23 outubro 2011

Asma e Rinite

Cerca de 80% das pessoas que têm asma, têm também rinite alérgica. Infelizmente, quando as duas doenças se associam, é comum que a alergia nasal fique relegada para segundo plano. 

A verdade é que ninguém respira apenas com o nariz ou apenas com os pulmões. Trata-se de um trabalho integrado, onde cada parte do aparelho respiratório é interligada e essencial para uma respiração saudável. O nariz é a primeira defesa das vias respiratórias e participa de várias funções importantes como a olfação, o paladar, a fala (auxilia na ressonância da voz). É nele que começa o trabalho respiratório. O ar, ao passar pelas narinas, é filtrado, limpo, aquecido, umedecido e condicionado de modo a chegar ao tecido pulmonar plenamente preparado para a passagem do oxigênio do ar para o sangue, essencial para a vida humana. Nariz e brônquios compõem a mesma via respiratória: um único caminho, revestido por um mesmo tipo de mucosa. 

Respirar é essencial para uma adequada qualidade de vida, colaborando para o repouso, sono, apetite, paladar, fonação, tranqüilidade, etc. Ou seja, se respiramos bem, vivemos bem, mas se a respiração está prejudicada, altera-se o sono, apetite, poder de concentração, estudo, falta-se à escola e ao trabalho, etc. E não faz a menor diferença se o prejuízo da respiração ocorre no nariz ou nos pulmões, pois o resultado será sempre o mesmo: prejuízo da respiração e da qualidade de nossa vida. Por isso, corrigir problemas nasais é tão importante quanto tratar as doenças pulmonares. 

Leia os argumentos e tire a conclusão
- A asma é uma doença da via respiratória bronco-pulmonar e a rinite alérgica, uma afecção do nariz e seus anexos. 
- A asma é uma doença que se caracteriza por crises de falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhadas de tosse. 
- A rinite alérgica se manifesta por crises de espirros, coriza, coceira e entupimento nasal, podendo atingir também os olhos, ouvidos e a garganta. 
- A rinite alérgica pode ser uma manifestação inicial da asma. 
- Se uma pessoa apresenta asma associado à rinite, as crises tendem a ser mais graves comparadas aquelas que só tem asma e não tem sintomas nasais. 
- O tratamento da rinite melhora a asma. 
- Algumas pessoas tiveram asma na infância deixam de ter crises, mas mantém rinite, que não valorizam, não tratam e na idade adulta podem voltar a ter asma. E, na base das duas doenças, estão os mesmos problemas: a inflamação que atinge as vias respiratórias e a alergia aos ácaros da poeira de casa e aos inalantes. 

É fácil concluir que a asma e a rinite alérgica são doenças intimamente ligadas. Uma pessoa que sofra de rinite alérgica está mais exposta a ter asma. E, nas pessoas que sofrem dos dois problemas, é essencial tratar a rinite para se obter sucesso no controle da asma.

8 Dê sua opinião:

Thais De Lucca Machado disse...

Olá, gostei muito do Blog. Sou farmacêutica, fiz meu trabalho de conclusão do meu curso sobre alergia. Mais especificamente, sobre o potencial alérgico dos conservantes cosméticos. Por coincidência, ou não, depois de um ano do trabalho feito, desenvolvi uma alergia de pele. A primeira vez, foi durante uma mudança, onde tinha muita poeira, mofo.. Ficou o corpo inteiro com vergões, e muita coceira, precisei então ir ao hospital onde tomei fernegan IM e um corticóide IV .. baixou tudo na hora, e durante a semana ficou tudo bem. No final de semana, voltou a aparecer e fui denovo ao hospital onde me administraram os mesmos medicamentos. Na terça feira fui a um médico alergista e ele me falou que nada podia ser feito, pois eu ainda estava sob efeito dos medicamentos. Ele falou que eu devia esperar 1 mês para realizar o teste. Esse mês foi sofrido, muita coceira, diariamente, tomando somente banho frio para aliviar. Finalmente coloquei o adesivo do teste hoje, e vou saber o resultado na quarta feira pela manhã. Minha dúvida é a seguinte, tenho suspeitas de que a minha alergia seja alimentar, será que o teste de contato acusa essa alergia? Não seria mais adequado um teste sanguineo?
Obrigada, e mais uma vez parabéns pelo trabalho e pelo blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thaís: o teste de contato é feito com uma bateria padrão e se destina à avaliação das alérgias de pele. É comporsto por substâncias que entram em contato com a nossa pele no da a dia: cosméticos, medicamentos (Cremes e pomadas), metais,tintura de cabelos, etc e não inclui alimentps. Fale com seu alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Unknown disse...

Olá, adorei o blog!
Eu sempre tive rinite alérgica, mas muito sutil
quase imperceptível! Porém depois que meu filho nasceu, sofro de todas as alergias respiratórias possíveis e imaginárias. Meu filho está com 3 anos e tem rinite alérgica e desde os 2 anos, quando desencadeou a alergia, faço o tratamento nele para a rinite e com prevenção a asma. Enfim, minha dúvida é: existe a possibilidade da gravidez ter me "dado" essas alergias? E se eu engravidar novamente, aparecerão outras? rs. Desde já, grata!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A asma e a rinite são doenças genéticas (hereditárias) mas que podem surgir em qualquer idade. As modificações hormonais da gravidez podem influir e fazer com que a doença apareça. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Carregarei Sua Glória disse...

OLÁ, MEU NOME É MARCIO, TENHO ASMA, BRONQUITE, SINUSITE, RINITE E SEI LÁ MAIS O QUE, NUNCA FIZ UM TRATAMENTO, SEMPRE VOU AO MEDICO QDO ESTOU EM CRISE, TOMO OS MEDICAMENTOS ATÉ DAR UMA MELHORADA, MAS NENHUM TRATAMENTO CONTÍNUO E SÉRIO, DE UNS TEMPOS PRA CÁ FICO CONSTANTEMENTE COM O NARIZ CONGESTIONADO, ESPIRROS, E CRISE DE ASMA, FALTA DE AR... INDEPENDENTE DO TEMPO... INVERNO, VERÃO, ESTOU SEMPRE ASSIM. RECENTEMENTE FUI A UM OTORRINO, E ELE DISSE QUE A RAIZ DO MEU PROBLEMA ESTÁ NA ALIMENTAÇÃO, E DISSE QUE NÃO POSSO COMER NADA DE LEITE E SEUS DERIVADOS, NEM TRIGO, NEM OVO, NEM SOJA, NEM PAES, NEM TEMPEROS, CEBOLA, ALHO, ATÉ FRUTAS... MORANGO, ABACAXI E OUTROS, CHOCOLATE, NOZES ... EM FIM.... ACHO QUE VOU ENTRAR EM DESNUTRIÇÃO, PORQUE TUDO QUE TEM NA MINHA GELADEIRA/ARMARIO É PROIBIDO, NO MERCADO NÃO ENCONTRO NADA QUE PODE... TUDO TEM GLUTEM E CONSERVANTES... NÃO SEI BASEADO EM QUE ESSE MEDICO ME DEU ESSA INFORMAÇÃO, NÃO FIZ NENHUM EXAME OU TESTE DE ALERGIAS... ESTOU DESESPERADO , E COM FOME, NÃO POSSO COMER NADA.... ME AJUDEM!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcio: o tratamento da asma e da rinite deve ser feito de forma contínua e não apenas nos momentos de crises. É raro que seja necessário restrição alimentar da forma que descreve em seu relato. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

daiquian dos Santos Pontes disse...

Tenho os sintomas da asma e crises leves com muito chiado no peito, tenho rinite desde criança, ainda não identifiquei o que causa as crises elas surgem de repente e após algum tempo passa, posso usar as bombinhas para controlar as crises?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As famosas bombinhas, na realidade não tratam a asma, apenas melhoram os sintomas momentaneamente. Procure seu médico para iniciar seu tratamento correto para asma.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...