Pular para o conteúdo principal

Asma e Rinite

Cerca de 80% das pessoas que têm asma, têm também rinite alérgica. Infelizmente, quando as duas doenças se associam, é comum que a alergia nasal fique relegada para segundo plano. 

A verdade é que ninguém respira apenas com o nariz ou apenas com os pulmões. Trata-se de um trabalho integrado, onde cada parte do aparelho respiratório é interligada e essencial para uma respiração saudável. O nariz é a primeira defesa das vias respiratórias e participa de várias funções importantes como a olfação, o paladar, a fala (auxilia na ressonância da voz). É nele que começa o trabalho respiratório. O ar, ao passar pelas narinas, é filtrado, limpo, aquecido, umedecido e condicionado de modo a chegar ao tecido pulmonar plenamente preparado para a passagem do oxigênio do ar para o sangue, essencial para a vida humana. Nariz e brônquios compõem a mesma via respiratória: um único caminho, revestido por um mesmo tipo de mucosa. 

Respirar é essencial para uma adequada qualidade de vida, colaborando para o repouso, sono, apetite, paladar, fonação, tranqüilidade, etc. Ou seja, se respiramos bem, vivemos bem, mas se a respiração está prejudicada, altera-se o sono, apetite, poder de concentração, estudo, falta-se à escola e ao trabalho, etc. E não faz a menor diferença se o prejuízo da respiração ocorre no nariz ou nos pulmões, pois o resultado será sempre o mesmo: prejuízo da respiração e da qualidade de nossa vida. Por isso, corrigir problemas nasais é tão importante quanto tratar as doenças pulmonares. 

Leia os argumentos e tire a conclusão
- A asma é uma doença da via respiratória bronco-pulmonar e a rinite alérgica, uma afecção do nariz e seus anexos. 
- A asma é uma doença que se caracteriza por crises de falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhadas de tosse. 
- A rinite alérgica se manifesta por crises de espirros, coriza, coceira e entupimento nasal, podendo atingir também os olhos, ouvidos e a garganta. 
- A rinite alérgica pode ser uma manifestação inicial da asma. 
- Se uma pessoa apresenta asma associado à rinite, as crises tendem a ser mais graves comparadas aquelas que só tem asma e não tem sintomas nasais. 
- O tratamento da rinite melhora a asma. 
- Algumas pessoas tiveram asma na infância deixam de ter crises, mas mantém rinite, que não valorizam, não tratam e na idade adulta podem voltar a ter asma. E, na base das duas doenças, estão os mesmos problemas: a inflamação que atinge as vias respiratórias e a alergia aos ácaros da poeira de casa e aos inalantes. 

É fácil concluir que a asma e a rinite alérgica são doenças intimamente ligadas. Uma pessoa que sofra de rinite alérgica está mais exposta a ter asma. E, nas pessoas que sofrem dos dois problemas, é essencial tratar a rinite para se obter sucesso no controle da asma.

