30 outubro 2011

Alergia e Odontologia

A ocorrência de reações alérgicas na odontologia é baixa, quando se compara com o número total de procedimentos. A maioria destas reações é de pequena monta e resolvidas de imediato. Contudo, em alguns casos, podem assumir proporções significativas. 

- Alergia ao látex 
A prevalência deste tipo de alergia tem aumentado significativamente nas ultimas décadas, seja pelo hábito do uso de luvas no atendimento ao cliente, como pelo maior reconhecimento da doença pelos especialistas. Além disso, o látex também é empregado na confecção de acessórios odontológicos. A alergia ao látex das luvas pode se manifestar de formas variadas: A alergia ao látex afeta predominantemente o profissional, podendo ocorrer sob a forma de dermatite de contato ou como reação do tipo anafilática. A alergia ao látex das luvas pode se manifestar de formas variadas: 1) Dermatite de contato irritativa: resulta da ação direta da borracha sobre a pele, que se torna ressecada e irritada. Pode ser amplificada pelo uso de sabões, umidade e pelo talco das luvas. 2) Dermatite de contato por mecanismo alérgico (imunológico) gerando eczema no local de contato com as luvas; e 3) Reação alérgica de sensibilidade às proteínas do látex, podendo ocorrer pelo contato com a pele ou pela inalação de partículas de proteína transportadas no ar pelo pó das luvas. Neste caso pode gerar sintomas variados: na pele, respiratórios, oculares, ou até mesmo um quadro anafilático. 

 - Alergia aos anestésicos 
Anestésicos são medicamentos importantes na prática odontológica, conferindo conforto e permitindo condições adequadas para a realização de procedimentos. Se levarmos em conta o número de vezes em que estes anestésicos são usados no dia a dia, fica clara a sua segurança com relação a efeitos adversos. Anestésicos locais podem ser de grupos químicos diferentes. Além disso, contem também aditivos (conservantes, antioxidantes, entre outros) ou podem ser usados em associação a um vasoconstritor. Reações aos anestésicos locais nem sempre são alérgicas, sendo as mais comuns as reações de ansiedade e medo, chamadas “vaso-vagais”, que se manifestam com sudorese, mal estar, taquicardia, vertigem e desmaio. Citam-se ainda as chamadas reações tóxicas, que resultam de injeção excessiva do anestésico ou por introdução acidental nos vasos sanguíneos da região anestesiada. As reações alérgicas são mais raras (cerca de 1%), ocorrendo apenas em pessoas sensíveis e predispostas. Manifestam-se de formas variadas, englobando desde sintomas leves até quadros intensos e graves. 

 - Alergia a medicamentos
Antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios são medicamentos usados em conjunto ao tratamento odontológico. As reações alérgicas podem variar de uma coceira e irritação da pele, até formas graves. Uma grande dificuldade é que as reações são imprevisíveis, surgindo em pessoas que já tomaram o medicamento anteriormente. 

 - Alergia a produtos usados nos procedimentos odontológicos 
Neste grupo, englobamos uma série de substâncias utilizadas em tratamentos odontológicos, como por exemplo: amálgamas dentários, resinas, metais, flúor, implantes, etc. As reações de causa alérgica (imunológica) têm baixa incidência, comparativamente ao alto número de procedimentos onde estes componentes são utilizados. 

- Metais: neste grupo se destaca o níquel produto utilizado em múltiplos produtos do dia a dia, sendo a sensibilização mais descrita nos testes de contato. Ligas de níquel devem ser evitadas em pessoas sensíveis à substância. Ligas de titânio são utilizadas como alternativa para os pacientes com alto potencial alergênico, pois é um metal de excelente biocompatibilidade. Contudo, há relatos de sensibilidade ao titânio (dor, coceira. eritema, edema), podendo resultar em falhas de implantes dentários. 

- Resinas acrílicas, monômeros acrílicos e metacrilatos: a incidência é baixa, mas podem provocar reações variadas, sendo mais comuns: dor, inchação, coceira e erupção no local e mais raramente, urticária. 

- Flúor: é um produto amplamente utilizado na prevenção de cáries, com segurança e raras descrições de alergia. 

Como saber se um paciente é alérgico a um determinado material? 

A realização da anamnese faz parte da rotina do dentista. Ou seja, o profissional avalia o histórico da saúde do paciente, incluindo perguntas relacionadas à ocorrência de alergias e reações de hipersensibilidade, conferindo segurança e tranqüilidade no tratamento. Havendo dúvida, o paciente é encaminhado a um médico alergista para avaliação mais aprofundada. 

