Pular para o conteúdo principal

Asma, Rinite e Dermatite atópica: samba de uma nota só

Asma, rinite e dermatite atópica podem coexistir numa mesma pessoa.Não é raro que crianças portadoras de dermatite atópica apresentem também asma e rinite alérgica, completando o quadro das chamadas doenças “atópicas”.

ATOPIA é um quadro alérgico descrito por autores americanos – Coca e Cooke – em 1923, para agrupar os portadores de uma constituição alérgica hereditária, que apresentavam eczema, asma e rinite, com testes cutâneos positivos para inalantes e alguns alimentos. Ou seja, a pessoa atópica já nasce predisposta para um "pacote" de alergias.

Em geral a alergia na pele surge mais cedo, ainda na primeira infância. A pele da criança atópica é bastante especial: hiperirritável, coçando muito, ressecada, suando e retendo suor com facilidade, gerando as lesões na pele. No bebê as lesões mais características se localizam na face, que se mostra irritada e avermelhada nas bochechas, com fina descamação. Na criança maior e no adulto, a pele já está mais acometida, engrossada e escoriada pelo ato de coçar. As lesões se localizam principalmente em dobras de braços e pernas, mas podem se mostrar graves, acometendo várias partes do corpo.


Mas, a dermatite atópica raramente anda sozinha: em cada três portadores da doença, dois apresentam alergia respiratória. Com o passar do tempo, surgem os sintomas da rinite: espirros em salva, coriza (nariz sempre escorrendo), congestão nasal constante, além de coceira repetidamente em olhos, nariz, garganta e ouvidos. A repetição das crises passa a provocar outros problemas, surgindo ainda: infecções (sinusite, otite, amigdalite, etc.), tosse crônica, respiração bucal, ronco, voz anasalada, alteração de olfato, paladar, entre outras complicações. Sabe-que que a rinite é um fator de risco para surgir a asma.


A asma se apresenta com crises de intensidade variável que se acompanham de: falta de ar, cansaço, chiados, tosse. Cerca de 80% das pessoas que têm asma, têm também rinite alérgica.


Dermatite atópica, asma e rinite alérgica, têm muito em comum:

- O mecanismo causador destas doenças ainda não está totalmente elucidado, mas sabe-se que a inflamação é um achado comum, manifestando-se na pele, no nariz ou nos pulmões, dependendo de cada caso.


- A história de casos na família é encontrada nas três condições. Crianças que têm pais com asma, rinite ou dermatite atópica têm quase o dobro de chances de desenvolver a alergia.


- A sensibilidade aos inalantes e ácaros da poeira domiciliar acompanha todos os casos, podendo precipitar crises de asma, rinite e dermatite atópica.


- Os medicamentos antialérgicos poderão ser úteis nas três situações.


- Corticóides são usados na forma de cremes na dermatite atópica e nas formas inaladas para uso intranasal na rinite e para inalação oral na asma.


- Medidas de controle contra poeira e ácaros no ambiente da casa do alérgico beneficiarão todos os casos.


- A imunoterapia (vacina para alergia) está indicada no tratamento, em especial quando as alergias respiratórias (asma e rinite) estão presentes.


O fato é que a dermatite atópica, a rinite alérgica e a asma têm características clínicas, genéticas e imunológicas semelhantes. Estudos tentam demonstrar o verdadeiro elo de união entre elas. Pesquisas adicionam dados novos. Seriam as três na realidade uma só doença, manifestando-se de forma diferente e acometendo órgãos diferentes em cada caso? Samba de uma nota só? O futuro responderá.


O acompanhamento feito pelo médico alergista engloba um plano de tratamento integrado, acompanhando o paciente como um todo, e não de forma setorizada. E, ao mesmo tempo, é preciso buscar um tratamento personalizado, ou seja, levando em conta as características individuais (seja um bebê, criança, adolescente ou adulto), de modo a combater crises, equacionar causas e controlar a doença, proporcionando qualidade de vida ao paciente.

Comentários

  1. Samba de uma nota só? Nunca fui capaz desta metáfora. PERFEITA!!!

    Adoro o blog de vcs. Vcs têm meu total apoio e adimiração.

    Parabéns Fátima. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, noto que rinite piora com o tempo chuvoso como tem feito agora, e tbém quando passo por situações de stress, piora bastante, existe imunoterapia contra esses sintomas?
    Gostaria tanto de respirar como uma pessoa normal!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meu caro amigo. Mas o crédito não é só meu, é do nosso talentoso Tom Jobim. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Jana: os estudos mostram que nas pessoas que têm rinite, a mucosa nasal está inflamada de forma persistente. O tratamento e a imunoterapia comnbatem esta inflamação. Assim, com a diminuição e progressivo controle da inflamação, sua mucosa nasal voltará ao normal e aassim sofrerá muito menos a ação destes fatores, permitindo uma vida normal. Obrigado pela visita. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Com 17 anos comecei a desenvolver dermatite (hoje tenho 21)e já tinha rinite e sinusite alérgica. Mas somente agora que os sintomas tem piorado e incomodado muito que eu fui em busca de um médico e vou começar um tratamento. Ele me disse que eu posso vir a ter asma também. Meus pais são atópicos e meu irmão tem asma. Tratando a dermatite,rinite e sinusite vou ficar protegida contra asma???
    Obrigada!

