Pular para o conteúdo principal

Imunoterapia - vacinas para alergia




A aplicação de vacinas para alergia é chamada de imunoterapia específica. Consiste na introdução de mínimas porções da substância a que a pessoa é alérgica, de modo contínuo, até o organismo não reagir mais de forma anormal àquela substância (antígeno).

Por exemplo, nas alergias respiratórias, injetam-se mínimas quantidades de extratos contendo ácaros da poeira domiciliar. O objetivo é diminuir a sensibilidade e assim controlar a doença.

A dificuldade para se evitar totalmente o contato com os alérgenos, principalmente a poeira e os ácaros, levam à necessidade de uma imunoterapia específica, com vacinas preparadas com estes alérgenos.

Os resultados da imunoterapia são muito bons, mas é importante esclarecer alguns pontos:

- É necessária uma indicação precisa da imunoterapia.

- O ideal é conhecer quais os alérgenos causadores de sensibilização. O médico realiza a pesquisa de fatores envolvidos, analisa os dados clínicos do paciente e realiza testes cutâneos alérgicos.

- A imunoterapia está indicada quando não for possível afastar totalmente o alérgenos, como no caso da poeira domiciliar.

- O médico especialista em Alergia orientará o tratamento.

- A imunoterapia deve ser feita com antígenos padronizados, de boa qualidade. Devem ser neutras, estéreis, sem irritantes e com os alérgenos adequados para o paciente.

- A imunoterapia faz parte de um tratamento. Assim, o uso dos medicamentos (aliviadores e controladores) deve ser mantido, bem como as medidas de controle ambiental no domicílio. . O médico alergista orientará doses, concentração, intervalos de doses e realizará o tratamento global em cada paciente.

O tempo de tratamento varia de 2 a 4 anos, mas a melhora já aparece nas primeiras séries. Mas, a interrupção precoce do tratamento provoca o retorno dos sintomas.

Vias de aplicação


INJETÁVEL: a vacina é aplicada por via subcutânea profunda (na gordura que fica sob a pele), na parte posterior do braço, nádegas ou coxas. É a forma tradicional e mais utilizada.


SUB LINGUAL: utilizam-se vacinas sob forma de gotas que são pingadas embaixo da língua, de preferência em jejum ou fora de refeições.Imunoterapia sublingual é efetiva para adultos e crianças, porém em altas doses.

Principais indicações:

- Alergias respiratórias (asma e rinite alérgica)
- Conjuntivite alérgica
- Alergias a insetos

Benefícios da Imunoterapia

O tratamento com vacinas para alergia é eficaz, diminuindo sintomas e melhorando a qualidade de vida dos alérgicos. Muitas vezes, a imunoterapia faz com que a pessoa consiga diminuir ou até mesmo não necessitar mais de medicamentos.

É o único tratamento capaz de modificar a história natural da doença proporcionando o controle da doença. No caso da rinite, por exemplo, o tratamento é capaz de evitar a evolução para asma.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), endossou o emprego das vacinas com alérgenos:
1- em pacientes que apresentam reações graves (anafiláticas) a insetos (abelhas, vespas, marimbondos e formigas) e
2- nos indivíduos sensíveis a alérgenos ambientais que apresentem manifestações clínicas, como rinite, asma, conjuntivite.

Reações à imunoterapia:

 - Locais: dor, irritação, edema, avermelhamento e coceira no local da aplicação.
- Reações no organismo: piora transitória dos sintomas alérgicos, minutos ou horas após aplicar a vacina. Urticária. Anafilaxia (rara).

Contra-indicações:


 A imunoterapia não deve ser feita nos seguintes casos:
- Portadores de asma grave
- Pacientes em uso de betabloqueador
- Doenças do sistema imunológico (autoimunes)
- Doenças psiquiátricas
- A vacina não pode ser iniciada na gravidez, mas pode ser mantida nas mulheres que já estavam em tratamento quando engravidaram.


Até o presente momento, o controle de alérgenos no ambiente e a imunoterapia são os únicos tratamentos que modificam o curso natural de uma doença alérgica, seja prevenindo novas sensibilizações, seja alterando a história natural da doença ou de sua progressão

Comentários

  1. Gélica: ácaros, poeira e mofo não são causas habituais de urticária. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Milene tenho 39 anos descobri que tenho alergia através de três teste que eu fiz a caixa do IGe foi altissima 748 , sou alérgica a licopeno entre Ácaros poeira domiciliar a gatos cachorro corantes química ao cu plástico e borracha enlatados e eu estou fazendo tratamento , com vacinas mas ultimamente estou sentindo que Parece nao estar ajudando , pois tive crise a peixe e sempre comi peixe apos exames nao tive nada ,queria ajuda

    ResponderExcluir
  3. Milene: ó tratamento com vacinas (imunoterapia específica com alérgenos) não tem indicação na alergia alimentar. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Venho fazendo tratamento de imunoterapia, eu e meu filho, sempre manipulo as vacinas na Policlínica, pelas referências e melhor custo benefício. Neste mês minha médica solicitou uma concentração que ela referiu não ser manipulada na Policlínica (ácaros mix depot 1:50) e disse que do meu filho também vai alterar, não tenho condições financeiras de seguir esse tratamento pois na clínica que ela me deu referência a vacina custa 360 reais (só a minha). Nesses casos, existe outra opção para não abandonar o tratamento? Existe outra referência adquirir a vacina com um preço mais em conta? Eu ainda não consegui vaga para retornar na alergologista, como proceder?

    ResponderExcluir
  5. Renata: por favor, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes sobre a prescrição da vacina para que eu possa orientar de forna adequada. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Estou fazendo o tratamento de imunoterapia. Estou tomando vacinas de 8 em 8 dias. Vou fazer uma viagem para o exterior, onde ficarei 14 dias. Tem prejuízo interromper o tratamento nesse período? Ou seja, o prazo entre uma vacina e outra seria de 15 dias. Pergunto porque a viagem é muito longa, e ficaria difícil manter a vacina em temperatura adequada por todo o tempo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Gabriel: a legislação de aplicação de medicamentos injetáveis varia em cada país. Dependendo do local para onde viajará, é aconselhável não levar a vacina.Sugiro que peça esta orientação ao seu médico Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Quanto tempo leva pra imunoterapia fazer efeito!já tomei a primeira dose a 4 dias e as coceira continuam!vou tomar a próxima daqui 3 meses Ainda, estou sem chão com tanta coceira na pele!! Me esclareça por favor

    ResponderExcluir
  9. A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) tem ação lenta, sendo um tratamento prolongado. Enquanto isso, é importante acompanhamento clínico. Nem toda coceira é causada por mecanismo alérgico (imunológico). Aconselho que retorne ao seu médico e peça nova avaliação e orientação. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia;


    ResponderExcluir
  10. Bom dia, tenho uma filha de 9 anos, que tem rinite e dermatite atopica desde os 2 anos, fiz tratamento sublingual durante 2 anos, mas não vi melhoras, principalmente nessa época do ano, ja tive um gasto de mais de 3 mil, e ela continua tomando antialergico, agora eu e o pai dela estamos desempregado, gostaria de saber se tem como fazer o tratamento pelo sus. Obrigada, marcela

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde.
    Meu filho de 8 anoa tem rinite alergica desde bebê,so que ele tem um problema de coagulaçao ou seja o sangue nao coagula ele pode tomar essa vacina ja que antifamatório ele não pode.

    ResponderExcluir
  12. Marcela: no Rio de Janeiro, os seguintes hospitais oferecem na rede pública tratamento para doenças alérgicas: Hospital Jesus, Hospital Servidores, Hospital Fernandes Fiqueira, Hospital Gafrée Guinle, Instituto de Pediatria Martagão Gesteira (Fundão), entre outros. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Para afirmar se seu filho pode ou não fazer tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia específica com alérgenos) é essencial examiná-lo pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Olá meu nome é Sara, descobri aos 19 anos que sou alérgica a diversos frutos , vegetais, ácaros, polens e frutos secos ao que o médico me informou que é um proteína que existe em todos eles que provoca isso, faço medicação todos os dias e em caso sós, que tenho tomado vezes de mais porque tenho andado com bastante crises existe algum tipo de tratamento ou vacina que se possa fazer?

    ResponderExcluir
  15. Sara: o tratamento das alergias alimentares não é feito com vacinas (imunoterapia com alérgenos). A avaliação clínica, complementada pelo exame físico e por testes alérgicos será fundamental para escolha do tratamento. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Tenho gatos desde os 5 anos de idade e hoje com 33 me tornei alérgica. Sinto mta falta de ar e meu coração acelera mto. Procurei um pneumologista e iniciei um tratamento para rinite e sinusite alérgica e gostaria de tomar as vacinas de imunoterapia para conviver com os meus gatos (tenho 6). Porém meu médico disse que não posso tomar a vacina pq pode piorar minha alergia e eu ter crises piores. Está correto isso? Preciso mto de ajuda, pois tenho meus gatinhos há 4 anos e não quero me desfazer deles.

    ResponderExcluir
  17. A imunoterapia (vacina para alergia) é um tratamento de eficácia comprovada e utilizada há mais de 100 anos. Não piora a alergia. O seu objetivo é o controle da doença, evitar crises, diminuindo a necessidade de remédios. Sugiro que procure um(a) especialista em Alergia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Tenho renite e alergias a alguns alimentos e medicamentos fui ao Alergologista e vou começar a tomar as vacinas minha dúvida aonde é se o sus fornece essas vacinas e aí não aonde encontrar,fiquei tão surpresa com os resultados do exames que acabei esquecendo de perguntar a médica.

    ResponderExcluir
  19. Laís: o fornecimento de imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) no SUS é bastante variável, de acordo com cada localidade. No Rio de Janeiro, os seguintes hospitais oferecem tratamento na rede pública: Hospital dos Servidores, Hospital Gafrée, Hospital do Fundão, Hospital Pedro Ernesto, entre outros. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Olá boa noite minha filha tem 7 meses e foi diagnosticada com alergia a inseto (estrófulo) a vacina que ela precisa é a mesma para todas as alergias?
    Tem cura ?

    ResponderExcluir
  21. Rafaela: a formulação da vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) não é a mesma para todas as pessoas. Varia em cada caso, de acordo com a necessidade clínica de cada paciente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Olá gostaria muito da ajuda de vcs, minha filha tem 9 anos e desde os 4 toma medicamentos para crises alérgicas , já fiz o exame alérgico e deu reagente a poeira , ácaros desde então minha luta tem sido diária. ...só quem tem um filho alérgico sabe o que estou vivendo...fui recomendada pela alegro a fazer o tratamento com as vacinas..minha pergunta é ...Durante o tratamento com os remédios (corticoides, bronquiodilatadores) constatei que ela ganhava peso acima do normal ..mesmo eu tendo controle em sua alimentação. .Estou muito desesperada ..o tratamento com a vacina amenizaria esse efeito? Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Romildo as vacinas de alergia (imunoterapia com alérgenos) são eficazes e não interferem no peso. Permitem controlar a alergia, evitam as crises e melhoram a qualidade de vida. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo...
    Tenho dores de cabeça a mais de vinte anos, agora fiz exames. E contatou que tenho alergia a ácaro, essa alegria pode causar dor de cabeça? O tratamento com a vacina pode melhorar minhas dores?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo4/7/16 19:03

    Oi meu nome é Danyelly e tenho alergia a mosquito tomo toda semana uma vacina chamada cúlex e atrasei um dia deveria tomar na segunda e me esqueci tem problema se eu tomar na terça?

    ResponderExcluir
  26. Dr. eu tenho alergia de grau forte à poeira domiciliar e convivo com 6 gatos dentro de casa (o que agrava o quadro). O tratamento com medicamentos não tem funcionado e gostaria de tomar as vacinas. Será que resolveria meu problema? Estou com mta falta de ar e palpitação devido contato com os ácaros e pelos de animais e tenho medo da vacina piorar os sintomas ou as vacinas não surtirem efeito. Grata, Lígia.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia !
    Meu filho desenvolveu uma alergia severa a formigado fogo. Descobrimos apos uma delas pica lo no pé e ele ter inclusive um edema de glote. O medico receitou a antigeno de formiga. Mas, não estou encontrando para compra ou pelo SUS. Alguem sabe onde encontrar ?

    ResponderExcluir
  28. Mara: uma dor de cabeçça pode não ser causada por alergia. Por outro lado, a rinite alérgica (ocasionada pela alerga a ácaros) pode se complicar e causar sinusite, que pode causar dor de cabeça. Por isso, aconselho que exponha sua dúvida ao alergista que está acompanhando seu tratamento, pois conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Danyelly: bom dia. Você pode aplicar a vacina no dia seguinte e depois volte a aplicar nas segundas feiras, como sempre fez. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Lígia: não há como prever com exatidão. O ideal é que o tratamento da imunoterapia especifica com alérgenos seja acompanhada por medidas de controle ambiental em sua casa, uma vez que a presença de 6 gatos é um fator que contribui para aumentar sobremaneira os ácaros no domicílio. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Eduardo: a imunoterapia específica para alergia a formiga de fogo ("fire ant") é preparada e sua aplicação supervisionada pelo(a) médico(a) alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Meu filho tem 3 anos e meio, é alérgico a acaros, poeira domiciliar, fungos, pelo de gato. Levei ele ao Alergista e o mesmo me receitou 4 ml de Zyrtec 2x ao dia, nasonex, e viatine. Faz uma semana que estou em tratamento e ele teve uma crise de tosse. É normal? mesmo tomando toda essa medicação?

    ResponderExcluir
  33. Sofro de crises de sinusite constante, evidenciado pela rinite alergica a acaro,poeira, mofo, mudança de temperatura, pêlos de animais. Meus olhos também ficam avermelhados e inchados. Pretendo iniciar o tratamento com vacinas, mas estou planejando engravidar. Minha dúvida é se o tratamento com vacinas tem alguma contra indicaçao na gravidez? Se há algum risco para o bebe se engravidar no inicio do tratamento? Desde já,obrigada!!

    ResponderExcluir
  34. Boa noite. Meu filho tem 6 anos.E começou ontem a fazer o tratamento via sublingual. Minha dúvida é no modo de tomar. A médica disse 1 hora longe das refeições.Mas ele toma muita água, como ficar 2 horas sem água? Me audem.

    ResponderExcluir
  35. A tosse é um sintoma que pode surgir em diversas ocasiões da nossa vida, como por exemplo, resfriados, engasgos, gripes, etc. Nem toda tosse é sintoma de alergia.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia. Sugiro dar a vacina sublingual em jejum ou ao deitar, pois nestes momentos não há ingestão de alimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Olá sou mecânico e sou alergico fiz o teste e comprovou q tenho alergia a derivados do petróleo gostaria d saber s a imunoterapia resolve meu caso

    ResponderExcluir
  38. Vagner: sinto muito, mas não tenho dados para responder sua dúvida. Seria necessário conhecer mais dos seus dados clínicos, resultados de testes, etc. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. As vacinas são indicadas para rinite alérgica causada por perfumes?

    ResponderExcluir
  40. Olá pessoal da Clínica de Alergia: estive hoje no meu médico alergista e deu reação 3mm para camarão, tabaco, chocolate e coco. O médico disse que precisarei tomar alérgenos por 9 meses. Disse que pra cada vacina preciso ter uma distância de 5 dias, pelo menos, para bebida alcoólica e me aconselhou não beber nas 6 primeiras semanas. Não será demais, pelo que vi aqui no blog? Outra coisa é sobre o tabaco: larguei de fumar tabaco há um tempo, e uso como substituto o que chamam de fumo divino, um composto de erva doce, camomila e plantas trituradas para se fumar. Quando dá alergia a tabaco é a todo tipo de fumaça ou somente tabaco? Abraços!

    ResponderExcluir
  41. Lígia: perfumes (odores ativos) podem causar irritação do aparelho respiratório mas raramente causam alergia. A vacina (imunoterapia específica com alérgenos) só terá indicação se for comprovada uma reação alérgica (imunológica). Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  42. Marcelo: a fumaça é prejudicial aos alérgicos pois provoca irritação do aparelho respiratório e agrava sintomas da alergia.
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  43. ola minha filha tem alergia a barata oque fazer qual o remedio certo

    ResponderExcluir
  44. Rogê: baratas possuem uma proteína semelhante à proteína encontrada em ácaros (tropomiosina). Publicamos um texto sobre este tema. Leia neste link:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2014/03/alergia-baratas.html
    Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Olá bom dia! Tenho um filho de 10 anos que está com problemas de asma.Ele ficou internado por 3 dias no oxigênio, Esta tomando se retide, avamys e Piemonte. E agora com apenas dois meses de tratamento teve outra crise.Voltei ao medico e ele indicou a imuno terapia. O teste acusou alergia a poeira e barata . Gostaria de Saber a opinião de vocês. Meu marido não quer por medo de alguma reação.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde. A imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) é eficaz no tratamento da asma alérgica. Controla a doença, diminui a necessidade de remédios e evita crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite ! Eu fazia tratamento com vacinas para alergia há um ano , pois tinha muitas crises de sinusite ... Parei assim q descobri que estava grávida , com 5 semanas .... Agora estou de 13 semanas e o meu médico disse que eu poderia retornar ao tratamento , mas estou insegura e com medo de trazer algum problema ao bebê .... Será que realmente posso voltar com as vacinas ??

    ResponderExcluir
  48. Aline: a imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) pode ser mantida durante a gravidez, quando a grávida já se encontra em tratamento. Não se recomenda é iniciar o tratamento na gestação. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. ola boa tarde tenho dermatite atopica ha mais de dois anos sofro demais com coceiras ,me atrapalha ate no trabalho trato com pomadas que o medico me receitou e hidratante anti alergico ,mas nao resolve muito tenho 43 anos , gostaria de saber se tem vacina pra dermatite atopica nao aguento tanta coceira doi demais ....podem me ajudar?obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Olá , meu nome é Juliano gostaria de tirar uma dúvida , fui no médico especialista em alergias lá foi feito o teste no braço e descobri que tenho alergia a vários alimentos e ele me indicou o tratamento de imunoterapia dessenssibilizante sublingual , queria saber se esse tratamento é mesmo efetivo quando se trata em alergias com alimentos .

    ResponderExcluir
  51. Boa noite, a imunoterapia engorda?

    ResponderExcluir
  52. Juliano: a imunoterapia específica com alergenos não está indicada no tratamento da maior parte das alergias alimentares Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. A imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) não causa aumento do peso corporal. Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo9/9/16 09:47

    ola...gostaria de saber se a vacina pneumo 23 combate a alergia de pelo de animais?

    ResponderExcluir
  55. As doenças pneumocócicas são causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae também conhecida como pneumococo. Incluem diversas doenças: pneumonia, otite média e sinusite, entre outras.
    Qualquer pessoa pode contrair as doenças pneumocócicas em qualquer idade. Entretanto, algumas apresentam maior predisposição para contrair a doença, como as pessoas acima de 45 anos e portadores de doenças crônicas.
    A vacina antipneumocócica polissacarídica contém 23 sorotipos do pneumococo que abrange 90% dos principais sorotipos causadores das doenças pneumocócicas.
    Não tem ação na alergia a animais
    Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite, Prezados preciso de uma orinetaçao. a 01 ano e meio fiz uma cirurgia anti-refluxo, para ver se me livrava do meu pior incomodo a secreçao que fica presa na garganta, que ate entao eu achava que era por causa do refluxo, que ate antes da cirurgia tinha quadros agudo mais controlaveis, so que depois da cirurgia esse quadro se tornou permanante , ai fui descubrir que tenho rinite alergicaa, nao ha remedio no mundo que faça controlar o meu quadro , fiz o exame de IGE mais todos apresentaram resultados em niveis normal, ou seja, tenho um problema serio respiratorio e nao sei mais o que fazer.minha ultima alternativa e a imunoterapia, mas e muito caro, cada vacina e R$ 200,00. Gostaria de sua opiniao, sera que em casos como o meu onde os IGE aparecem normais ou baixos , a imunoterapia pode me ajudar, pode esse quadro esta acabando comigo, hj ja prejudica meu sono, tenho que tomar remédio para dormir.
    Desde ja agradeço.
    Obrigado Raquel Gomes

    ResponderExcluir
  57. Rachel: Boa tarde. existem diversos tipos de rinite. Recentemente foi descrita uma forma de rinite alérgica local. Mas, não é possível emitir um parecer específico sobre seu caso baseado apenas nos dados enviados. É essencial analisar seus dados de forma criteriosa e pessoalmente.
    Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.





    ResponderExcluir
  58. Boa tarde. Gostaria de saber se o uso de antibiótico(amoxilina) pode interferir nad vacinas ou vice e versa ?

    ResponderExcluir
  59. Olá, iniciei o tratamento de imunoterapia, porém no mesmo dia da primeira aplicação tive coceira por todo o corpo, no dia seguinte voltei com o médico, ele me receitou Zina e Zilca, após tomar os medicamentos a reação alérgica passou, como as doses da imunoterapia são semanais continuei aplicando as injeções, porém quando deixei de tomar os medicamentos a coceira voltou e ela só passa quando eu tomo o zina, estou muito preocupada e pensando em desistir do tratamento, gostaria de saber se essa reação de coceira na pele pode ser por causa da vacina? E se for, há possibilidade de ainda continuar o tratamento com imunoterapia? Aguardo resposta, obrigada

    ResponderExcluir
  60. Gabriela Boa noite O uso da amoxicilina não interfere na ação da imunoterapia com alérgenos Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Andressa: Boa noite. Não tenho condições para afirmar se a coceira que descreve foi provocada pela vacina sem conhecer o tipo, a concentração e formulação do seu tratamento. Por isso, aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que esclareça sua dúvida. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite. Tem 2 semanas que venho fazendo o tratamento com a vacina para alergia. E Nessa última dose apareceu várias bolhas pelas minhas mãos e muita coleiras( mas isso só aparecia quando estava em crise alérgica). Então gostaria de saber se pode ser a reação normal da vacina ou se tem algum problema? E também para ajudar na melhor interpretação, passei por uma cirurgia para arrancar as amígdalas e concertar o desvio de septo e ando tomando vários remédios. Isso pode ter afetado o efeito da vacina?

    ResponderExcluir
  63. O seu relato não sugere que as lesões descritas possam ser reação da vacina para alergia. Mas não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. A cirurgia para correção de desvio de septo nem a amigdalectomia interferem na ação da imunoterapia com alérgenos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  64. Olá, Meu nome é Hellen, sou alergica a Mosquitos desde novinha, quando me picam fica super inchado e coça, devido a isso minha pele tem varias feridas. Queria saber se á alguma vacina que evite de inchar e coçar consequentemente fazendo feridas, Moro no rio de janeiro e sofro demais no verão :/

    ResponderExcluir
  65. Boa noite, essa vacina contra a renite alergica, consigo encontrar pelo SUS ?
    Sei que uma colega fez esse tratamento gratuito a 10 anos atrás no SAD em feira de santana.

    ResponderExcluir
  66. Hellen Bom dia A imunoterapia específica para alergia a mosquito é eficaz e consegue controlar o processo e melhorar sua qualidade de vida. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Essas vacinas são feitas de quê?

    ResponderExcluir
  68. As vacinas para tratar a alergia não são iguais para todas as pessoas. A sua formulação, embora utilize extratos padronizados de alérgenos, vai variar de acordo com as necessidades de cada paciente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”, onde orientamos sobre a imunoterapia e sobre outros aspectos das doenças alérgicas. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde ! Meu filho de 5 anos precisa fazer um tratamento com Vacinas Alérgenos , pois ele tem Bronquite ( foi constatado ácaros no teste ) . Mas o tratamento é caro , tem algum lugar que consigo fazer a vacina através do SUS e quanto tempo leva este tratamento ?

    ResponderExcluir
  70. No Rio de Janeiro, diversos hospitais públicos oferecem imunoterapia específica para tratamento de alergia, a saber: Hospital Fernandes Figueira, Hospital Gafrée, Instituto de pediatria Martagão Gesteira, entre outros. O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso, em média entre 2 e 4 anos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Boa Tarde! Meu nome é Fabiana
    Meu filho tem 2 anos e 8 meses é alérgico a mosquito fez tratamento sublingual por um ano, quando estava para rebecer alta fez uma reação importante e tivemos que passar para o tratamento subcutâneo. Já estamos na segunda ampola e algumas picadas continuam ficando muito inchadas, avermelhadas e ainda estoura uma bolhinha no centro. Fico preocupada pois mesmo com o tratamento por 2 vezes quase fez um quadro de celulite tendo que tomar antibiótico. Gostaria de saber se costuma demorar para vacina mostrar o resultado desejado?

    ResponderExcluir
  72. Fabiana Boa terde. Sim, pode acontecer. Se a reação alérgica é muito intensa, pode ocorrer demora na reaposta aotratamento com a imunoterapia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: ““Alergia, doença do século XXI””. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Olá,

    Gostaria de saber se posso continuar tomando o medicamento Levolukaste junto com a vacina

    ResponderExcluir
  74. João Gabriel Bom dia. A medicação pode ser usada em conjunto com o tratamento da imunoterapia (vacinas para alergia).Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Minha filha faz a vacina sublingual, ela é alérgica a picadas de insetos e ácaro, já faz 1 ano e por enquanto o quadro dela melhorou apenas uns 40% do que era, se picada continua coçando muito e com feridas pelas pernas e braços. A médica dela pediu para levá-la a um psicólogo, disse que pode ser ansiedade, eu achei estranho. É normal demorar assim para fazer efeito.

    ResponderExcluir
  76. Olá me chamo Higor tenho 22 anos e sofro de estrófulo desde criança, tenho alergia a picada de insetos sugadores, queria saber se tenho chances de melhoras com imunoterapia? Boa tarde

    ResponderExcluir
  77. Claudia: a resposta ao tratamento com as vacinas para alergia (imunoterapia) varia em cada pessoa e pode ser lenta. Mas, para emitir um parecer sobre sua filha seria necessário fazer uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Talvez seja o caso de trocar pela forma injetável. Recomendo que converse com o(a) alergista que trata dela e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Higor: a imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) é eficaz no tratamento da alergia a insetos, mesmo em adultos. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Olá fui diagnosticado com alergia a
    Produtos químicos a graxa e derivados de petróleo e sou mecânico
    O médico me indicou imunoterapia
    Será que é eficaz ou sou vale para quem tem alergia a acaro poeira e insetos ?

    ResponderExcluir
  80. Vagner Bom dia Segundo texto publicado pela ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia):
    A imunoterapia pode ser indicada para pessoas sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, pólens, fungos e venenos de insetos (abelhas, vespas, marimbondos e formigas). De modo geral, a sensibilização a estes alérgenos está associada a manifestações respiratórias (rinite e asma) e a reações graves, como a anafilaxia por picada de insetos. Não existe indicação de imunoterapia para alergia a alimentos e para os quadros de alergia por contato.
    A indicação da imunoterapia deve ser fundamentada:
    1- na comprovação da sensibilização (presença de anticorpos IgE para os alérgenos),
    2- na avaliação da importância da alergia no quadro clínico do paciente e
    3- na disponibilidade do alérgeno para o tratamento.
    (Texto de referência:
    http://www.asbai.org.br/secao.asp?s=81&id=298)
    Obrigado por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde, meu filho tem 6 anos e é muito alérgico á poeira e ácaro, já faz 6 meses que ele toma a vacina (imunoterapia) e ainda não surgiu nenhum efeito, ao contrário ele está mais alérgico do que nunca. A alergista dele disse que é normal, mas tenho minhas dúvidas. Minha pergunta é: É normal mesmo, e quanto tempo mais ou menos demora para fazer efeito?

