08 dezembro 2010

Alergia a luvas – esclarecendo dúvidas

Sou alérgico ao látex e preciso utilizar luvas no trabalho: como devo fazer?

A alergia ao látex das luvas pode se manifestar de formas variadas:
1) dermatite de contato irritativa: resulta da ação direta da borracha sobre a pele, que se torna ressecada e irritada. Pode ser amplificada pelo uso de sabões, umidade e pelo talco das luvas.
2) dermatite de contato por mecanismo alérgico (imunológico) gerando eczema no local de contato com as luvas.
3) reação alérgica de sensibilidade às proteínas do látex, podendo ocorrer pelo contato com a pele ou pela inalação de partículas de proteína transportadas no ar pelo pó das luvas. Neste caso pode gerar sintomas variados e imediatos: na pele, respiratórios, oculares, ou mesmo um quadro anafilático.


É indicado que procure um alergista para analisar seu caso e indicar a conduta mais adequada. Existem muitos produtos que contém látex, além das luvas. Além disso, são descritas reações cruzadas com alimentos, principalmente frutas. Ou seja, cerca de 50% dos pacientes alérgicos ao produto, também o são a pelo menos uma fruta, como por exemplo: banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi ou mamão, já que o látex é um produto de origem vegetal e contém proteínas semelhantes às das frutas.


A seguir, listamos algumas alternativas que poderão ser usadas, dependendo do tipo e da gravidade de sua alergia:


- Luvas sem talco
- Luvas de látex de baixa proteína e baixo pó
- Luvas de vinil
- Luvas de nitrilo

O alergista orientará como se comportar no seu caso.

27 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Descobri que sou alergica ao latex e a xilocaina , lidocaina. etc... quando fui doar meu rim..tenho reação cruzada com esses produtos.Ate hoje passo muito aperto por conta disso , minhas mãos estão sempre feridas, porque as vezes preciso usar luvas , e tambem os antibioticos me dão muitos problemas

Anônimo disse...

Preciso saber de fato o que me faz mau, porque medicos ficam com medo de me tratar , principalmente dentista

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser feito através de um aconselhamento por e-mail. Para afirmar a causa de sua alergia, é essencial examinar pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica RJ.
Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

quando vou fazer limpeza eu uso luva e minha mãos ficam vermelha ressecadas
e latejam muito , depois de alguns dias começam a soltar a pele eu queria saber porque esta acontecendo isto
muito obrigado !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que seja uma reação às luvas (de origem irritativa ou de causa alérgica) Para afirmar e emitir um parecer é ssencial examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Angela Barros disse...

Quando uso luvas multiuso, cirúrgicas ou luva de vinil, aparecem bolhas nas mãos, a pele fica vermelha e muita coceira. Retiro a luva lavo bem com sabão e preciso colocar pomada Fernegan, então depois de um tempo passa toda a alergia. Gostaria de saber se tenho alergia ao látex

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Angela, boa noite. A alergia ao látex é uma patologia que geralmente acomete profissionais da área da saúde, pacientes com vários procedimentos cirúrgicos, e profissionais da própria manufatura das luvas e outros objetos feitos a partir do látex. Porém, as luvas de vinil não possuem látex. O diagnóstico depende de uma série de procedimentos que podem confirmar ou afastar a alergia. Sugiro que procure um(a) alergista para realizar a investigação. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

glaucia serafini bernardo disse...

desde que comecei a trabalhar com luvas a 3 meses estou desenvolvendo alergias nas maos sera que pode ser o tipo de luva ou otalco que tem nelas

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gláucia: o seu relato sugere que possa ser uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Laurita disse...

Usei um tipo de luvas de borracha e minhas mãos ficaram manchadas de vermelho . Essas manchas viraram bolhas e coçam muito. Agora ,após 25 dias (+ou-) estão coçando e e vermelha do novamente. Estou com muito medo pq em alguns lugares, as manchas estão escurecendo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Laurita: é possível que tenha ocorrido uma alergia baseado nos dados enviados em seu relato. Mas, não é possível opinar pela internet sem examinar suas mãos. Aconselho que procure uma consulta tradicional realizada pessoalmente, com alergista, em sua cidade. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Barbara disse...

Ola meu nome é descobri que sou alérgica a sulfato de níquel e ao latex tb,gostaria que me indique qual luva posso ta usando no dia dia e o que não contem níquel.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Barbara. Luvas, para você, terão de ser de Vinil. O níquel está presente em vários produtos, principalmente de estrutura metálica, tintas, solventes e objetos com a cor prateada. Até mesmo alguns objetos feitos em ouro podem conter partes com ligas de níquel. É necessário que você converse e receba orientações de seu(sua) médico(a). Obrigado pela visita.

