05 junho 2011

Vida saudável para os alérgicos: escolha ou acaso?


Se tivesse que apontar o bem mais precioso para o ser humano, eu certamente diria: a saúde. É possível viver bem com pouco dinheiro ou em condições ambientais adversas. Mas sem saúde...

A definição de saúde pela Organização Mundial de Saúde, não é apenas a ausência da doença, mas sim uma visão ampla, incluindo o bem estar físico, mental e social. A presença de uma doença altera diretamente a qualidade de vida de uma pessoa. E, no caso de uma doença crônica, ou seja, de duração prolongada, que pode permanecer meses, anos ou até a vida toda; este reflexo se torna muito mais intenso em sua qualidade de vida.

A presença indesejada da doença torna-se então um desafio, que na maioria das vezes envolve dois caminhos a seguir: “resignar-se” à ela, “conformando-se” com a própria “sina” ou então aceitá-la como um desafio a ser vencido, buscando meios reais de enfrentá-lo.

No tratamento das doenças alérgicas, é fundamental que se escolha o caminho certo, ou seja, o caminho do esclarecimento e da aquisição de armas adequadas para vencê-la. A prevenção, a educação do paciente e de sua família, em especial no caso de crianças. tornou-se uma prioridade como parte importante do tratamento.

O papel do médico não pode se restringir em examinar e receitar medicamentos. O paciente, por sua vez, também deve mudar sua visão e passar a exercer um papel ativo, trabalhando em efetiva parceria com seu médico.

A educação e o esclarecimento sobre a doença é sem dúvidas, a base que impulsiona a mudança de comportamento do paciente e de seus familiares, resultando na melhoria de sua qualidade de vida. Em absoluto, não é um mero acaso, mas uma escolha consciente e participativa para vencer a doença.

4 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Pergunto: meu filho usa Busonid nasal aquoso (100mcg) um jato todas as noites para prevenir a rinite. Não existe outro medicamento que faça o mesmo efeito, pois ele é muito caro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Busonid nasal de 50 mcg está à venda na Farmácia Popular com preços bem acessíveis: basta aplicar 2 jatos para totalizar a dose de 100mcg. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

socorro eu venho sofrendo com urticari desde Novembro de 2010,ja passei em varios alergologista ja tomei varios antialergicos e nada.gode fazer o teste p/ saber a causa mas a medica disse que só depois que eu passar um mes sem tomar antialergico que posso fazer só que se eu não tomar fico toda impolada e os remedios so amenizam um pouco. Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados enviados não permitem que se tire uma conclusão sobre seu caso. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1) o diagnóstico de uma urticária é clínico, ou seja, não depende de exames ou de testes. 2) Aconselho que converse com sua médica, exponha suas dúvidas para que ela possa orientá-lo da melhor maneira possível 3) A ansiedade e os fatores emocionais tendem a agravar a urticária. 4) A confiança e o diálogo com sua médica são de grande ajuda na obtenção de sucesso em seu tratamento. Gratos por sua visita. Desejo melhoras para sua alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...