Pular para o conteúdo principal

Vida saudável para os alérgicos: escolha ou acaso?


Se tivesse que apontar o bem mais precioso para o ser humano, eu certamente diria: a saúde. É possível viver bem com pouco dinheiro ou em condições ambientais adversas. Mas sem saúde...

A definição de saúde pela Organização Mundial de Saúde, não é apenas a ausência da doença, mas sim uma visão ampla, incluindo o bem estar físico, mental e social. A presença de uma doença altera diretamente a qualidade de vida de uma pessoa. E, no caso de uma doença crônica, ou seja, de duração prolongada, que pode permanecer meses, anos ou até a vida toda; este reflexo se torna muito mais intenso em sua qualidade de vida.

A presença indesejada da doença torna-se então um desafio, que na maioria das vezes envolve dois caminhos a seguir: “resignar-se” à ela, “conformando-se” com a própria “sina” ou então aceitá-la como um desafio a ser vencido, buscando meios reais de enfrentá-lo.

No tratamento das doenças alérgicas, é fundamental que se escolha o caminho certo, ou seja, o caminho do esclarecimento e da aquisição de armas adequadas para vencê-la. A prevenção, a educação do paciente e de sua família, em especial no caso de crianças. tornou-se uma prioridade como parte importante do tratamento.

O papel do médico não pode se restringir em examinar e receitar medicamentos. O paciente, por sua vez, também deve mudar sua visão e passar a exercer um papel ativo, trabalhando em efetiva parceria com seu médico.

A educação e o esclarecimento sobre a doença é sem dúvidas, a base que impulsiona a mudança de comportamento do paciente e de seus familiares, resultando na melhoria de sua qualidade de vida. Em absoluto, não é um mero acaso, mas uma escolha consciente e participativa para vencer a doença.

Comentários

  1. Anônimo7/6/11 16:59

    Pergunto: meu filho usa Busonid nasal aquoso (100mcg) um jato todas as noites para prevenir a rinite. Não existe outro medicamento que faça o mesmo efeito, pois ele é muito caro.

    ResponderExcluir
  2. Busonid nasal de 50 mcg está à venda na Farmácia Popular com preços bem acessíveis: basta aplicar 2 jatos para totalizar a dose de 100mcg. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/6/11 12:05

    socorro eu venho sofrendo com urticari desde Novembro de 2010,ja passei em varios alergologista ja tomei varios antialergicos e nada.gode fazer o teste p/ saber a causa mas a medica disse que só depois que eu passar um mes sem tomar antialergico que posso fazer só que se eu não tomar fico toda impolada e os remedios so amenizam um pouco. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Os dados enviados não permitem que se tire uma conclusão sobre seu caso. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1) o diagnóstico de uma urticária é clínico, ou seja, não depende de exames ou de testes. 2) Aconselho que converse com sua médica, exponha suas dúvidas para que ela possa orientá-lo da melhor maneira possível 3) A ansiedade e os fatores emocionais tendem a agravar a urticária. 4) A confiança e o diálogo com sua médica são de grande ajuda na obtenção de sucesso em seu tratamento. Gratos por sua visita. Desejo melhoras para sua alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno