Pular para o conteúdo principal

Semana Nacional da Alergia

Alergistas planejam uma série de ações para esta semana: no dia 7 será comemorado o Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate à Asma, promovido pela ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. A iniciativa é desenvolvida em 21 estados brasileiros. O objetivo é alertar a população sobre as alergias que afetam muitos brasileiros.


Programação no Rio de Janeiro

1. Associação Brasileira de Asmáticos: quarta feira dia 4 de Maio: distribuirá folhetos informativos sobre Asma e Alergia no Centro da Cidade com participação de asmáticos voluntários associados da ABRA.
2 Instituto Fernandes Figueira: quarta feira dia 4 de Maio com palestra às 11:00 horas e distribuição de material educativo.
3. Hospital Gafrée Güinle: 04 de Maio – quarta feira - período da manhã, com realização de atividade interativa utilizando inquérito epidemiológico sobre a qualidade de vida sob o enfoque infantil, com o tema: “O que a criança alérgica pensa sobre a sua alergia”
4. Hospital Central do Exército: evento na terça feira 03 de Maio: das 08 as 12h com atividades educativas e distribuição de folhetos no setor 13 dos ambulatórios.
5. Hospital Universitário Fundão: 03 de Maio - pela manhã - sala 238 com atividades de interação com os pacientes através de palestras, conversas informais e depoimentos dos próprios pacientes. Haverá participação de profissionais de Escola de Enfermagem Ana Neri. Ao final haverá uma confraternização entre os participantes, com "coffee break".
6. Instituto de Pediatria Martagão Gesteira: quarta-feira, dia 4 de maio, um encontro com os pacientes e suas famílias abordando medidas preventivas e tratamento farmacológico das doenças alérgicas.
7. Policlínica de Botafogo: sexta feira, dia 6 de Maio pela manhã, atividade interativa no auditório da Policlínica de Botafogo. Serão realizados testes cutâneos para detecção de alergias. Vagas limitadas.
8. Policlínica Geral do Rio de Janeiro: na quarta feira dia 04 de Maio, realização do IV Bingo da Alergia, com foco educativo sobre as doenças alérgicas. Haverá distribuição de brindes ao público.
10. Hospital São Zacharias: atividades educativas com crianças do hospital e moradoras das vizinhanças. Palestra para profissionais de saúde do hospital, com utilização de multimídia e exibição de filme educativo.
11. Hospital dos Servidores: quinta feira, 5 de Maio. Os setores de Alergia da Clínica Médica e da Pediatria do Hospital dos Servidores realizarão uma manhã de atividades:
8h-9h30min-realização de testes cutâneos de leitura imediata na população c/orientação posterior. Haverá demonstração do uso de espaçadores artesanais feitos pelos internos e às 11horas, palestra no auditório 5 do Centro de Estudos (aberta ao público) com os temas: A) Como evitar o ácaro. B) Quem tem medo da "bombinha"?
12. UERJ: terça feira dia 3 e quinta feira dia 5 de Maio: de 8 as 11h atividade educativa com pacientes em sala de espera na Policlinica Piquet CArneiro - UERJ (Av. MArechal Rondon, 381 - andar térreo). Serão distribuídos folhetos educativos disponibilizados pela ASBAI, serão tiradas dúvidas sobre alergias e asma e orientados para marcação de consultas pacientes que necessitem.
13. Hospital da Lagoa: terça feira dia 3 de Maio às 10 horas no anfiteatro B. O tema será: "Sessão tira dúvidas” com pacientes, pais e profissionais de saúde.
14. Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – segunda feira dia 05 de maio, às 12:00h - Reunião do Grupo de Apoio à Dermatite Atópica (AADA - Filiada RJ), com atividades para pacientes e seus familiares. Distribuição de material educativo nos ambulatórios, durante a semana.
15. Secretaria Municipal de Saúde: terça feira dia 3 de Maio – Palestra na Unidade de Saúde do Catete e atividades durante a semana nas Unidades do Município distribuídas na dez áreas programáticas.
16. PUC: sexta feira, dia 6 de Maio: palestra para a comunidade na PUC – área de pilotis, enfocando doenças alérgicas para leigos
17. Noroeste/Norte Fluminense: Sexta Feira dia 6 de Maio,pela manhã, na Praça da Cidade de Itaperuna (Avenida Principal), orientação a população, o tema evento “Semana da Alergia-Tire suas Dúvidas.
18. Rio das Ostras: Quarta Feira dia 04 de Maio – ESCOLA MUNICIPAL FANY BATISTA ESTEVES - Endereço: Rua 5, s/n.º - Nova Aliança  às 19:00  Tema: Alergia é coisa séria!


Confira a programação em outros Estados brasileiros no site da ASBAI

Comentários

  1. Olá, blogueiro!

    Sabia que com a sua ajuda podemos mobilizar muitas pessoas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza? Tudo o que pedimos é um incentivo, um ato de cidadania e solidariedade. Muitas pessoas acreditam em seu blog e sua parceria pode nos ajudar a divulgar informações e conscientizar mais pessoas.

    A Campanha de Vacinação contra a gripe será realizada até 13 de maio em todo Brasil. Temos uma novidade para este ano: além dos idosos e indígenas, também serão imunizados gestantes, crianças entre 6 meses e menores de dois anos e profissionais de saúde. Proteção para quem mais precisa!

    Para saber mais sobre a campanha, entre em contato com o comunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

    Agradecemos a atenção,

    Ministério da Saúde
    Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Fan Page: www.facebook.com/vacinacaogripe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno