04 fevereiro 2012

Crianças asmáticas podem fazer atividades físicas?


A prática regular de exercício físico reduz sintomas alérgicos em crianças. Mas, na prática, o que se vê é a limitação das atividades esportivas, em especial nos portadores de asma (ou bronquite). Estudos recentes chamam a atenção para este fato e enfatizam a importância do tratamento adequado da asma, baseado nas diretrizes nacionais e internacionais pois a asma bem controlada permite atividades normais para crianças  asmáticas. 


O exercício físico exerce efeitos positivos nos sistemas cardiovascular, respiratório e muscular, sendo essencial para o desenvolvimento infantil, destaca a pesquisa da universidade italiana. E enfatiza que no caso de crianças alérgicas o benefício é ainda maior: a atividade física regular age beneficamente sobre o sistema imunológico e pode reduzir a inflamação alérgica. O condicionamento físico através de exercícios reduz o número de crises e melhora a qualidade de vida das crianças asmáticas.


Mas, atenção para estes fatores:


- É importante avaliar as condições do recinto em que a atividade é realizada para evitar a exposição das crianças a alérgenos ambientais. 
- Pergunte ao alergista se seu filho tem asma por exercício e, em caso positivo, solicite uma orientação 
- Fatores como o ar frio, umidade, materiais empoeirados, etc. podem provocar sintomas. Da mesma forma, o estudo indica que certos materiais usados durante o exercício como esteiras, tapetes, devem receber limpeza adequada. 
- Natação é um esporte apropriado pois fortalece a musculatura respiratória. Mas, cada criança deve escolher a modalidade esportiva que mais aprecia, sendo algumas mais recomendáveis, como tênis, voleibol, futebol, artes marciais e natação.
- É recomendado fazer exercícios de alongamento e aquecimento gradual antes de iniciar a atividade física.

Crianças com asma podem praticar esportes, desde que se respeite 
o controle da asma e a sua preferência. 

Fonte: Sociedade Latinoamericana de Alergia Asma e Imunologia



2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Meu filho tem bronquite, gostaria de coloca´-lo na natação, mas a alergista disse para tomar cuidado com o cloro da piscina. Será que existe alguma piscina sem cloro?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As piscinas salinizadas podem ser uma opção às crianças que tenham reação ao cloro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...