21 fevereiro 2010

Uso de Broncodilatadores de ação prolongada na asma



O FDA americano, órgão regulador das medicações (Food and drug administration) emitiu parecer no dia 18/02/2010 sobre os medicamentos broncodilatadores de longa duração utilizados no tratamento da asma. No Brasil, estes medicamentos podem ser encontrados de forma isolada (nomes comerciais: Fluir, Foradil, Formare, Formocaps e Serevent) ou em forma combinada com corticóides inalados (nomes comerciais: Alenia, Foraseq,Seretide, Symbicort e Vannair).


Principais recomendações para uso seguro dos broncodilatadores de longa duração:


1. Os broncodilatadores de ação longa devem ser utilizados sempre em conjunto com os medicamentos controladores, ou seja, com corticóides inalados. Este uso pode ser feito em inalador único ou em forma de inalação subsequente. 

2. O uso isolado de broncodilatadores de ação longa não é recomendado.

3. O uso a longo prazo dos broncodilatadores de longa duração deve ser restrito aos pacientes cuja asma não foi adequadamente controlada apenas com medicamentos controladores.

4. De preferência, estes medicamentos devem ser utilizados pelo menor tempo possível até que os sintomas da asma estejam controlados. A partir daí, devem ser suspensos e mantido o tratamento com os medicamentos controladores da asma.

5. O uso em crianças e adolescentes deve priorizar a escolha de produtos em um mesmo inalador, para melhor garantia do uso combinado com o corticóide inalado.


O FDA concluiu que o uso apropriado dos broncodilatadores de longa duração traz benefícios no controle da asma que suplantam os riscos potenciais, mas enfatiza a necessidade da escolha criteriosa dos pacientes e da utilização conjunta com medicamentos controladores. 

4 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Tenho problemas com bronquite,mas os medicos do sus nunca me indicaram a necessidade de consultar um alergista.Normalmente passamos por clinicos gerai que nao sao especializadosnestes casos. Embora receba medicação a base de corticóides, sinceramente nao existe acompanhamento isolado para cada caso,pois a variação dos médicos é frequente e intensa para os atendimentos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

na maioria das cidades brasileiras, existem centros especializados de asma na rede pública. Caso more no Rio de Janeiro, recomendamos: Hospital do Fundão, Hospital Pedro Ernesto, Hospital Gafrée Guinle, entre outros. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Patricia disse...

Tenho Bronquite e uso nas crises a famosa bombinha Aerolim. Ma o meu medico indicou o uso de Symbicort e Busonid para o nariz. Muito bom e tratou minha meu caso que também e alérgico. Enfim me ajudou e ajuda muito em época de frio que ataca mais a saúde.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: aproveitando seu depoimento, vale ressaltar que Aerolin é uma medicação aliviadora, que deve ser usada apenas no resgate de crises. Quanto menos necessitar usar, melhor. Já o Synbicort e outros similares, deve ser usado regularmente todos os dias, mesmo que esteja bem, para controlar a asma e evitar as crises. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".