A odontologia moderna se preocupa cada vez mais com a biocompatibilidade dos produtos usados nos tratamentos dentários. Considera-se uma substância como biocompatível, quando não tem capacidade de provocar reação tóxica, irritante, inflamatória, alérgica ou de fundo mutagênico ou carcinogênico. 

 Dicas 
- Faça sempre a prevenção
- Informe ao dentista sobre reações alérgicas prévias 
- Converse com seu dentista, esclareça suas dúvidas e assim diminuirá sua ansiedade 
- Procedimentos em pessoas alérgicas ao látex podem ser realizados com cuidados especiais e utilizando produtos isentos da substância.

52 Dê sua opinião:

Dentistas SP disse...

Ola amigos, realmente este blog é muito interessante e útil. Aproveito a ocasião para perguntar se posso reproduzir alguns de seus posts em meu site respeitando as leis de direitos autorais e atribuindo os creditos e fontes aos respectivos autores.
Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há problemas. É muito bom estabelecer novas parcerias. Obrigado pelo contato com o nosso blog.

Anônimo disse...

Boa noite a equipe.

Como estou com problemas de alergia e não sei a causa, ao procurar na internet algo que me esclareça, foi extremamente esclarecedor as informações de voces, já que os médicos da paraiba não são capazes de dizer em consultório médico. Acredito que só vou descobrir - se é alergia ao batom ou ao aparelho ortodôntico - quando fizer o teste de contato. Os dentistas deveriam fazer o teste também, voces não acham?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O trabalho integrado e harmonioso entre vários especialistas e entre o médico e o dentista é fundamental para o sucesso do tratamento. Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Sirlei disse...

Coloquei um aparelho ortodôntico móvel com resina e desde então estou com uma tosse alérgica, não consigo achar a causa, já eliminei muitas possibilidades no meu convívio e a tosse com muco transparente e e insistente continua, é poss´[ivel ser do aparelho?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sirlei: a possibilidade de que um aparelho ortodôntico provoque tosse é bem rara, eu diria quase impossível. De qualquer modo, não há como afirmar pela onternet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

aleice disse...

Aos 12 anos de idade tive complicações na extração de um dente, fiquei com o rosto bastante inchado, principalmente próximo aos olhos. Fiquei de observação no hospital e no dia seguinte me recuperei. Agora, aos 23 anos preciso tirar os dentes do siso e para isso fiz um teste com Mepivocaína sem vasoconstrictor, não sofri nenhuma reação durante o teste e minha alergista assegurou que poderia usar o anestésico.
Minha dúvida é se a reação alérgica pode se manifestar pelo inchaço no rosto. obg

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que o edema (inchação) tenha resultado de uma alergia ao anestésico. É verdadeiro que as alergias podem se manifestar com edema. Mas nem todo edema tem causa alérgica Por isso, para afirmar, é essencial conhecer melhor seus dados clínicos. Agradecemos sua visita.

J'B house disse...

Bom eu estou uticaria. E meu debte abturado esta eflamado sera que tem alguma coisa have ? Tomeii injeçoes passa alergia depois dois dias elas voltam. Ja elimineii a possibilidadr de ser alimentar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

JB: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet pois não conheço seu histórico clínico, Infecções dentárias podem ser desencadeantes de urticária, mas não há como afirmar se é o seu caso, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde, queria fazer uma pergunta, assim que comecei a fazer tratamento aos meus dentes comecei a ter os lábios inchado de alguma alergia, nunca foi alergico a nada e agora de vez enquanto acordo com os labios inchado,.. ñ sei o k fazer..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para que se possa estabelecer uma relação de causa e efeito. Por isso, para definir seo edema (inchação) dos lábios é de oriegem alérgica é necessário examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita.

David Albuquerque disse...

Gostaria de saber quanto a volatização e inalação ou até absorção cutânea do monômero na gravidez poderia causar algum problema para a mãe ou na própria gestação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

