20 novembro 2010

Asma e esporte: técnicos e educadores sabem como agir?

Uma pessoa portadora de asma pode se tornar um atleta desde que tenha sua asma controlada. Contudo, atletas portadores de asma podem estar em risco aumentado para ter crises durante a realização do exercício físico. Estudo recente foi realizado para avaliar o nível de conhecimento sobre asma entre técnicos e professores de educação física. Para isso, foi aplicado um questionário entre técnicos de diferentes níveis competitivos esportivos na região do Condado de Nassau no Estado de Nova York

Trinta e cinco por cento dos participantes acreditavam que tinham formação adequada para ajudar um atleta em caso de crise. Mas, quando solicitados a descrever sintomas da doença, a metade não lembrava quais eram e nem sabiam descrever uma crise de asma ou citar a atitude a tomar no caso de crise. Além disso, mais de 80% dos treinadores afirmou que os atletas são responsáveis pelos seus próprios inaladores.
Além disso, apenas 51% haviam freqüentado Curso de Primeiros Socorros nos últimos dois anos, e que mais de 70% não tinha um esquema de acesso imediato à assistência médica durante os treinos ou jogos. 

Este resultado é de fundamental importância para chamar a atenção sobre a necessidade de educação adicional sobre a asma dirigido á treinadores e professores de forma a refletir em segurança aos atletas asmáticos. 

Fonte:Chest

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".