    ResponderExcluir
  82. Boa noite. A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) é um tratamento de longa duração. As primeiras fases correspondem à indução, seguidas da manutenção. Os sintomas podem ainda surgir. Mas, mesmo com um tratamento eficaz o tratamento poderá não surtir o efeito desejado, se existirem outros problemas que interfiram no resultado, como por exemplo:
    - inadequado controle ambiental
    - persistência de fatores agravantes de sintomas
    - coexistência de co-morbidades.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Olá, meu nome é sintia e estou fazendo o tratamento com a vacina de alergia a ácaro e poeira, mas os efeitos são desagradáveis. Sinto muito dor de cabeça, dificuldade pra respirar, ardência no nariz e dor pelo corpo todo como se estivesse machucado e as vezes sensação de dormência. Gostaria de saber se a vacina causa esses sintomas. Grata!

    ResponderExcluir
  84. Boa noite!
    Gostaria de saber se contém corticóides nas fórmulas?
    Pois engordei depois que comecei o tratamento.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia. A vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) não contém corticoide e não causa aumento de peso corporal. Gratos pelo seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Sintia Bom dia Os sintomas que descreve não são típicos de uma reação colateral à vacina para alergia (imunoterapia com alergenos. Recomendo que entre em contato com seu alergista para que este possa esclarecer a causa dos sintomas que descreve e orientar de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  87. O médico falou que tenho que realizar este tratamento. Ácaros podem causar amigdalite de repetição (bacteriana)?

    ResponderExcluir
  88. Rodrigo: Bom dia. Ácaros podem causar rinite alérgica, que por sua vez podem se complicar com amigdalites de repetição. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Olá, boa tarde. Meu filho começou a imunoterapia com vacinas injetaveis, uma por semana e esta na primeira fase. Ja tomou 4 doses e faltam mais 2 doses para terminar esse primeiro ciclo. Hoje é o dia dele tomar a vacina, porem ele esta resfriado, com nariz entupido e espirros. A orientacao da alergista foi de nao vacina lo apenas se ele estiver com febre, porem mesmo assim estou insegura e nao estou querendo vacinar. Posso voltar com a vacina no dia certo, porem na proxima semana? ou seja, posso pular essa semana ou tem algum problema? Grata.

    ResponderExcluir
  90. Carla Boa noite. A orientação clínica feita pela médica alergista que trata do seu filho está correta. A imunoterapia deve ser suspensa em caso de febre. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Eu me chamo Keila, tenho 35 anos. Há muitos anos sofro de alergia a ácaro, poeira, mofo, etc. Em consequência da alergia tenho sinusite crônica, ao ponto de operar duas vezes de sinusite, além das crises de tosse durante a noite, seguido de asma. Enfim, preciso urgentemente tratar a Alergia para evitar principalmente a sinusite, pois mesmo tendo feito duas cirurgias, continuo tendo um quadro de sinusite forte provocado pelo alergia, além da asma e tosse seca durante a noite. Tenho intenção de iniciar o tratamento com vacinas, porém simultaneamente pretendo parar com o anticoncepcional, devido à idade já com 35 anos, quero engravidar do meu primeiro filho.
    Gostaria de saber se tem algum problema (risco para o bebê) se eu engravidar no início do tratamento com vacinas? Pois ao mesmo tempo que quero iniciar o tratamento, pretendo parar com o anticoncepcional.
    Aguardo ansiosamente a resposta. Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  92. Boa Noite, Meu filho tem 7 anos e há mais de 3 vem sofrendo de alergia atopica. Esta na 3 fase da sublingual e não acho que houve melhora. A vacina demora mesmo a fazer efeito ou devo procurar outro alergista?

    ResponderExcluir
  93. Olhar sou kallyanne,tenho 27 anos, adquirir uma alergia a piçada de formigas há alguns meses, até então nunca tinha aparecido nada, até uma formiga me picar nas nádegas e daí inchou toda minha nádegas, minha mão esquerda, criou caroços no meus pés e nariz, até que fui parar no hospital,lá tomei duas injeções,dexametona e fernegan, desde então toda vez que uma formiga me pica fica tudo inchado e tenho que tomar dexametona via oral, teria tratamento para essa alergia

