15 janeiro 2017

Tem certeza de que é alergia?


Muitas pessoas pensam que têm uma alergia mas não procuram atendimento médico para confirmar o diagnóstico. Esta situação pode ser facilmente constatada lendo os comentários enviados para este blog.  Mas, certamente não é o ideal. Fazer o diagnóstico, confirmar se é uma alergia e qual o seu tipo é importante para a escolha do tratamento correto. As queixas podem ser parecidas, mas nem sempre terão a mesma causa. 

Tomemos como exemplo uma coceira: é um sintoma comum que pode acompanhar diversas situações, desde uma pele ressecada e irritada até doenças graves. Nem toda coceira é causada por alergia. 

Este mesmo raciocínio pode ser feito para a tosse, que pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas. 

A falta do diagnóstico poderá atrasar o início de um tratamento correto e impedir a melhora de uma doença. O ideal é procurar um médico especialista em Alergia e, na falta deste, um clínico geral, para receber uma orientação adequada. 




A base para o reconhecimento de uma doença ainda é a anamnese, ou seja, a coleta de informações feita pelo médico durante a consulta. O exame físico complementa estas informações. Testes e exames poderão ser necessários para finalizar o diagnóstico, como base para um tratamento adequado.  

2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Olá,boa tarde. Minha filha tem 9 meses e a pediatra passou uns exames e confirmou que ela tem alergia. Pois há mais de 20 dias ela está com uma tosse e chiado no peito, q no início era uma tosse seca e agora está com catarro amarelo. Ela já fez o tratamento por 7 dias com predsim, sinot clav, abrilan, salsep e rilan 4%. E continuou com a tosse e o peito chiando do mesmo jeito. Voltei novamente com a pediatra ela me encaminhou para o alergista. Contei os sintomas e ele me receitou um xarope alergenico,salsep e rilan 2%.
Pois ele me disse q nessa idade 9 meses ,q nao adiantava me pedir exames pq dificilmente iria dar positivo e a maioria dos resultados iria ser negativo. E no final ele acha q pode ser uma alergia respiratória.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite.Crianças pequenas têm características próprias: 1) seu organismo é imaturo
2) As vias respiratórias infantis, são mais estreitas, sua imunidade ainda é imatura.
3) Nem sempre os sintomas respiratórios são causadas apenas por alergia. Podem contribuir: vírus, refluxo, entre outras causas.
4) Testes (realizados na pele ou no sangue) tendem a ser negativos.
Em resumo, o diagnóstico é clínico, ou seja, baseia-se na análise clínica feita pelo(a) alergista e não em testes ou exames.
Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...