20 dezembro 2009

Alegria sem alergia nas festas de Natal e Ano Novo

Arvore de natal

O final do ano chegou e com ele as festas: lista de presentes, ceias, comemorações, amigo oculto,confraternizações... Árvore de natal, enfeites e luzes, saem do armário para ocupar o lugar principal da sala.

Mas, tem outro lado: no Brasil, o calor do verão já está dando sinais, mas as chuvas típicas da mudança da estação ainda contribuem para a umidade do ambiente. Os enfeites guardados podem estar cheios de pó. O consumo de bebidas alcoólicas, comidas extravagantes, viagens, horários alterados, fazem parte de um “pacote” que acompanha a alegria dos feriados. E aí começa o problema: como programar as festas com saúde para os alérgicos?

Não deixe de festejar!

Mas, antes, leia as dicas que preparamos 
para que suas festas sejam um sucesso:

1. Se você é alérgico, peça para outra pessoa retirar os enfeites do armário e limpá-los com pano úmido antes de montar a árvore.

2. Use enfeites laváveis, evitando pelúcias, lãs e objetos que acumulem pó.

3. Se usar balões na decoração, verifique antes se algum convidado é alérgico ao látex,

4. Ao invés de velas, que muitas vezes são perfumadas e podem espalhar cheiro e fumaça no ambiente, escolha luzes coloridas para enfeitar o ambiente.

5. Escolha o cardápio com antecedência e informe-se entre seus convidados se alguém é alérgico a um determinado alimento. Se você é o convidado, avise com antecedência o alimento que deve evitar.

6. Os sprays de neve artificial podem trazer problemas pois contem substâncias químicas capazes de irritar ou sensibilizar a pele e olhos. Evite usá-los, principalmente junto às crianças.

7. Exagerou na bebida? Comeu demais?
O abuso pode provocar problemas gástricos e refluxo. A doença do refluxo gastroesofágico pode causar sintomas respiratórios, por ex: tosse, rouquidão, asma, pneumonias, pigarro.
Além disso, tenha cuidado com remédios para digestão e ressaca, pois alguns podem conter analgésicos como a aspirina (ácido acetil salicílico) e provocar asma em pessoas sensíveis. Se você já sabe que tem alergia a analgésicos, leve sua medicação alternativa para não cair na tentação de tomar um “remedinho”, por mais inofensivo que pareça.

8.  Se você está viajando ou festejando em casa de amigos onde não pode controlar os alérgenos, leve sua medicação. Casas de veraneio podem trazer problemas por ficarem fechadas longo tempo, facilitando umidade, mofo e ácaros.

9- Peça ao seu alergista que oriente a melhor conduta durante as festas.

10. Lembre-se: a melhor festa é aquela feita com amor, sem correrias e estresse. Não interrompa seu tratamento, mas também não economize alegria.
Boas Festas


6 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a todos vcs por essas informações que para mim tem sido de grande valia!!tenho aprendido muito com as matérias.
Obrigada por nos ensinar a ter uma normal e dar uma vida normal ao meu filho que é alérgico e eu não sabia como lidar com isso,mas graças a vcs e uma medica maravilhosa q Deus colocou na minha vida tudo tem dado muito certo.
Um FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO A TODOS!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia: tenha certeza de que suas palavras são um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário.Volte sempre!

arthur disse...

obrigado pelas as dicas.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Um abraço, Arthur. Aproveito a oportunidade para convidá-la. a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Eduardo Souza Lima disse...

Prezados Amigos e Colegas,

Este Blog é muito importante para os alérgicos não somente pelas informações corriqueiras fornecidas mas também pelas dicas científicas que ajudam muito no dia a dia dos alérgicos, o que proporciona uma qualidade de vida muito melhor do que antes apresentavam sem este Blog.
Como sempre a Policlínica do Rio de Janeiro sabe orientar para crescer junto com os pacientes para ser uma grande família.
Parabéns pelas dicas de cuidado ao montar a árvore de Natal e desejo aos amigos um Feliz Natal e um ano novo de grande realizações e sucesso.
Abraços, Eduardo Souza Lima

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Valeu, Eduardo! Muito obrigado! Aproveitamos a oportunidade para desejar um Feliz Natal, para você e sua querida família!

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...