23 junho 2012

27 de Junho - dia mundial da espirometria


Espirometria, também conhecida como Prova de função respiratória, é o exame de função pulmonar mais utilizado no dia-a-dia, sendo imprescindível no diagnóstico, na avaliação e no acompanhamento da asma e de outras doenças pulmonares 

A palavra espirometria vem do latim spirare = respirar + metrum = medida. O termo foi criado em 1789 quando cientistas investigavam uma forma de auferir o volume de oxigênio utilizado na respiração. Em linhas gerais, a espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. 


Trata-se de um exame não invasivo e indolor realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado. 


Passo a passo do exame 
- Sentado, o paciente deverá respirar através de um bucal conectado ao espirômetro. Como não se pode desperdiçar o ar que o paciente está respirando, uma presilha de borracha tapará o nariz enquanto o paciente respira pela boca. 
- O técnico pode pedir: Respirar tranquilamente por algum tempo. Encher o peito completamente. Assoprar com o máximo de força e rapidez possível, até que o técnico peça para você repetir o processo. O paciente deverá repetir o sopro pelo menos 3 vezes. Provavelmente também será necessário assoprar lentamente algumas vezes. 
- Ao finalizar a primeira parte, o técnico pode pedir que o paciente use um “spray” broncodilatador
-  Após 15-20 minutos, as manobras respiratórias são repetidas e o resultado é comparado - antes e após o uso do broncodilçatador.


A análise dos valores, curvas, fluxos e volumes pulmonares permite fazer o diagnóstico das doenças pulmonares. No caso da asma, é possível detectar formas leves da doença, mesmo quando a própria pessoa ainda não percebe os sintomas. Mas é preciso que fique claro, a espirometria não fornece um diagnóstico isoladamente: deve ser interpretada pelo médico em cada caso, baseado na análise dos dados do histórico clínico e no exame físico realizado em cada paciente.

4 Dê sua opinião:

Karla disse...

Olá, tenho um filho de 2 anos que foi diagnosticado com asma. Faz o controle e está tudo bem, mas nunca foi pedido esse exame... Gostaria de saber se crianças com essa idade pode fazer o espirometria. Muito obrigada e parabéns por esse Blog. Estou aqui todos os dias!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karla: segundo as Diretrizes Brasileiras de Tratamento da Asma, "o diagnóstico de asma em crianças até os cinco anos de idade deve ser baseado principalmente em aspectos clínicos diante das
dificuldades de se obter medidas objetivas que o confirmem". Agradecemos sua visita e suas palavras de inventivo ao nosso blog. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia doença do século XXI”.

Josy Dias disse...

Olá, eu tenho alergia a henna na sobrancelhas,fiz várias vezes nunca aconteceu nada, aí derrepente começou a alergia, eu já fiz luzes nos cabelos antes disso, mas depois fiquei com um pouco de receio,mas agora estou com vontade de fazer, tem algum risco de dar alergia também, eu já fiz teste de mecha e não deu nada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Josy: bom dia. A alergia é sempre imprevisível. Não ocorre da primeira vez, mas sim com o repetir do uso. Por isso, não é possível prever (ainda mais pela internet) se você terá ou não uma alergia. Não recomendo que faça o procedimento em seu cabelo sem antes ter o parecer de um(a) alergista. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...