08 maio 2011

Alergias da pele na gestante

A pele se modifica de forma profunda sob a ação hormonal da gestação, tornando-se mais sensível, ressecada e com maior tendência para manchas e estrias. Grávidas tendem a ter maior sudorese, devido ao aumento de atividade das glândulas sudoríparas, favorecendo o aparecimento de erupções na pele, brotoeja, etc. 

Por isso, recomenda-se às gestantes portadoras de alergia cutânea:
- Manter acompanhamento periódico com o alergista.
- Reduzir o número de banhos: um por dia é o ideal. Caso tome mais de um, prefira banhos rápidos, usando sabonete apenas nos locais necessários.
- E, falando em banhos, não devem ser demorados ou quentes. Usar sabonete suave, apropriado para peles secas e sensíveis. Não se esquecer de aplicar hidratante, logo após o banho, com a pele ainda umedecida
- Alimentar-se de forma saudável e balanceada
- Usar roupas confortáveis, de algodão, evitando tecidos sintéticos, lycra e roupas justas ao corpo.
- Aplicar protetor solar sempre que se expuser ao sol.

Dermatite atópica

É uma das doenças alérgicas mais freqüentes, sendo portanto de alta ocorrência entre as gestantes. É fato que algumas alterações próprias da gravidez como o aumento da sudorese, maior tendência para ressecamento cutâneo e para a coceira contribuem para piorar a dermatite atópica na gestação. Mas, na prática, verifica-se que a evolução é variável em, cada gestante: em muitos casos, a dermatite atópica não se altera na gestação. Em algumas gestantes pode piorar e, em menor freqüência, pode até ocorrer melhora das lesões.Alguns estudos descrevem casos onde a dermatite atópica se inicia na gravidez, mas sempre em mulheres predispostas. Contudo, o mais comum é que a doença já seja pré existente e se modifique durante a gestação, com a influência hormonal. 

Dermatite de contato

Este tipo de dermatite tem mecanismo muito diferente da dermatite atópica. Trata-se de uma resposta imunológica (alérgica) à substâncias (minerais, vegetais, animais ou sintéticas) em contato com a pele. Verifica-se que alguns fatores podem favorecer o surgimento da dermatite de contato. No caso das gestantes, o aumento da sudorese pode facilitar o contato dos alérgenos com a pele. Citam-se a dermatite de contato por níquel, pelo uso de novos cosméticos (por exemplo, para combater estrias), entre outros.
A cura da dermatite de contato depende da identificação e posterior afastamento da substância causadora. Ou seja, não tem relação direta com a gestação

Urticária 

Neste caso, surgem placas avermelhadas acompanhadas de coceira em locais variados do corpo, em geral com duração fugaz. Pode ou não estar relacionada com a gravidez. A causa mais comum é o uso de medicamentos ou de certos alimentos. É importante esclarecer a causa para que se possa ter sucesso no tratamento.

28 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Nossa gente eu também to com uma alergias das bravas,to com 22 semanas e to com o corpo todo vermelho cheio de bolinhas vermelhas e coça muito é horrível,n sei o q fazer a sola das mãos e dos pés até doem é muito ruim as vezes n consigo nem ficar em pé pq dói,o q será q pode ser? me ajudem....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua dificuldade, mas infelizmente não é possível fazer o diagnóstico e indicar tratamento através da internet, sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Como diferenciar cada tipo desses?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A diferenciação não é simples. Para fazer o diagnóstico de uma alergia na pele, o médico alergista precisa: 1) analisar os dados clínicos da gestante história da lesão, antecedentes pessoais, familiares, se é portador de outras doenças, se usa medicação contínua, etc...) de forma minuciosa. 2) Realizar um exame físico criterioso: analisar a lesão na pele, sua textura, elasticidade, temperatura, nuances da coloração, localização no tegumento como um todo, grau de acometimento, avaliar sensibilidade, entre outros pontos. Em resumo, se a gestante suspeita de apresentar algum tipo de alergia, é recomendado que procure um médico alergista para fazer o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

Bibi disse...

Eu estou no 7 mes de gravidez e sofrendo com alergias pelo corpo desde o inicio dela, tem dias que melhoraram e outros que ficam insuportveis, passei com uma dermato que me prescreveu sabonete liquido especifico e creme hidratante e liberou antialergico via oral, esta semana meu go tb me indicou injeção de corticoide mas ta dificil de acabar com os sintomas, so espero que quando o bb nascer passe! Infelizmente nao gravidez não são somento os enjoos que atrapalham nosso dia a dia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bibi: a pele se altera durante a gravidez, assim como outros setores do organismo. Por isso, embora seja um momento especial para a mulher, precisa de um acompanhamento médico constante. Desejamos melhoras e muita saúde para seu bebê!

Adriana Godoy disse...

Boa tarde,

Estou gestante de 20 semanas e estou realizando o teste cutâneo de 48 horas. Existe algum risco para o meu bebê??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriana: o teste de contato pode ser realizado em gestantes, desde que haja indicação precisa, prescrição e acompanhamento do médico alergista. Gratos pela visita

Pri disse...

Ai, estou achando q estou com alergia a protetor solar. Já tive uma reação ao usar um produto com protetor solar em 2012. O dermatologista falou q queimou minha pele. Agora, grávida de 12 semanas, fui passar protetor solar por alguns dias e minha pele teve a mesma reação. Parei de usar (a pele está toda ressecada, com descamação de usar) e vou marcar alergista. Aff...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pri: protetores solares podem causar alergia, sendo a mais comum a dermatite de contato. O alergista analisará seu caso e realizará os testes de contato para identificar a substância causadora do problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá!! Me chamo Fernanda e estou gestante de 36 semanas e dez das 16 tem surgido alergia em diferentes parte do meu corpo por 2 vezes tomei antialérgicos e adiantou a um mês e meio atrás surgiram outras embaixo dos seios, na parte superior da vagina e anus, tomei novamente mais desta vez não adiantou. Obs: as 2 primeiras vezes sobre prescrição medica de uma dermatologista a ultima não. achei que pudesse ser de presunto que sempre comi e nunca me fez mal, parei de comer mais não adiantou agora acho que possa ser do leite e seus derivados ou o meu próprio suor que também nunca me fizeram mal. O que vcs acham? O que devo fazer? cera que depois que o BB nascer isso tudo vai passar? Infelizmente com toda essa alergia não curtir a gestação mais fico muito feliz em dizer a vcs que minha BB esta saudável. Desde já agradeço o carinho e a atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. As doenças de pele são, muitas vezes, bastante parecidas Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. A conduta mais adequada é procurar um alergista para orientá-la. Caso você more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para prestar esclarecimentos. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Bruna, estou grávida de 6 semanas e á mais ou menos duas semanas estou com uma coceira pelo corpo, inclusive nas partes íntimas, não aparece nada na minha pele apenas quando eu cóço fica vermelho com bolinhas brancas, como se fosse mordidas de mosquito, mas logo desaparecem, uma médica ginecologista me passou polaramine duas vezes ao dia por 3 dias, será que posso tomar sem medo?? essa coceira costuma ser normal??? se eu continuar coçando posso ter muitas estrias????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bruna: Polaramine é uma medicação autorizada para uso na gravidez. Infelizmente não é possível emitir um parecer sobre a coceira que descreve ou para afirmar se surgirão estrias, pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que exponha seu temor à médica ginecologista para que possa ser orientada de forma apropriada Obrigado pela visita ao nosso blog.

cassia tena disse...

bom dia!!1 estou com 31 semanas e me apreceu alguns dias como fosse uma urticaria estou fazendo tratamento conforme meu GO passou, mas a minha preocupação é com marcas na pele, pois tenho medo de nao sumir, com a bebe esta tudo perfeito graças a Deus, existe algo q eu possa fazer para a pele nao ficar marcada, sou sincera em dizer q coço mto pois é enlouquecedora a coceira.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Acho que seria importante uma avaliação com seu alergologista, pois para responder a sua resposta primeiramente temos de saber o diagnóstico.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Bom dia, estou de 19 semanas ha uns 10 dias estou com muita coceira, pega as costas, lateral do corpo e as perna é insuportavel. Fui ao dermato e ele me passou agua termal e pomada halobex. Mas nao melhora o que fazer???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sugiro que faça uma consulta com seu médico alergologista, pois não há como responder a sua pergunta sem um exame clinico detalhado.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Bom, eu estou de 34 semanas e estou com muita coceira nos pés , nas mãos , principalmente a noite.As vezes na madrugada já perco o sono por causa da coceira insuportável,nao forma bolhinhas ,nada.Mais a pele fica muito vermelha e cheia de pontinhos branco ,como se fosse no sangue , e já não sei o que pode ser, não tenho alergia de nada, só que nao sei o que fazer, pois já está indo pra 1 semana direta de coceiras principalmente nos pés e mãos! O que devo fazer ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gestantes tendem a ter pele mais seca e sensível. A pele seca agrava a coceira. Por isso, o primeiro passo é hidratar sua pele. Além disso:
- Use sabonete suave para peles secas e sensíveis durante o banho.
- Evite banhos quentes e demorados.
- Não use remédios por conta própria durante a gestação. O médico alergista orientará após examinar sua pele. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

estou no 6º mes de gestaçao e as alergias comesaram agora,manchas vermelhas no corpo e cosam muito e horrivel..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É muito importate informar ao seu médico os seus sintomas para melhor elaboração do seu plano de tratamento.

oliver disse...

Olá, estou no primeiro mês de gestação, descobri agora, pois havia feito dois exames de sangue e tinha dado negativo, porem ja fazia quase dois meses que minha menstruação nao descia, fiz um exame intravaginal e descobri entao que estava mesmo gravida. Neste meio tempo começaram a sair bolinhas na minha costa e coçavam bastante, depois saiu uma na palpebra do olho esquerdo que tambem coçava, ai virou uma feridinha e saiu outra e mais outra, e coça bastante, mas agora nao so nao região delas, coça o couro cabeludo tambem, a testa, quase morro coçando minha cabeça, e essas feridas no olho também ardem muito, queimam por dentro parece. Gostaria de saber se pode ter a ver com a gravidez?, por que desconfio também que algum bichinho pode ter mordido, ou que seja outra coisa, mas ja me disseram que pode ser da gravidez, mais pelo fato de o sangue estar sujo por que a menstruação nao esta vindo. se puder tirar essa minha duvida, nao quero saber o que é, só se ja aconteceu algo parecido com outras gestantes, se tem a ver com gravidez mesmo.?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Oliver: a gestação pode provocar alterações na pele com surgimento de erupção cutânea nem sempre de causa alérgica (imunológica). Mas, infelizmente não é possível emitir um parecer sbre seu caso sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Suellen disse...

Olá meu nome é Suellen e sofro do que julgo ser alergia ao suor. Uso a pomada clob x quando estou em crise. O problema é q estou tentando engravidar. Será que eu osso continuar usando? Vocês teriam alergistas para me indicar na Barra da Tijuca? Obrigada. Abs

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Suellen: gestantes não devem usar nenhuma medicação sem orientação médica. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. O site da ASBAI regional Rio de Janeiro: www.asbairj.org.br também tem um setor para localoizar os médicos alergistas no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Meu nome é Elen Lima estou de 8 semanas de gestação e desde que descobri a gravidez apareceram umas manchas vermelhas principalmente nas mão e pés semelhante a uma impinge minha consulta ainda é a 10 dias e estou super preocupada. O que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elen: sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico de uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erro. Nem sempre é uma alergia. A gravidez modifica muito as condições da pele feminina, em função do efeito hormonal. O caminho mais seguro é procurar atendimento médico e tratar de forma apropriada e segura para você e para seu bebê. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...