Janine disse...

Cada vez que uso luvas com pó, coça e dá erupções vermelhas nas mãos. Se esfregar a mão no nariz e olhos, eles incham e coçam também. É o verdadeiro "pó de mico".Luvas para lavar louças com pó deveriam ser proibidas

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Janine: converse com o(a) alergista sobre opções de luvas mais adequadas para seu caso: vinil ou luvas de nitrila. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

Anônimo disse...

No aniversário de um primo fui ajudar na decoração e enchi vários balões começou a me dar coceira no corpo todo principalmente no rosto senti minha garganta inchada fiquei com dificuldade pra respirar e sempre que vou em festas que tenham balão se eu ficar muito próximo senti um encomodo no meu corpo e começo a me coçar... Porém faço faculdade de odontologia então necessito usar luvas, porém essas luvas na minha não não me causam mal algum mais se eu levar a minha mão com as luvas ao meu rosto ai começa a coceira desesperadora sinto meu rosto arde é horrível.... porque esse contato contado direto com meu rosto causa tanto encomodo sendo que em outras partes do meu corpo como a mão que está em direto contato com a luva não sinto nada?.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Uma alergia pode se instalar de forma progressiva. Não acontece no primeiro contato e sim com o passar do tempo. Por isso, aconselho que procure um Serviço de Alergia para que seja orientada de forma adequada e segura. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

Cleide Machado Guimarães disse...

Bom dia.
Já sei que sou alérgica ao látex e ao talco que contém nas mesmas.
Vou começar a usar de vinil,porém minhas mãos estão muito secas.
Vocês podem me indicar um creme ou pomada para amenizar o ressecamento.
Desde já obrigada.

Cleide Machado Guimarães disse...

Boa tarde.
Mas uma dúvida: tenho alergia ao látex.
Posso usar creme como luva de silicone?
Desde já obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cleide: existem diversos hidratantes hipoalergênicos. Cito alguns: Cetaphil, Fisiogel, Umidita, Neutrogena. podem ser usados após banho nas mãos e em todo o corpo. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia
Sou fisioterapeuta trabalho com drenagem linfatica...sou alergica a caton cg e.metil parabenos..e ao latex tb...componente presente em quase todos cremes hidratante..
Qual a melhor luva para meu caso que trabalho com massagem? Uma que na rasgue tanto e seja mais confortavel para paciente receber a massagem?
Vc conhece algum creme mais barato que mao contenha esses componentes que eu possa fazer a massagem com ele?o que poderia colocar no meu pulso ja que o creme quando eatou com a luva nao toca na mao mas tova no pulso e este ja esta todo irritado????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação pela internet. Desconheço o tipo de creme que utiliza Para orientar com segurança é preciso conhecer sua história clínica, avaliar a intensidade do resultado do teste e examinar as lesões em sua pele. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Walkiria Naves disse...

Olá eu tenho alergia a PARAFENILENODIAMINA E PPD MIX posso usar as luvas de nitrilo ou elas também são contra-indicadas?
As luvas de vinil rasgam com muita facilidade o que impedem que sejam usadas em procedimentos odontológicos.Há alguma alternativa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Walquíria: luvas de nitrilo podem ser uma alternativa importante para as pessoas alérgicas. Contudo, desconheço seus dados clínicos e sugiro que fale com seu alergista que a examinou, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá..os médicos disseram que estou com dermatite de contato nas mãos, não sei se é só isso. Recomendaram usar luva,mas tenho alergia do latex.Estou usando uma que receitaram, de latex mas que é forrada.
Mesmo assim estou tendo reações na pele. Antes era só no pulso e agora estão na parte de cima da mão e cada vez mais espalhando. Os médicos não passaram exames, apenas medicação tópica, e hidratante, mas não melhora.
Preciso usar luva pra tudo atualmente: limpar casa,lavar roupa, louças e etc. Não sei mais o que fazer. Não uso esmaltes faz muito tempo, tenho receio de passar qualquer coisa nas mãos.
Que luva eu poderia usar? O que poderia fazer? Pode ser consequência de estresse e ansiedade?

Obrigada desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luvas de vinil ou luvas de nitrila podem ser opções para pessoas com alergia ao látex. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Obrigada pelo retorno.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".