11 fevereiro 2012

Alergia - o que é verdade e o que é mito?

A alergia é contagiosa? 
Não. As pessoas alérgicas, principalmente as que têm asma, rinite e dermatite atópica, possuem uma condição genética que determina que reajam de forma exagerada a determinados estímulos, causando os sintomas. 


Todas as doenças alérgicas não têm cura? 
Embora a alergia seja uma condição herdada geneticamente e, na maioria das vezes, definitivamente, existem doenças alérgicas em que pode ocorrer a resolução completa do quadro, como acontece com a alergia ao leite de vaca que se inicia na lactância (bebê) e tende a desaparecer por volta dos 2 a 4 anos de idade. 


Adianta tratar alergia? 
Embora não se possa alterar a herança genética, que os alérgicos apresentam, os tratamentos disponíveis atualmente englobam medicamentos bastante específicos, com efeitos colaterais mínimos e que melhoram muito a qualidade de vida. 


Alergia é doença de rico? 
As doenças alérgicas são condições herdadas geneticamente podendo, portanto, ocorrer em indivíduos de todos os níveis socioeconômicos. 


Ar condicionado faz mal para os alérgicos? 
Os alérgicos podem permanecer em ambientes com ar condicionado. O importante é que a alergia esteja bem controlada e que os aparelhos tenham boa manutenção e limpeza. 


Praia é prejudicial à criança alérgica? 
Ir à praia é uma atividade ao ar livre das mais saudáveis e deve ser estimulada no paciente alérgico. 


Natação cura alergia? 
Natação é um excelente exercício físico e sua prática traz benefícios para as pessoas alérgicas, em especial para os asmáticos. Entretanto, não “cura” a asma e em algumas condições alérgicas pode agravar o quadro como, por exemplo, nas sinusites. 


Travesseiros e colchões “antialérgicos” não necessitam de capas impermeáveis? Todos os tipos de travesseiros e colchões devem ser revestidos com capas apropriadas (revestidas internamente com película impermeável), para evitar a proliferação de ácaros e fungos. 


Vacinas para alergia engordam? 
As vacinas para tratamento de alergia respiratória não contêm nenhum elemento que cause ganho de peso. 


Asma começa na infância e se cura na adolescência? 
Embora uma parcela das crianças que apresenta “chiado” nos primeiros anos de vida evolua com o desaparecimento dos sintomas, isto não é verdade para todos. 


Sorvetes desencadeiam crises de alergia respiratória? 
O que desencadeia alergia respiratória são principalmente, as substâncias inaláveis, tais como os ácaros da poeira, os pelos de animais, etc. 


Todos os quadros de urticária são devidos aos alimentos ? 
Ao contrário da crença popular de que a urticária é sempre provocada por alimentos, na verdade as causas mais comuns são medicamentos, largamente utilizados sem prescrição médica. 


As drogas nasais descongestionantes são excelentes para desentupir as narinas? 
Descongestionantes nasais só devem ser usados por curto período, pois provocam inúmeros efeitos colaterais e dependência física, além de alterar a mucosa nasal. 


Criar um tipo de ave chamada “Canção” ou “Tartaruga” cura a asma? 
Não existe nenhum embasamento cientifico em relação a esta afirmação. 
Visite o link (Redação Jangadeiro on line) e assista o vídeo com dicas de tratamento na alergia respiratória. 
Fonte: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, organização que coordena as atividades dos médicos especialistas em Alergia e Imunologia no Brasil.

42 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o uso continuo de SERETIDE / FLIXOTIDE , poderá trazer algum problema pulmonar na criança , quando a mesma estiver adulta .( idosa ) ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso de medicamentos inalados no tratamento de controle da asma, como por exemplo, Seretide e Flixotide, entre outros é benéfico e seguro. Sua indicação depende de cada caso. Lembro que a asma mal controlada causa mais danos aos pulmões infantis pois pode provocar crises de intensidade variável e até mesmo ameaçar a vida nas crises graves. O tratamento inalado utiliza doses mínimas (microgramas) e por isso não causa os mesmos efeitos das medicações tradicionais, sendo seguros mesmo para uso prolongado. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa noite,minha filha tem 2 anos e nove meses,está usando flixotide com espaçador,um jato diário durante 60 dias e flixonase por 60 dias,tem 5 dias,quero saber,qual o prazo para surtir efeito,pois está tossindo a quase 15 dias e esteve internada mês passado por pneumonia atípica e bronco-espasmo,com tosse de quase 30 dias,me ajudem,será que essa tosse não vai desaparecer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas não há como atender sua solicitação através deste aconselhamento por e-mail. Crianças pequenas podem manter sintomas prolongados após infecções respiratórias (m especiais virais) devido às características imunológicas próprias do organismo infantil. Mas, para julgar e prever a duração da tosse de sua filha é essencial examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog

Anônimo disse...