David: a reação a um produto depende de suas características químicas mas também da suscetibilidade individual e grau de tendência para desenvolver a alergia. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá meu nome e vanuzia e tenho alergia muito forte a resina dentária minha boca e a ligua fica muito enchada com ardência e horrível e demora mais de quinze dias pra sumir ,
Gostaria de saber se eu corro algum risco porque no momento estou fazendo um tratamento logo e o que eu posso fazer para amenizar esse problema ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanuzia: é aconselhável que procure um (a) especialista em Alergia para que seja Identificado o tipo de alergia que apresenta. Feito o diagnóstico, será possível programar seu tratamento. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde, minha filha foi anestesiada com Mepivacaína 2% às 09:00 da manhã e lá pelas 15:00, ela apresentou uma alergia na região dos braços (eram muitas bolinhas vermelhas, que pareciam sarampo, mas não coçavam e nem ardiam), que foi sumindo aos poucos sem nenhum uso de anti alérgicos. A anestesia pode ter sido a causa da irritação??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao anestésico local. Mas não há como afirmar sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar sua filha e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá... fiz um tratamento de canal no último dente do fundo da boca, após esse tratamento minha bochecha ficou inchada e está com aspecto amarelado e roxo ja faz uma semana. O que pode ser? Estou preocupada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao dentista e peça que oriente. Gratos por sua visita.

Gilmar Alves Alves disse...

olá bom dia: meu nome é joelma da silva, comecei fazer um tratamento de canal no mes de maio 2015 e na segunda e ultima seção quando aplicou a anestesia em mim, passei mal, sentir dor de cabeça, alteração na pressao e encomodo na garganta. tive que interroper o tratamento estou ainda com curativo o que faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joelma: o seu relato não deixa claro que você tenha apresentado uma reação alérgica (imunológica) à anestesia. Mas, não é possível avaliar pela internet, sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um(a) médico(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Samyla Costa disse...

Tenho 16 anos e tenho alergia à: Dipirona, Paracetamol Benzetacil, Ibuprofeno, Profenid, Dolantina, Toragesic, Liverpax e Dolamin. Já sofri três choques anafiláticos e tenho que extrair um dente e estou com muito medo confesso. O que eu faço? Tomo anti alérgico antes de tomar a anestesia? Me responda doutor. Estou desesperada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Samyla: tomar antialérgico antes da extração dentária não é o procedimento correto. Você deve procurar um (a) médico(a) alergista para orientá-la, pois não é possível emitir um parecer pela internet, sem uma avaliação criteriosa.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Edjoyce Ferreira disse...

Boa tarde
gostaria de tirar uma dúvida.
minha mãe fez um tratamento usou aparelho durante 5 anos. Ela disse que para que seus dentes nao voltassem pra onde estavam antes a dra usou uma espécie de cola ou resina não sei afirmar bem o que é. Agora ela vem sentindo muita ardência na boca e na língua. É possível que ela esteja tendo uma reação alérgica tardia? Isso existe? Depois de colocado na boca esses produtos liberam alguma substância que possa causar isso?
Obrigada desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Edjoyce: o seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar o caso de sua mãe e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa Vista/ Ola, estou a uns 3 meses com alergia e o dermatologista chegou a dizer quer seria alergia a Fluoreto( ele chegou a colocar fluor na minha boca) e após uns 20 minutos começou a surgir os sintomas, boca e lingua incharam, meu coração parece que estava mais acelerado e sentir falta de ar), cheguei a ir na alergista só que ela disse que desconhecia de tal exame para o mesmo!. Minha duvida é a seguinte, existe exame ou algo que possa confirmar tal fato? P.S estou escovando com pasta para bebe(mavaltri..) e bebo água de poço, só que preciso realmente saber em qual lugar do Brasil tem esse teste? Preciso realmente de ajuda.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A avaliação clínica de uma alergia não se baseia apenas num teste, mas sim numa análise criteriosa de seus dados clínicos, realizada pessoalmente. Infelizmente não há como opinar pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica Geral RJ para atender e prestar esclarecimentos sobre seu caso.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Tenho alergia ao acrilico utilizado para a confecção de provisórios. Estou com a língua toda irritada , sem sensibilidade por causa de um procedimento executado a pouco tempo atrás. Há algum medicamento para aliviar essa condição.?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Fiz um tratamento dentário no qual foi usado acrílico . No mesmo dia senti como se tivesse queimado a língua, e nos dias posteriores , minha boca encheu de lesões esbranquiçadas. Está doendo horrores. Não consigo comprar . era nem beber nada. Até água dói. Existe algum remédio local? A pomada Oncilon não resolve porque as lesões são grandes.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. Entre em contato com o/a profissional que realizou seu atendimento. Não há como opinar sem examinar esse tipo de lesão. Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Boa noite. No dia 04-09-15, coloquei três implantes dentários de pino de titânio. Por volta do dia 15-09, começou a aparecer umas manchas vermelhas em meu tórax e nas costas e pelo início de outubro começou uma fadiga intensa em meu corpo, fraqueza muscular, ardor intenso nos meus olhos e sensação de febre. Será que esses sintomas tem haver com alguma relação alérgica ao titânio.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. O titânio é um material que existem pouquíssimos relatos de reações alérgicas, mas não é possível fornecermos um diagnostico sem examiná-lo(a) pessoalmente. Recomendamos que procure um especialista para investigar. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Estou com curativo no dente a mais de uma semana. A dois dias apareceu manchas vermelhas pelo meu corpo todo e com coceira. Pode ser alergia ao curativo? Pois a massinha que foi colocada não é resistente e vai saindo. Agora meus dedos cocam demais, não aguento! Não tive mais nada, apenas muitas manchas vermelhas e coceira e como coça. Não como nada de diferente e nem usei nada diferente...única coisa fora do normal é esse curativo que é início de canal. Pode ser alergia? A doutora colocou um algodao embebido com uma substancia antes de cobrir com a massinha que ja sumiu com o tempo. Ta remarcado para o fim do mes ainda. Obrigada pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A incidência de alergia ao produto utilizado no tratamento de canal é incomum. Mas, não há como avaliar seu caso baseado apenas nos dados enviados em seu breve relato e sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com a sua dentista e peça que antecipe a consulta. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Tenho muita coceira no rosto e percebo que ela se intensifica após ter comido.
Acabei de fazer alguns implantes dentários

