23 janeiro 2011

Tosse

A tosse é um reflexo do organismo para retirar corpos estranhos, impurezas do ar e secreções das vias respiratórias. No momento da tosse, há uma inspiração profunda, seguida do fechamento da glote e de uma expiração forçada. O diafragma se contrai, criando uma pressão positiva, expulsando o ar. A glote então se abre, culminando com a saída ruidosa e súbita do ar pela boca.

É importante saber que existem estruturas, verdadeiros sensores de tosse, localizadas em pontos variados do organismo, não apenas na árvore brônquica. Por exemplo, temos sensores de tosse nos seios da face, ouvidos, laringe, esôfago, estômago, coração. Estas estruturas são sensíveis ao reflexo e estão conectadas ao cérebro, que é o grande coordenador da tosse: emitem um aviso, o cérebro responde e envia a ordem para desencadear o sintoma. A tosse, portanto, é um reflexo que depende parcialmente de nossa vontade - mas em algumas situações não há como evitá-la.

Concluindo:

1) Todo ser humano tosse. Parece simples, mas não o é. O mecanismo da tosse é complexo e envolve muitas estruturas no organismo.

2) Tosse não é uma doença. É um sintoma.Por isso, o tratamento deve ser acompanhado pelo médico. Xaropes não resolverão se a causa não for detectada e tratada.

3) Nem toda tosse é igual: pode ser seca ou com secreção (gosma ou catarro). Em alguns casos pode se acompanhar de escarro com sangue. Algumas vezes, pode piorar à noite ou quando se faz uma atividade física. Em algumas pessoas, a tosse surge quando ri ou fala muito. Outras tossem quando submetidas a situações de estresse. Por isso, o xarope que "deu certo" em uma pessoa pode não funcionar em outra.

Algumas causas de tosse:
- Resfriados e gripes
- Viroses respiratórias
- Tabagismo
- Asma, Rinite, Sinusite
- Fatores irritantes (cheiros, fumaças, mudanças de tempo, etc.)
- Tabagismo
- Efeito colateral de alguns remédios
- Refluxo gastro-esofágico
- Doenças pulmonares obstrutivas crônicas
- Fatores psicogênicos

 Dicas para combater a tosse

- Beber bastante água.


- Mel é um recurso caseiro que pode ajudar, em especial nos casos de gripes e resfriados, pois protege os receptores que desencadeiam a tosse.

- O uso de remédios deve ser orientado por médico, pois varia em cada pessoa, na dependência da causa da tosse. Nem sempre um xarope será a solução. Por exemplo, uma pessoa que tem asma poderá obter melhora se usar um broncodilatador. Já no caso da rinite, a lavagem nasal com solução salina e um antialérgico podem aliviar a tosse.

- Gripes e resfriados têm uma evolução própria, melhorando em geral no decorrer de 4 a 5 dias. A ingestão de líquidos, dieta equilibrada, repouso e uso de antitérmicos em geral são suficientes para a cura do processo, sem que haja necessidade de xarope para tosse.

- O tabagismo é uma causa comum de tosse, tanto no fumante como nas pessoas que convivem com ele. A inalação da fumaça do cigarro piora a asma e a rinite, mas pode provocar tosse mesmo em pessoas saudáveis

- Não se recomenda o uso de remédios para gripe e tosse sem orientação do médico, pois têm riscos, em especial nas crianças e nos idosos. Os princípios ativos presentes nos xaropes de tosse e nos descongestionantes podem provocar efeitos colaterais desconfortáveis, como: alteração do ritmo cardíaco (taquicardia), no sistema nervoso central, (sonolência, irritabilidade) e intoxicações.

- Atenção especial deve ser dada ao ambiente da casa e às condições do dormitório, pois a alergia aos ácaros pode ocasionar sintomas respiratórios e tosse.

- Se a tosse é persistente, o ideal é procurar um médico especialista para orientar o tratamento mais adequado. 

