolescentes asmáticos como personagens vulneráveis e a asma como uma forma de fraqueza. 


Em sua pesquisa, foram analisados 66 filmes. A análise revelou alguns estereótipos relacionados à asma: 
- o personagem com asma é fracote ou covarde, 
- a respiração asmática surge apenas em momentos de stress; 
- a "bombinha" de alívio é o unico tratamento
- se uma criança tiver força de vontade suficiente, ela não terá asma 
- só se trata na crise
- o personagem pode atacar seus inimigos através de asma, como o uso de um inalador como uma arma. 


"Nenhum desses estereótipos têm apoio médico", observa Clark. Essas falsas imagens deturpam a realidade da doença, passando falsas ideias de que o asmático seria um “coitadinho”, que o emocional seria a causa e que a criança seria culpada de sua própria doença. 


Clark também entrevistou crianças de 9 a12 anos, incluindo crianças com asma e crianças que eram os melhores amigos de crianças asmáticas. Demonstrou que as crianças asmáticas consideram este tratamento injusto e que as crianças saudáveis identificavam a asma como induzida pelo estresse, embora vivenciassem a realidade oposta com seus amigos portadores de asma. Em alguns caos a doença serve como motivo de bullying na escola. Infelizmente os mesmos estereótipos podem ser vistos em programas e séries de Tv, you tube, etc, 


Preconceitos e mitos podem comprometer a adesão ao tratamento e impedir o controle da doença. É preciso chamar a atenção para o problema mas de forma correta, divulgando  informações adequadas. 
- Asma tem causa genética e não é uma doença "nervosa"
- Ninguém tem culpa de ter asma ou de ter um filho com asma
- A asma bem controlada não impede a prática de atividades físicas e esportivas.
- Asma não se trata apenas nas crises. 
- O tratamento é seguro: “bombinhas” usadas corretamente não farão mal ao coração. A cortisona inalada é uma medicação segura e seu uso adequado pode evitar atendimentos em pronto socorro, internações e sofrimento para a criança e sua família.
- Crianças e adolescentes portadores de asma têm o direito de controlar sua doença e ter uma vida saudável. 
Fonte: Rutgers the State University of New Jersey

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...