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Claudia Barbosa disse...

Por favor estou trocando uma coroa pela segunda vez pois a primeira não ficou boa e estou também trocando um implante, coroa e estética dos quatro dentes frontais da parte de cima.. já faz duas semanas que mi há gengiva está inchada, dói muito. Dá outra vez já ficou assim estou tomando antibióticos e não melhora. Estou com os provisórios.se for alergia ao mesmo o que devo fazer?

Unknown disse...

Sempre que vou no dentista sai um monte de afta. Pode ser alergia?

home family azevedo disse...

O meu filho tem alergia a artigos de borracha( acelerador na vulcanização) padrão primário para os ácidos.e assim que está escrito no relatório médico e agora está indo ao dentista e vai colocar aparelho será se pode.o meu muito obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Home Famiy Azevedo: Bom dia. Para esclarecer sua dúvida, é preciso conhecer os componentes do aparelho ortodôntico que o dentista utilizará em seu filho. Por isso, aconselho que solicite esta orientação ao alergista que trata do seu filho, que poderá trabalhar em conjunto com o dentista. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claudia Barbosa: os dados enviados em seu relato não deixam claro que seja mesmo uma alergia. Para afirmar e assim poder orientar, é essencial uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que seja orientada de forma segura. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

NOTEI QUE DEPOIS QUE COLOQUEI UM IMPLANTE SUPERIOR DO LADO DIREITO PRÓXIMO AO CANINO FIQUEI COM UMA RINITE MUITO FORTE , JA FIZ TODO TRATAMENTO DE ALERGIA E NAO PARA, SERA QUE TEM HAVER COM O IMPLANTE DENTARIO, FAZ UNS DOIS ANOS QUE SOFRO DE RINITE.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que haja relação entre o implante dentário e a rinite alérgica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Estou com curativo a uma semana , e tive que tomar anestesia quando a dentista colocou desde entao meu rosto e minha boca estão muito inchados sinto muita dor na região que ela aplicou a anestesia e parece ate que apareceu uma bolha no local minha língua esta cheia de manchas vermelhas e estou com muitas aftas pela boca, estou com muito dor de cabeça desde que tomei essa anestesia isso pode ser alergia ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à anestesia dentária. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

pri disse...

Boa noite. Existe exames para saber se sou alergica a titanio e os materiais usados em canal? Desde que fiz um tratamento dentario fui diagnostica com urticaria colinergica, devido a queimacao no rosto e tronco e vermelhidao. Quase nao tenho coceiras

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pri: Bom dia. O primeiro passo é uma avaliação clínica rigorosa. O teste de contato pode ser util. É pouco provável que ocorra urticária colinérgica em consequência de uma reação adversa aos produtos dentários Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

amigosdaprontotel disse...

Fiz recentemente próteses metálico cerâmica em vários dentes no maxilar superior. Estou sentindo muitas dores agudas nesta região que irradiam na altura das orelhas, pescoço e cabeça. Nem remédio para dor consegue aliviar este sintoma. Isto pode ser considerado como sintomas alérgicos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que possa ser uma reação alérgica (imunológica). E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que peça ao seu dentista para encaminhá-lo a um(a) alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...