22 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Que alegria em achar um site como esse! Só mesmo quem "fuça" na internet tem acesso a essa maravilhosa equipe. A começar pelo Dr Rios (pai) de quem somos pacientes ha 30 anos, eu e meus filhos. O mais velho tinha 5 anos na epoca e eu, inexperiente e desesperada com as alergias e pneumonias seguidas fui bater no seu consultorio. Ao me ver Dr Rios falou "que cara de tamanco molhado é essa?" e desse jeito, ali, nasceram o nosso afeto e confiança. O diagnostico sempre foi preciso e com o bom humor que é peculiar a pai e filho.. Quero deixar aqui o nosso agradecimento e dizer a todos que aqui entrarem: confiem, porque essa turma faz diferença!Beijos e felicidade a todos (desculpando a intimidade..)

Anônimo disse...

Estou tossindo a um mês ,no começo eu nem coseguia dormir, minha medica me passou uma bombinha de fumaroto de formoterol (Alenia),melhorei , e passei a dormir.So que sinto que ainda estou com problemas , pois sinto a minha garganta áspera,e nao posso rir , senão começo a tossir e fico sem ar.Por fvr me de uma ajuda,o raio x , não deu nada.O pior que a minha esposa tá com o mesmo sintomas , tem Duas semanas que ela nao consegue dormir , por causa da tosse .
Desde ja obrigado !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para tratar a tosse é essencial pesquisar/combater a causa da tosse e para isso, é necessário a consulta médica tradicional. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro Gratos pela visita.

Anônimo disse...

A tosse é uma contração espasmósdica, repentina e frequentemente repetitiva da cavidade torácica, resultando em uma violenta liberação de ar dos pulmões, e geralmente acompanhada por um som característico.A tosse é uma ação que o corpo toma para se livrar das substâncias que estão irritando as passagens de ar na faringe, laringe, traquéia ou pulmões.
O importante aqui, além do significado e da fisiologia da tosse, é que tenhamos a capacidade de observar os sinais de quem está tossindo, seja um familiar ou paciente. O inicio da tosse, a progressão, o aspecto do muco caso haja expectoração, se junto à tosse a pessoa tiver febre, suor excessivo, queixas de dores pelo corpo, entre outras; à td isso devemos ficar atentos e sempre buscar auxilio médico, nunca se auto-medicar pois pode mascarar possíveis e provaveis doenças em evolução.
Abço.
Dr. Abraão Rosah.

helder ribeiro disse...

quando eu vou falar em tom um pouco mais alto, dá uma certa irritação na garganta e é inevitável não tossir. Ou mesmo quando passo uns minutos falar, assim de repente a garganta irrita.
A tosse continuou, e piorou eu tossia, ficava até sem espaço para respirar.
Eu não tenho febre, não sinto dores de cabeça, eu sou um fumador diario sera quem tem alguma coisa a ver .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Helder: tabagismo é a causa mais comum de tosse. Contudo, não é possível emitir um parecer sobre a causa de sua tosse sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Somente após rir intensamente é normal o aparecimento da tosse contínua no momento.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível definir a tosse baseado apenas nos poucos dados enviados. Avaliar pela internet tem limitações e pode gerar erro no diagnóstico e no tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

Eu quando dou uma gargalhada eu começo a tossir, e fico sem ar ás vezes, uma vez à noite comecei a tossir e fiquei sem ar, demorou pra ficar normal de novo, queria saber o que é isso, mas acho que deve ser algum sintoma do zika vírus, porque eu estava com zika enquanto estava com tosse.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará seus dados clínicos, julgará os fatores envolvidos, examinará o paciente e, se for necessário, solicitará exames. Por isso, não há como afirmar se a tosse foi causada pela virose (zika) através de um aconselhamento na internet e sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Max Maxuel disse...

gente minha tossi, ja tem mais de 1 mes, so que a vontade de tossi so na hora de falar, ou quando vou contar, quando estou falado não torso. mais quando vou falar ou cantar, da uma coisa na garganta e da vontade de torssi, vou sou fumante. oque pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Max: o fato de ser fumante torna suas vias respiratórias mais suscetíveis.Mas, espero qu compreenda que não é possível afirmar a causa de sua tosse sem examiná-lo. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Mas se só é possível avaliar o sintoma através de uma consulta médica, qual o sentido desse blog?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Este blog não tem a intenção de substituir a consulta médica. O objetivo é difundir conhecimento sobre a Alergia. É ajudar os alérgicos e seus familiares, educando sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e tratamento. Ensinar que tratar não se resume a tomar remédios. Mas, avaliar sintomas, diagnosticar e tratar, só mesmo numa consulta tradicional e realizada pessoalmente. Para medicar, é essencial analisar de forma criteriosa a história clínica de cada pessoa e depois de examinar pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Jayro Araujo disse...