Comentários

  1. Thais De Lucca Machado24/10/11 21:14

    Olá, gostei muito do Blog. Sou farmacêutica, fiz meu trabalho de conclusão do meu curso sobre alergia. Mais especificamente, sobre o potencial alérgico dos conservantes cosméticos. Por coincidência, ou não, depois de um ano do trabalho feito, desenvolvi uma alergia de pele. A primeira vez, foi durante uma mudança, onde tinha muita poeira, mofo.. Ficou o corpo inteiro com vergões, e muita coceira, precisei então ir ao hospital onde tomei fernegan IM e um corticóide IV .. baixou tudo na hora, e durante a semana ficou tudo bem. No final de semana, voltou a aparecer e fui denovo ao hospital onde me administraram os mesmos medicamentos. Na terça feira fui a um médico alergista e ele me falou que nada podia ser feito, pois eu ainda estava sob efeito dos medicamentos. Ele falou que eu devia esperar 1 mês para realizar o teste. Esse mês foi sofrido, muita coceira, diariamente, tomando somente banho frio para aliviar. Finalmente coloquei o adesivo do teste hoje, e vou saber o resultado na quarta feira pela manhã. Minha dúvida é a seguinte, tenho suspeitas de que a minha alergia seja alimentar, será que o teste de contato acusa essa alergia? Não seria mais adequado um teste sanguineo?
    Obrigada, e mais uma vez parabéns pelo trabalho e pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Thaís: o teste de contato é feito com uma bateria padrão e se destina à avaliação das alérgias de pele. É comporsto por substâncias que entram em contato com a nossa pele no da a dia: cosméticos, medicamentos (Cremes e pomadas), metais,tintura de cabelos, etc e não inclui alimentps. Fale com seu alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o blog!
    Eu sempre tive rinite alérgica, mas muito sutil
    quase imperceptível! Porém depois que meu filho nasceu, sofro de todas as alergias respiratórias possíveis e imaginárias. Meu filho está com 3 anos e tem rinite alérgica e desde os 2 anos, quando desencadeou a alergia, faço o tratamento nele para a rinite e com prevenção a asma. Enfim, minha dúvida é: existe a possibilidade da gravidez ter me "dado" essas alergias? E se eu engravidar novamente, aparecerão outras? rs. Desde já, grata!

    ResponderExcluir
  4. A asma e a rinite são doenças genéticas (hereditárias) mas que podem surgir em qualquer idade. As modificações hormonais da gravidez podem influir e fazer com que a doença apareça. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, MEU NOME É MARCIO, TENHO ASMA, BRONQUITE, SINUSITE, RINITE E SEI LÁ MAIS O QUE, NUNCA FIZ UM TRATAMENTO, SEMPRE VOU AO MEDICO QDO ESTOU EM CRISE, TOMO OS MEDICAMENTOS ATÉ DAR UMA MELHORADA, MAS NENHUM TRATAMENTO CONTÍNUO E SÉRIO, DE UNS TEMPOS PRA CÁ FICO CONSTANTEMENTE COM O NARIZ CONGESTIONADO, ESPIRROS, E CRISE DE ASMA, FALTA DE AR... INDEPENDENTE DO TEMPO... INVERNO, VERÃO, ESTOU SEMPRE ASSIM. RECENTEMENTE FUI A UM OTORRINO, E ELE DISSE QUE A RAIZ DO MEU PROBLEMA ESTÁ NA ALIMENTAÇÃO, E DISSE QUE NÃO POSSO COMER NADA DE LEITE E SEUS DERIVADOS, NEM TRIGO, NEM OVO, NEM SOJA, NEM PAES, NEM TEMPEROS, CEBOLA, ALHO, ATÉ FRUTAS... MORANGO, ABACAXI E OUTROS, CHOCOLATE, NOZES ... EM FIM.... ACHO QUE VOU ENTRAR EM DESNUTRIÇÃO, PORQUE TUDO QUE TEM NA MINHA GELADEIRA/ARMARIO É PROIBIDO, NO MERCADO NÃO ENCONTRO NADA QUE PODE... TUDO TEM GLUTEM E CONSERVANTES... NÃO SEI BASEADO EM QUE ESSE MEDICO ME DEU ESSA INFORMAÇÃO, NÃO FIZ NENHUM EXAME OU TESTE DE ALERGIAS... ESTOU DESESPERADO , E COM FOME, NÃO POSSO COMER NADA.... ME AJUDEM!

    ResponderExcluir
  6. Marcio: o tratamento da asma e da rinite deve ser feito de forma contínua e não apenas nos momentos de crises. É raro que seja necessário restrição alimentar da forma que descreve em seu relato. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho os sintomas da asma e crises leves com muito chiado no peito, tenho rinite desde criança, ainda não identifiquei o que causa as crises elas surgem de repente e após algum tempo passa, posso usar as bombinhas para controlar as crises?

    ResponderExcluir
  8. As famosas bombinhas, na realidade não tratam a asma, apenas melhoram os sintomas momentaneamente. Procure seu médico para iniciar seu tratamento correto para asma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno