21 maio 2010

Limpeza de ar-condicionado e ventilação garantem a saúde na empresa


Boa parte das doenças respiratórias ocupacionais pode ser prevenida, afirmam os médicos. Medidas simples podem ser oferecidas, como orientar os funcionários a tomar a vacina contra a gripe A e a consultar o médico da companhia em caso de sintomas de doenças respiratórias.

Há casos em que a empresa deve intervir diretamente - como em ambientes fechados, nos quais a possibilidade de troca e renovação do ar é menor. O acúmulo de poluentes pode desencadear sintomas alérgicos respiratórios, dependendo da sensibilidade do profissional, explica a médica alergista Fátima Emerson. 
 
A resolução nº 176 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece padrões de qualidade do ar que devem ser seguidos em locais de uso público e coletivo climatizados artificialmente.

A Chemtech, empresa de prestação de serviços em engenharia e tecnologia da informação, por exemplo, faz a limpeza do duto do ar-condicionado e o tratamento da água usada neste processo semestralmente. "Nunca identificamos nenhum caso de doença respiratória aqui", diz Leonardo Mendes, coordenador do Departamento de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da empresa.

No caso de indústrias que utilizem produtos químicos que podem causar irritação, a área de produção precisa ser projetada com ampla ventilação, sinaliza Eduado Algranti, médico da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho). O layout do parque gráfico foi um dos investimentos da gráfica Mattavelli. A empresa, que utiliza tintas atóxicas, feitas com óleo de soja, projetou um espaço para facilitar a ventilação do ambiente.
Fonte: Folha de S Paulo

2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Pois eu estou com uma tosse horrível há 1 semana e dor de garganta e ouvidos devido ao ar condicionado do meu trabalho. E é uma instituição de saúde. Vejam só !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O ar refrigerado não é a causa única dos sintomas, mas pode atuar como agravante do problema. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento de forma adequada para que possa conviver de forma saudável no ambiente refrigerado do seu trabalho. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...