12 julho 2011

Cosméticos para bebês


Cheirinho de bebê ... 
Será que é preciso mesmo usar produtos cosméticos nas crianças pequenas?
Xampu, condicionador, talco líquido e creme hidratante enchem prateleiras de farmácias, supermercados e lojas. A oferta aumenta para as crianças com mais idade: perfumes, maquiagens, esmaltes, creme de pentear para cabelos com cachos e por aí vai. Mas será que eles realmente precisam de tudo isso para ficar limpinhos e cheirosos? Quem responde a esta pergunta são os médicos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). As mães devem ter cuidado nos primeiros meses de vida do bebê.

- Abaixo dos seis meses não há indicação de uso cosméticos, apenas sabonete neutro e um pouco de xampu também neutro. Nada além disso. Bebês ainda têm o sistema de defesa imaturo. Por isso, há maior risco de infecções, irritações e alergias. A regra é clara: “quanto menos, melhor”.

- O que eles precisam para estar limpos é um sabonete de pH 5,5 e água. O uso de hidratantes e óleos deve ser reservado para casos especiais de peles ressecadas, seja por doenças [como a dermatite atópica], seja por condições ambientais [inverno, aquecedores e baixa umidade do ar]. O uso incorreto destes produtos pode retirar a proteção natural da pele dos bebês. Quanto mais se usa, mais a proteção sai. Ou seja, até mesmo os hidratantes devem ser usados com orientação médica.

Quais são os produtos que um bebê não deve usar?
Perfume forte, condicionador, qualquer produto com cheiro ativo, maquiagem, esmalte, hidratantes (em especial os hidratantes de uso adulto, que contém componentes que podem irritar a pele, causar vermelhidão e coceira).

O que usar em cada idade?
De zero a seis meses: apenas sabonete e um pouco de xampu neutro.
A partir do seis meses: são indicados filtros solares específicos para a idade e, se necessário, hidratante com indicação médica.
A partir dos dois anos: estão liberados os cosméticos próprios para crianças.

Como escolher corretamente o produto?
O pH ideal dos sabonetes infantis ou hipoalergênicos deve ser ao redor de 5. É fundamental usar produtos específicos para bebês, que sejam regulamentados pela Anvisa e autorizados para uso infantil. Observe os rótulos: por exigência da Anvisa, eles devem ter orientações básicas de uso, serem dermatologicamente testados ou hipoalergênicos.

O que se deve evitar?
- Limpar a região da fralda com lenços umedecidos, que contenham fragrância e outras substâncias químicas. Os médicos indicam água morna e sabonete neutro.
- "Pomadinhas" só com prescrição médica.
- Evitar uso de perfumes. 
- Crianças pequenas não devem pintar as unhas, pois ficam expostas precocemente a substâncias potencialmente alergênicas.
Fonte: R7

4 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Antigamente as crianças tinham uma vida mais saudável. Não havia esta "febre" de refrigerantes,fast food, as meninas não usavam maquiagem e esmaltes pois as mães diziam:-Quando vc ficar adulta poderá usar."
Agora existe uma gama enorme de produtos que são usados pelas crianças que não são apropriados para a faixa etária. Já vi casos de mães que tingem os cabelos das meninas e até usam produtos de alisamento. Cabe aos pais pensar melhor na educação que dão aos seus filhos: oferecer frutas e verduras, sucos de frutas naturais, e pensar que tudo tem seu tempo.
Nossas crianças estão se tornando precoces demais...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Concordo com a sua opinião. É importante buscar uma orientação saudável à criança, proporcionando condições para um desenvolvimento saudável. Gratos por sua visita.

Dicas sobre bebes disse...

É essencial consultar o pediatra antes de escolher algum cosmético pra bebê.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bela dica! Agradecemos sua visita. Volte sempre.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...