01 maio 2012

Mundiasma 2012 - Você pode controlar sua asma


O Dia Mundial da Asma é um evento anual organizado pela Iniciativa Global contra a asma (GINA) para melhorar a sensibilização sobre a asma e seus cuidados em todo o mundo. 
O Dia Mundial da Asma 2012 é comemorado hoje, terça-feira 1o. de maio, com o tema "Você pode controlar a sua asma". No Brasil, como o dia 1º é feriado, o Dia Mundial da Asma, carinhosamente chamado de “MUNDIASMA 2012” será celebrado com atividades entre os dias 2 e 6 maio. 


Controle da asma
O objetivo do tratamento é a obtenção do controle da asma, seja pelo controle das limitações impostas pela doença como pela redução dos riscos futuros. 


A asma controlada permite: 

- não ter crise ou ter o mínimo de sintomas 
- não acordar durante a noite devido à asma 
- não necessitar de remédios para resgate de crises
- atividades físicas e prática de exercícios normais
- função pulmonar normal ou próximo da normalidade


A prevenção de riscos futuros inclui reduzir a instabilidade da asma, as crises, a perda da função pulmonar bem como a prevenção dos efeitos adversos do tratamento.


Como controlar a asma?

4 regrinhas básicas podem ser muito úteis:

1) Os medicamentos devem ser utilizados obedecendo as orientações médicas. Algumas pessoas precisam de 2 tipos de remédios: - Medicamentos de ação rápida para resgate das crises, ou seja, para aliviar os sintomas. - Medicamentos para uso contínuo, todos os dias, com objetivo de combater a inflamação brônquica, controlar a asma e prevenir os sintomas da asma.

2) Conhecer as causas da asma: cada pessoa tem seus próprios fatores agravadores da doença e que podem desencadear crises. O médico avaliará seu caso e indicará os fatores envolvidos, que são variados, destacando-se: ácaros da poeira, cheiros ativos, fumaçade cigarro, entre outros. Desta forma, poderá orientar também a melhor forma de reconhecer e combater estes fatores

3) Atuar em parceira com seu médico é muito importante para obter o controle da asma. Por isso, é muito importante que mantenha consultas periódicas, mesmo que esteja se sentindo bem. A asma não deve ser tratada apenas nas crises. Pergunte, converse, esclareça suas dúvidas sobre a doença e sobre a técnica de uso dos inaladores.

4) Trate assim que os sintomas da crise iniciarem. O tratamento precoce e correto evita o agravamento, os atendimentos em pronto socorro, internações e sofrimento. O seu médico  orientará um plano de ação com a orientação da conduta a ser tomada até que possa fazer contato com ele.

A sua asma pode ser controlada!
A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro participa do Mundiasma 2012 e realiza uma sessão interativa "tira dúvidas" com os pacientes portadores de asma.

O Dia Mundial da Asma é um evento de sensibilização anual organizado e patrocinado pela Global Initiative for Asthma (GINA). Para mais informações, visite http://www.ginasthma.org/wad-home.html.

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...