Boa noite! Gostaria de saber se estando na crise da sinusite posso tomar bebidas geladas....sempre evito. Posso tbm fazer uso de pimenta na comida, no caso pimenta do reino? Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O fato de beber gelado não é causa de sinusite. A pimenta é um alimento que contém uma substância chamada capsaicina, responsável pela sensação de ardor na boca. Esta substância provoca dilatação de vasos capilares, aumento do fluxo sanguíneo e estimula ramificações nervosas, promovendo uma série de alterações. A pimenta pode provocar reações no organismo sem que haja um mecanismo alérgico envolvido. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações....um abraço!!

Anônimo disse...

Bom dia! Minha finha de 5 anos é asmática, como as crises dela se tornaram recorrentes, a pneumologista prescreveu seretide 25/250 spray. Fez uso do medicamento a primeira vez ontem a noite e percebi que o sono dela foi bem agitado. Isso pode estar relacionado ao uso do remedio?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é comum que medicamentos inalados como o Seretide provoquem alterações de sono. Aconselho que entre em contato com a médica que trata de sua filha e peça que a oriente. Gratos pela visita

Anônimo disse...

minha filha usa flixotide250mcg há mais de um ano. esse remédio engorda?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Flixotide (fluticasona)é uma medicação inalada indicada no tratamento de controle da asma. Não tem efeito nas crises e deve ser usada diariamente de forma contínua a fim de prevenir a piora da asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não engorda. Gratos pela visita.

Anne e Junior disse...

Minha filha esta usando flixotide de 50mcg.. 2x ao dia.. percebi no primeiro dia que ela teve um rouquidao e uma coceira no nariz que nao estava. Fora que o sono esta super agitado, resmungando a noite toda (coisa que ela NUNCA fez, mesmo em crise) e durante o dia esta bem irritada e agressiva. Seria por causa do medicamento? Estou apavorada, pois ela ja passou por tanto remedio que causou essas irritacoes nela que ja estou traumatizada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anne: é pouco provável, já que o medicamento citado é usado por via inalada. Neste caso, é formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Mas, como não é possível emitir um parecer pela internet, aconselho que entre em contato com o médico que trata de sua filha e peça que a oriente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

O flixotide pode dar alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É raro. Mas, em princípio, qualquer remédio é passível de provocar alergia. Sugiro que peça uma orientação ao seu médico alergista Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Oi meu filho tem 3anos e 8meses usou o flixotide 250mcg por mais de 1ano troquei de  medico, ele mudou o medicamento para o seretide 25/50mcg to na dúvida qual medicamento e melhor ele tem asma vcs pode me ajuda

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os medicamentos são diferentes: Seretide é uma medicação que combina num mesmo inalador duas substâncias: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona) Flixotide contém apenas a fluticasona. A indicação depende do tipo e grau de controle da asma. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos a cópia do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Meu filho tem 5 anos e tem asma desde os 6 meses e está usando seretide a oito meses isso pode o prejudicar e quando ele para as crises pode vir com maior intensidade?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seretide é uma medicação de caráter preventivo que apresenta um bom nível de segurança. Porém não da para precisar se a asma retornará após a interrupção deste medicamento.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Usar seretide em criança por um ano direto é seguro

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Seretide é uma medicação segura e seu uso depende da gravidade da asma e da necessidade de cada criança. Vale lembrar que a asma sem tratamento pode causar consequências graves. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite,meu filho tem 5 anos e 10 meses. Ele sempre tem crises respiratórias,mas nenhum médico afirmou que ele tenha asma. ele ta fazendo um tratamento com NASONEX, SINGULAIR E FLIXOTIDE. Esses remedios tem o preço elevado, para tratamento sem data para acabar. EXISTE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO QUE SEJA COM A MESMA FORMULA POREM MAS BARATO? OBRIGADA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alguns medicamentos possuem fórmulas iguais e nomes cometrciais diferentes Outros são similares mas nao idênticos, ou seja, possuem modo de ação semelhantes mas são diferentes em sua essÇencia química Peço a gentileza que escreva para nosso e-mail informando mais detalhes para que possamos orientar de forma adequada. Gratos pela visita.

Andrea disse...

Boa tarde, meu sobrinho de 7 anos tem uma asma muito forte, já vi ele mal diversas vezes, ele faz tratamento com corticóides por bombinha o pneumologista dele disse que ele precisa tratar o ano todomas por ser corticóide a minha cunhada só o trata nas crises pois ela diz que esses
remédios fazem muito mal se usado continuamente. Estou preocupada e acho que ela está prejudicando ele mais que ajudando, já que as crises sempre voltam e ele sofre muito.Me ajudem nessa dúvida por favor, o blog é ótimo, parabéns a todos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os corticóides inalatórias são medicações excelentes para tratamento preventivo das crises de asma e apresentam um ótimo nível de segurança quando bem indicado por um médico. Muitas vezes pessoas leigas atrapalham o tratamento por interferir negativamente na conduta médica. Converse com seu médico.

