18 julho 2010

Asma, Rinite e Dermatite atópica: samba de uma nota só

Asma, rinite e dermatite atópica podem coexistir numa mesma pessoa.Não é raro que crianças portadoras de dermatite atópica apresentem também asma e rinite alérgica, completando o quadro das chamadas doenças “atópicas”.

ATOPIA é um quadro alérgico descrito por autores americanos – Coca e Cooke – em 1923, para agrupar os portadores de uma constituição alérgica hereditária, que apresentavam eczema, asma e rinite, com testes cutâneos positivos para inalantes e alguns alimentos. Ou seja, a pessoa atópica já nasce predisposta para um "pacote" de alergias.

Em geral a alergia na pele surge mais cedo, ainda na primeira infância. A pele da criança atópica é bastante especial: hiperirritável, coçando muito, ressecada, suando e retendo suor com facilidade, gerando as lesões na pele. No bebê as lesões mais características se localizam na face, que se mostra irritada e avermelhada nas bochechas, com fina descamação. Na criança maior e no adulto, a pele já está mais acometida, engrossada e escoriada pelo ato de coçar. As lesões se localizam principalmente em dobras de braços e pernas, mas podem se mostrar graves, acometendo várias partes do corpo.


Mas, a dermatite atópica raramente anda sozinha: em cada três portadores da doença, dois apresentam alergia respiratória. Com o passar do tempo, surgem os sintomas da rinite: espirros em salva, coriza (nariz sempre escorrendo), congestão nasal constante, além de coceira repetidamente em olhos, nariz, garganta e ouvidos. A repetição das crises passa a provocar outros problemas, surgindo ainda: infecções (sinusite, otite, amigdalite, etc.), tosse crônica, respiração bucal, ronco, voz anasalada, alteração de olfato, paladar, entre outras complicações. Sabe-que que a rinite é um fator de risco para surgir a asma.


A asma se apresenta com crises de intensidade variável que se acompanham de: falta de ar, cansaço, chiados, tosse. Cerca de 80% das pessoas que têm asma, têm também rinite alérgica.


Dermatite atópica, asma e rinite alérgica, têm muito em comum:

- O mecanismo causador destas doenças ainda não está totalmente elucidado, mas sabe-se que a inflamação é um achado comum, manifestando-se na pele, no nariz ou nos pulmões, dependendo de cada caso.


- A história de casos na família é encontrada nas três condições. Crianças que têm pais com asma, rinite ou dermatite atópica têm quase o dobro de chances de desenvolver a alergia.


- A sensibilidade aos inalantes e ácaros da poeira domiciliar acompanha todos os casos, podendo precipitar crises de asma, rinite e dermatite atópica.


- Os medicamentos antialérgicos poderão ser úteis nas três situações.


- Corticóides são usados na forma de cremes na dermatite atópica e nas formas inaladas para uso intranasal na rinite e para inalação oral na asma.


- Medidas de controle contra poeira e ácaros no ambiente da casa do alérgico beneficiarão todos os casos.


- A imunoterapia (vacina para alergia) está indicada no tratamento, em especial quando as alergias respiratórias (asma e rinite) estão presentes.


O fato é que a dermatite atópica, a rinite alérgica e a asma têm características clínicas, genéticas e imunológicas semelhantes. Estudos tentam demonstrar o verdadeiro elo de união entre elas. Pesquisas adicionam dados novos. Seriam as três na realidade uma só doença, manifestando-se de forma diferente e acometendo órgãos diferentes em cada caso? Samba de uma nota só? O futuro responderá.


O acompanhamento feito pelo médico alergista engloba um plano de tratamento integrado, acompanhando o paciente como um todo, e não de forma setorizada. E, ao mesmo tempo, é preciso buscar um tratamento personalizado, ou seja, levando em conta as características individuais (seja um bebê, criança, adolescente ou adulto), de modo a combater crises, equacionar causas e controlar a doença, proporcionando qualidade de vida ao paciente.

26 Dê sua opinião:

Dr. Andre disse...

Samba de uma nota só? Nunca fui capaz desta metáfora. PERFEITA!!!

Adoro o blog de vcs. Vcs têm meu total apoio e adimiração.

Parabéns Fátima. Um abraço.

Jana disse...

Oi, noto que rinite piora com o tempo chuvoso como tem feito agora, e tbém quando passo por situações de stress, piora bastante, existe imunoterapia contra esses sintomas?
Gostaria tanto de respirar como uma pessoa normal!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigada, meu caro amigo. Mas o crédito não é só meu, é do nosso talentoso Tom Jobim. Um abraço!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jana: os estudos mostram que nas pessoas que têm rinite, a mucosa nasal está inflamada de forma persistente. O tratamento e a imunoterapia comnbatem esta inflamação. Assim, com a diminuição e progressivo controle da inflamação, sua mucosa nasal voltará ao normal e aassim sofrerá muito menos a ação destes fatores, permitindo uma vida normal. Obrigado pela visita. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

Kenia disse...

