10 abril 2011

Faça a festa, mas a alergia alimentar não está convidada!



A alergia alimentar acomete cerca de 7% das crianças e interfere significativamente na sua qualidade de vida, já que o tratamento se baseia no afastamento do alimento, o que nem sempre é fácil. E, no momento de uma festa, a situação fica mais complicada,pois não é fácil encontrar produtos seguros, de sabor agradável e de bom preço. Sem contar com o alto risco de ocorrer o que se chama de "contaminação cruzada", ou seja, a presença acidental de alérgenos, trazendo o risco de desencadear a alergia.

Soma-se a tudo isso o fato de que a criação de bolos, salgados e doces sem os principais alérgenos alimentares (leite, ovo, soja e/ou trigo) exige diversos testes em cozinha experimental para que se obtenha uma receita gostosa e com aparência agradável, mantendo as características das receitas comuns.

Instituto Girassol provou que é possível fazer uma festa de aniversário em que o aniversariante possa consumir junto com seus convidados as mesmas preparações, com o mesmo sabor e aparência da refeição servida sem alérgenos alimentares.

E o melhor de tudo: você pode acessar aqui o livro de receitas para crianças com alergia alimentar. Aproveite e depois conte para nós se o livro está aprovado.

Dicas importantes:

1) Leia todos os rótulos de produtos que serão utilizados nas receitas para verificar se contêm algum alérgeno proibido.
2) Limpe a área da cozinha a ser utilizada para garantir que esteja livre de contaminação.
3) Lave assadeiras, xícaras, talheres, liquidificador, pá e bacia da batedeira com água e sabão, especialmente se existe o risco da presença de alérgenos.
4) As receitas prontas devem ser armazenadas em recipientes tampados, de forma que não entrem em contato com outros alimentos na geladeira ou armário.

Este livro foi o resultado de uma parceria do Instituto Girassol com o curso de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e teve a participação de alergistas de renome, membros da ASBAI:   
Dra Cristina Miuki Abe Jacob e Dra Renata Rodrigues Cocco.

4 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Oi!!!Tenho um filho de um ano com alergia a leite e ovo. Gostaria de poder colocar algumas novidades no cardapio dele, que acaba sendo sempre o mesmo, apesar dele comer muitas frutas e verduras.
Se poderem me ajudar...obrigada desde ja.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O site do Instituto Girassol poderá oferecer sugestões apetitosas para seu filho. Convido que visite o site da nutricionista Marilucia Venda, que acompanha nosso Serviço onde poderá receber uma orientação: http://nutrimari.blogspot.com/
Obrigado pela visita.

Mariane Lemos disse...

Toda vez ao ingerir chocolate minha garganta começa a coçar e a língua também!
Pode ser alergia ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariane: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. E, como não é possível fazer diagnóstico pela internet, aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".