Já fazem alguns anos que tenho essa tosse maldita. Apenas quando falo, já que sou professor. Não tem secreção ou quaisquer outros sintomas. Poderia ter a ver com tensão, um minimo de nervosismo? Por favor, me deem alguma dica.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jayro Boa tarde A tensão, o estresse e fatores emocionais podem ser agravantes mas não a causa única de uma tosse. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

Rafael Capuano disse...

Já venho há 3 meses assim... Ando desanimando quanto a isso... É os sintomas sao... Falta de ar ao tossir... Sei lá parece que ao tossir fecha a garganta, outro sintoma é pior nem posso rir e beber algo gelado e ainda come algo meio apimentado e já vem a tossi... Parece que tenho algo na garganta, sei que umas das coisa é pigarro... Estará estudando para receita federal, até parei , porque não aguento ... O desânimo bate , tossi vem e ainda nem durmo a noite , com medo de morrer kkkk , parece doentio mas não é , pf me indique algo sei la, um especialista nessa área ...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rafael Bom dia. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

selma moraes disse...

Meu nome é Selma, meu filho esta com treze anos, ate aos dois anos nao podia tomar leite que dava diarreia,tomou dois anos leite de soja, melhorou e passou a tomar leite normalmente,passou a ter muitas tosses e qdo ia ao medico so passavam anti alergicos, a tosse passava e logo voltava.Aos cinco anos um dos medicos que ele passou disse que é asma bronquica,fez diversos exames ao longo destes anos.Nassofribroscopia,exames de alergias,o que deu um indice elevado de alergia a pó,acaros,videodeglutograma,exame de refluxo(estes negativos)tuberculose(negativo).Este medico disse que precisava tratar a asma,isto somente com o exame de alergia que tinha na época ele ja passou os medicamentos,depois que pediu mais exames,passou o seretide 50/250,montelair e allegra o que fez uso por cinco anos porem durante cinco anos,seretide era um jato de manha e outro a noite, mas piorou veio a tosse ao rir e desde entao a anos esta assim,passei em outro especialista mudou o medicamente,passou Oximax 400mg,so piorou entao ele mudou para Vanair,Bamifix,montelair,o ultimo medicamento foi o Vanair, um jato de manha e outro a noite,durante nove meses fazendo este tratamento so piorou,vieram as faltas de ar que ele nao tinha ao praticar esportes e o cansaço por pequenos esforços.Cansei de anos vê-lo tomando tanto medicamento e só piorando e parei com o medicamento e hj estou usando medicamentos naturais e orando,orando,pedindo a Deus para encontrar uma soluçao,para que ele possa brincar e sorrir normalmente.Preciso de ajuda nao sei o que fazer,meu coraçao sangra ao ver o sofrimento dele,seja na escola ou no dia a dia,pois tem vergonha nao pode rir,se der risada vem aqueles ruidos altos de tosse de cachorro que nao acaba nunca, as vezes piora e faço inalaçao com berotec,o que melhora um pouco,mas ao rir continua,qualquer risadinha que de,vem junto o ruido de tosse de cachorro assustador.Sou de Sao Paulo,meu convenio é intermedica max 250, é simples mas é o que tenho no momento.Mas preciso de ajuda,será que podem me instruir me ajudar a encontrar mais uma opçao.Muito obrigada,desculpe o desabafo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Selma Boa tarde. Se o tratamento do seu filho está adequado e ele não melhorou, pode ser que existam fatores agravantes que impeçam sua melhora. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Jairfirmes Santoz disse...

Ola boa tarde! eu sempre tusso muito apos uma risada boa, e quando vou cantar não acontece nada e quando eu tusso logo em seguida dou espirro seco. Eu gostaria de saber o que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jair: Bom dia. A tosse não é uma doença, mas sim o sintoma de algum problema em seu organismo. As causas são variadas e para apontar o que está fazendo você tossir é essencial examiná-lo pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso more no Rio de Janeiro.Gratos por sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...