Olá. Com 17 anos comecei a desenvolver dermatite (hoje tenho 21)e já tinha rinite e sinusite alérgica. Mas somente agora que os sintomas tem piorado e incomodado muito que eu fui em busca de um médico e vou começar um tratamento. Ele me disse que eu posso vir a ter asma também. Meus pais são atópicos e meu irmão tem asma. Tratando a dermatite,rinite e sinusite vou ficar protegida contra asma???
Obrigada!

Estou sempre de olho no site de vocês! Parabens!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É essa a intenção do tratamento, Kenia: tratar para prevenir. Infelizmente não é possível afirmar que não terá asma, mas certamente a probabilidade é controlar a rinite e evitar a asma. Obrigado pela visita.

Ana Maria disse...

Comecei a procurar na internet, assuntos sobre a D.A, depois que descobri essa doença em mim, que ressurgiu aos 32 anos(tinha ela quando bebê, segundo minha mãe, que na época nem sabia o que era isso), depois de uma carga alta de estresse. Encontrei esse maravilhoso blog, que está me ajudando muito. Tem horas que me sinto uma DOENTE, com letra maiuscula,ai vem a tristeza, vontade de chorar, quando estou em crises. Ainda bem que encontrei vocês. Parabéns!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Maria: Obrigado. É certamente um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário receber suas palavras. Volte sempre para nos visitar. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Juliana gostaria de saber se falta de ar, e sensação de nariz fechado pode ser sintoma de rinite e asma?
Tenho D.A há uns 04 anos, tive bronquite e alergia a alimentos acidos e com corantes na minha infância.
Hj como tudo e não aparecem urticaria e nem dores na cabeça como quando era crinça.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível, Juliana, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Daniela, há 03 anos começaram a surgir umas manchas na minha pele inicialmente vermelhas e com o uso de pomadas ficaram brancas. Essas manchas coçam bastante que chega até a descamar a pele (suspeito de uma D.A.), e há pouco tempo descobri que tenho rinite alérgica e vou começar um tratamento com vacinas que pode durar de 3 a 5 anos. Será que com o uso da vacina essas manchas brancas do meu rosto podem desaparecer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daniela: o tratamento com as vacinas de alergia (imunoterapia)é importante para controle da doença e para evitar crises. Mas ao mesmo tempo, o alergista orientará cuidados locais para tratamento de sua pele. A resolução das mancjas depende do grau de acometimento da pele. Obrigado pela visita.

Aline Ricci disse...

Olá, também sofro com dermatite atópica e rinite alérgica. Estou usando creme hidratante e corticóide tópico prescritos pelo médico nas lesões que tenho no peito e barriga, mas gostaria de saber se as manchas escuras que tenho no local tem tratamento? Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: é possível combater as manchas,dependendo do grau de acometimento. Não tenho condições para julgar sem examiná-la. Por isso, o seu médico alergista é a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida. Agradecemos sua visita.

vanessadafne disse...

samba do crioulo doido fazer o que...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Concordo, Vanessa, mas não é uma escolha. Por isso, ajuda muito saber que é possível controlar a doença e ter uma vida normal. Obrigado pela participação em nosso blog.

Anônimo disse...

ola bom dia sou Adriana tenho um filho de 10anos que sofre de renite e dermatite desquer nasceu existe vacina para ajuda- lo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriana: o tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia) tem excelentes resultados nas crianças alérgicas, em especial naquelas portadoras de alergia respiratória, como a rinite alérgica. Aconselho que leve seu filho a um alergista para avaliá-lo e confirmar se está indicado para seu caso. Gratos pela visita.

Camille Carpi disse...

Bom dia,
É possível que a asma e a rinite se manifestem em adultos, sem quadro clínico anterior?

Camille Carpi disse...

Bom dia,
É possível que a asma e a rinite se manifestem em adultos, sem quadro clínico anterior?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Camille: sim. Embora seja mais comum que se iniciem na infancia, a asma e a rinite podem se iniciar na idade adulta e até na terceira idade.

Anônimo disse...

A alimentação interfere no tratamento de vacinas?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alimentos não intereferem na imunoterapia. Em princípio, não se recomenda uma dieta especial, a não ser em casos específicos. O ideal é que se faça uma alimentação saudável e balanceada, para melhora da situação nutricional geral do alérgico. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paula: a rinite alérgica e a dermatite atópica são doenças de origem alérgica e que podem ser associar com frequência.A base para aparecimento da doença é a genética (hereditariedade) mas influenciarão também fatores ambientais e pessoais. Não tenho condições para opinar sobre o caso baseado apenas no seu breve relato e sem analisar seu filho pessoalmente. Agradecemos seu contato. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Cristiane e tenho um filho de 3 anos que apresenta dermatite atópica. Fui hoje na consulta com alergista, fizemos o teste cutâneo de alimentos e inaladores (deu negativo) e foi passado um tratamento com medicação oral para asma. Fiquei assustada pq de vez em quando ele apresenta quadros de rinite, mas nunca asma. Agora, com a ajuda de vocês, entendi o tratamento e fiquei mais tranquila. Não imaginei que tudo poderia estar relacionado.
Muito Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pelo depoimento, Cristiane. Desejamos melhoras ao seu filho. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".