29 agosto 2011

Tem certeza de que é alergia?

Muitas pessoas pensam que têm uma alergia mas não procuram um médico para confirmar o diagnóstico. Esta situação pode ser facilmente constatada lendo os comentários enviados para o blog. 


Mas, certamente não é o ideal. Fazer o diagnóstico, confirmar se é uma alergia e qual o seu tipo é importante para a escolha do tratamento correto. Embora os sintomas possam ser parecidos, nem sempre terão a mesma causa. Tomemos como exemplo uma coceira: é um sintoma comum que pode acompanhar diversas situações, desde uma pele ressecada e irritada até doenças graves. Nem toda coceira é causada por alergia. Este mesmo raciocínio pode ser feito para a tosse, que pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas. Nas lesões cutâneas, nem se fala: é essencial examinar a pele para fazer o diagnóstico. Até porque,uma mesma lesão pode acompanhar diversas doenças.


A falta do diagnóstico poderá atrasar o início de um tratamento correto e impedir a melhora de uma doença. O ideal é procurar um médico especialista em Alergia e, na falta deste, um clínico geral, para receber uma orientação adequada. A base para o reconhecimento de uma doença ainda é a anamnese, ou seja, a coleta de informações feita pelo médico durante a consulta. O exame físico complementa estas informações. Testes e exames poderão ser necessários para finalizar o diagnóstico, como base para um tratamento adequado.  

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...