    Estou sempre de olho no site de vocês! Parabens!

    ResponderExcluir
  6. É essa a intenção do tratamento, Kenia: tratar para prevenir. Infelizmente não é possível afirmar que não terá asma, mas certamente a probabilidade é controlar a rinite e evitar a asma. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Comecei a procurar na internet, assuntos sobre a D.A, depois que descobri essa doença em mim, que ressurgiu aos 32 anos(tinha ela quando bebê, segundo minha mãe, que na época nem sabia o que era isso), depois de uma carga alta de estresse. Encontrei esse maravilhoso blog, que está me ajudando muito. Tem horas que me sinto uma DOENTE, com letra maiuscula,ai vem a tristeza, vontade de chorar, quando estou em crises. Ainda bem que encontrei vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Ana Maria: Obrigado. É certamente um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário receber suas palavras. Volte sempre para nos visitar. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu nome é Juliana gostaria de saber se falta de ar, e sensação de nariz fechado pode ser sintoma de rinite e asma?
    Tenho D.A há uns 04 anos, tive bronquite e alergia a alimentos acidos e com corantes na minha infância.
    Hj como tudo e não aparecem urticaria e nem dores na cabeça como quando era crinça.

    ResponderExcluir
  10. É possível, Juliana, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é Daniela, há 03 anos começaram a surgir umas manchas na minha pele inicialmente vermelhas e com o uso de pomadas ficaram brancas. Essas manchas coçam bastante que chega até a descamar a pele (suspeito de uma D.A.), e há pouco tempo descobri que tenho rinite alérgica e vou começar um tratamento com vacinas que pode durar de 3 a 5 anos. Será que com o uso da vacina essas manchas brancas do meu rosto podem desaparecer?

    ResponderExcluir
  12. Daniela: o tratamento com as vacinas de alergia (imunoterapia)é importante para controle da doença e para evitar crises. Mas ao mesmo tempo, o alergista orientará cuidados locais para tratamento de sua pele. A resolução das mancjas depende do grau de acometimento da pele. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Aline Ricci20/6/11 17:45

    Olá, também sofro com dermatite atópica e rinite alérgica. Estou usando creme hidratante e corticóide tópico prescritos pelo médico nas lesões que tenho no peito e barriga, mas gostaria de saber se as manchas escuras que tenho no local tem tratamento? Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Aline: é possível combater as manchas,dependendo do grau de acometimento. Não tenho condições para julgar sem examiná-la. Por isso, o seu médico alergista é a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  15. samba do crioulo doido fazer o que...

    ResponderExcluir
  16. Concordo, Vanessa, mas não é uma escolha. Por isso, ajuda muito saber que é possível controlar a doença e ter uma vida normal. Obrigado pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/1/13 08:26

    ola bom dia sou Adriana tenho um filho de 10anos que sofre de renite e dermatite desquer nasceu existe vacina para ajuda- lo

    ResponderExcluir
  18. Adriana: o tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia) tem excelentes resultados nas crianças alérgicas, em especial naquelas portadoras de alergia respiratória, como a rinite alérgica. Aconselho que leve seu filho a um alergista para avaliá-lo e confirmar se está indicado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,
    É possível que a asma e a rinite se manifestem em adultos, sem quadro clínico anterior?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia,
    É possível que a asma e a rinite se manifestem em adultos, sem quadro clínico anterior?

    ResponderExcluir
  21. Camille: sim. Embora seja mais comum que se iniciem na infancia, a asma e a rinite podem se iniciar na idade adulta e até na terceira idade.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/5/13 19:46

    A alimentação interfere no tratamento de vacinas?

    ResponderExcluir
  23. Alimentos não intereferem na imunoterapia. Em princípio, não se recomenda uma dieta especial, a não ser em casos específicos. O ideal é que se faça uma alimentação saudável e balanceada, para melhora da situação nutricional geral do alérgico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  24. Paula: a rinite alérgica e a dermatite atópica são doenças de origem alérgica e que podem ser associar com frequência.A base para aparecimento da doença é a genética (hereditariedade) mas influenciarão também fatores ambientais e pessoais. Não tenho condições para opinar sobre o caso baseado apenas no seu breve relato e sem analisar seu filho pessoalmente. Agradecemos seu contato. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  25. Olá meu nome é Cristiane e tenho um filho de 3 anos que apresenta dermatite atópica. Fui hoje na consulta com alergista, fizemos o teste cutâneo de alimentos e inaladores (deu negativo) e foi passado um tratamento com medicação oral para asma. Fiquei assustada pq de vez em quando ele apresenta quadros de rinite, mas nunca asma. Agora, com a ajuda de vocês, entendi o tratamento e fiquei mais tranquila. Não imaginei que tudo poderia estar relacionado.
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pelo depoimento, Cristiane. Desejamos melhoras ao seu filho. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno