26 outubro 2011

Meu filho tem asma. Ele pode fazer educação física?

Sim. A asma controlada não é impedimento para prática de exercício. 
Alguns pais têm medo de que a criança ao se exercitar possa piorar sua doença. As crianças portadoras de asma devem ser avaliadas pelo médico especialista: algumas podem ter tosse, falta de ar ou cansaço quando realizam esforço físico. Outras não mostram dificuldade aos esforços.

Algumas crianças não são orientadas e mediante o desconforto instintivamente se afastam de tudo que exige esforço físico: não querem brincar, evitam correr e muitas vezes são os goleiros nos jogos de futebol. O médico orientará o uso de remédios, se forem necessários.
O importante é entender que a asma não deve se tornar obstáculo para a prática de esportes. O professor de educação física deve ser comunicado sobre a asma do aluno e receber orientação sobre a doença, sintomas, bem como sobre os sinais de agravamento da asma e sobre as medidas a tomar se a criança desenvolver sintomas da asma aguda. As crianças maiores já podem ser instruídas para terem uma participação ativa neste processo. 

Quando se fala de natação, é comum que seja indicada como um “tratamento” para a asma. A natação é uma excelente prática desportiva, mas não tem o poder de curar a asma. É um exercício bem indicado para os asmáticos, mas a avaliação médica é fundamental para o aproveitamento do esporte. 

Com a doença controlada, o asmático poderá usufruir os benefícios do exercício - basta lembrar o grande número de atletas que conseguiram ser recordistas em suas modalidades apesar de ter asma.

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...