Anônimo disse...

Tenho uma dúvida; minha filha tem asma, renite e sinusite alérgica. Ela pode viajar de avião longa distância 8 hrs de viagem? 1 ano e 9 meses.

Anônimo disse...

Meu filho de 3 anos ele tem dermatite atopica, ele vive com coceiras quando esta forte a dermatite. Quero saber se é de se preocupar quando ta forte, mesmo usando os medicamentos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O fato de sua filha ter asma, rinite e sinusite não são decisivos para definir se poderá ou não viajar. É essencial examiná-la para saber o estado atual de controle de suas alergias. Por isso, a pessoa mais indicada para orientar e definir uma decisão é o(a) alergista que trata dela. Não é possível opinar pela internet, baseado apenas nos dados enviados. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. Uma das grandes características da Dermatite atópica é a coceira intensa, e os grandes resultados relacionados ao tratamento aparecem quando este é feito de forma preventiva à piora das lesões. O grande risco nas crises de dermatite atópica é do processo infeccionar, portanto você deve sim se preocupar, pois as infecções podem levar ao não controle da doença e ainda gerar quadros mais graves. Sempre entre em contato com seu(sua) alergista se as lesões piorarem.
Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Heyde Reinaldo disse...

olá,minha filha tem um ano e seis meses,usa o plurair e seretide 2x ao dia,na embalagem diz q é recomendado a partir dos quatro anos,Gostaria de saber se causa algum dano a ela?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Toda medicação, ao ser aprovada pela Anvisa para uso no Brasil, recebe uma bula. Mas, segundo a própria Anvisa, " Podem ocorrer situações de um médico querer tratar pacientes que tenham uma certa condição que, por analogia com outra semelhante, ou por base fisiopatológica, ele acredite possam vir a se beneficiar de um determinado medicamento não aprovado para ela. 2) Quando o medicamento é empregado nas situações descritas acima está caracterizado o uso off label do medicamento, ou seja, o uso não aprovado, que não consta da bula". Caso queira, pode ler neste link o texto completo da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/registro/registro_offlabel.htm
Ou seja, o médico pode utilizar uma determinada medicação fora das indicações da bula ("off label") se julgar necessário, baseado no exame realizado em seu paciente Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Nasonex e so cadastrar no laboratório. Do medicamento. Que eles dao desconto.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É verdadeira a informação. Obrigado pela colaboração. A maioria dos medicamentos possui desconto após cadastro no site. Alguns estão disponíveis na farmácia popular (Budesonida nasal) Procure se informar com o(a) alergista sobre o medicamento que você faz uso. Gratos pela vsita.

Anônimo disse...

Olá,

A pediatra do meu filho receitou para ele o Flixotide, porém estou com medo de dar pois ele só tem 6 meses e na caixa está indicado a partir de 1 ano...Li que pode atrapalhar o desenvolvimento da criança, é verdade?

Anônimo disse...

Olá,

A pediatra do meu filho receitou para ele o Flixotide, porém estou com medo de dar pois ele só tem 6 meses e na caixa está indicado a partir de 1 ano...Li que pode atrapalhar o desenvolvimento da criança, é verdade?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Flixotide pode ser usado em crianças pequenas pequenas, desde que seja feito sob supervisão direta do médico Convido que escreva para nós (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia do livro sobre a rinite. Obrigado por visitar o Blog da Aergia.

Anônimo disse...

Alguém já deu flixotide para filho, que notou aumento de peso, estou com medo de dar comeu filho de 2 anos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Corticóides inalados (exemplo Flixotide) podem ser utilizados em crianças pequenas, sob supervisão médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia..meu filho usa flixotide 250 mcg e toma montelucaste 4 mg desde os sete meses...hoje ele tem quatro anos e não tem crises a mais de dois anos...quando e como posso suspender o uso ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A decisão de retirar a medicação e o modo de uso devem ser feitas pelo(a) médico(a) que trata do seu filho. Não é possível fazer esta orientação pela internet, sem conhecer os dados clínicos e sem examinar seu filho. Obrigado pela sua visita ao Blog da Alergia.

francesly pereira disse...

Bom dia ... o médico da minha filha de 5 anos passou agora o clenil 250 um jato a noite. Tem sido muito bom e pode fazer o cadastro nas farmácias popular e não paga nada . Tenho duas crianças que fazem uso desses medicamentos e sei que pesa no orçamento. Vê com o médico e peça orientação se pode substituir por esse.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Francesly: Bom dia. Obrigada por seu depoimento e pela visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...