    ResponderExcluir
  94. Keila Boa tarde. A Diretriz Brasileira atualizada sobre Imunoterapia Alérgeno-Específica recomenda:
    " Usualmente, não se inicia IT durante a gestação,
    assim como não se aumentam as doses, até o parto, uma vez que reações anafiláticas durante a gestação podem se associar a complicações. No entanto, a IT é eficaz durante a gestação e pode ser continuada se iniciada anteriormente.
    A continuidade da IT durante a gestação parece
    ser segura, não havendo risco aumentado de
    reações sistêmicas". Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. A imunoterapia especifica com alérgenos, conhecida popularmente como "vacina para alergia" é um tratamento recomendado para doenças atópicas como a rinite e asma, para redução de sintomas clínicos e da necessidade de uso de medicação de controle. É um tratamento demorado, não menos que 2 anos. Além disso, outras medidas serão necessárias, incluindo medicamentos e controle de fatores agravantes, bem como controle ambiental contra caros no domicílio. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Kallyanne: Boa tarde. É possível realizar imunoterapia específica para veneno de formigas. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  97. Boa noite..
    Tenho um bebê de 6 meses e ele é alérgico a leite, ovo e banana. Ele fica com patacas vermelhas com pontinhos brancos quando ingeridos tais alimentos. Agora até com o q ele já comia está ficando sensível..Gostaria de saber se a imunoterapia existe para esse tipo de alergia.

    ResponderExcluir
  98. Olá, meu filho tem 8 anos e é alérgico a ácaros, cão e gato. Ele faz imunoterapia sub lingual e está na 5° dose, pedi para a médica refazer o exame de sangue dele para saber se está baixando o ige, só que continua dando superior a 100. As doses irão até a 10°, ainda é cedo ou será que não está fazendo efeito.

    ResponderExcluir
  99. Aline: não há indicação de vacina neste momento, baseado nos dados enviados em seu relato. É aconselhável que seu bebê seja avaliado pessoalmente por um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. O objetivo do tratamento com a vacina (imunoterapia com alérgenos) é o controle da doença, evitando as crises e melhorando a qualidade de vida. O aumento da IgE é genético e pode permanecer alto, mesmo na ausência de doença ativa. O exame da dosagem da IgE no sangue não serve de parâmetro para avaliar a eficácia do tratamento. Gratos pro sua visita.

    ResponderExcluir
  101. bom dia me chamo jancleber sou professor de judô em navirai ms , tenho uma aluno que foi diaguinosticado com alergia alimentar multiplas e a mãe esta desesperada pois não tem condições de comprar esta vaciana e preciso de um informaçao esta vacina ele é encontrada onde e se tem algum lugar que vc conheçao que forneça esta vacina gratuitamente pois o medico daqui disce que so com esta vacinas imunoalergicas dessensibilizantes DEPOT ele melhoraria pois nem faço ideia quanto custa esta vacina

    ResponderExcluir
  102. Boa noite, minha filha de 8 anos tem alergia muito alta para acaro , e tem dois meses q ele esta apresentando urticária comecei a dar a vacina para acaros , enfim gostaria de saber se as urticarias pode ser causadas por acaros e sempre q aplico a vacina ela apresenta novas urticarias, abc

    ResponderExcluir
  103. PRimeiramente quero agradecer por todas as informções da repostagem, nos ajuda muito !
    Minha filha tem 5 anos de idade tem dermatite atópica e faz tratamento com alergista desde 1 ano e meio,é extremamente alérgica a muitas coisa como por exemplo ( o ultimo resultado de s exames de poeira, ácaro, fungos foi de 1.100), e agora com 4 anos e meio desenvolveu o rinite e asma. O tratamento com a vacina ajudaria ?

    ResponderExcluir
  104. Dr, parabéns pelo trabalho e esclarecimentos, já li todo o pdf "Alergia Nasal, é mais feliz quem respira pelo nariz", muito bom! Gostaria de uma ajuda para esclarecer uma dúvida. Meu filho começou a tomar vacina sublingual para tratar alergia a ácaros. Tenho colocado embaixo da língua corretamente, ele tem 9 anos e colabora muito bem. Mas, lendo seu blog e pesquisando no google, verifiquei indicações de que as gotas devem permanecer por pelo menos 2 minutos embaixo da língua antes de serem engolidas, isso procede? Até hoje ele engolia imediatamente após eu pingar a qtd de gotas indicada. Vou pedir para ele segurar, mas 2 minutos é um tempo tão longo, gostaria de confirmar se é mesmo necessário ou se o fato de pingar embaixo da língua já favorece a absorção imediata. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  105. Jancleber Boa noite Desconheço que vacina se refere. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Rodrigo Pablo: bom dia. a vacina de alergia (imunoterapia com alérgenos) está indicada no tratamento das alergias respiratórias. A urticária é uma doença com muitas variáveis envolvidas, fazendo com que não seja indicado este tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Bom dia. A imunoterapia está indicada no tratamento das crianças que têm rinite, asma e dermatite atópica. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Maria Fernanda: bom dia. a permanência da medicação antes de ser deglutido contribui para melhorar o efeito da vacina sublingual, mesmo que não sejam dois minutos. Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Boa noite. Faço tratamento com imunoterapia há três semanas. Mas estou com muita dificuldade de respirar, tenho asma e estou espirrando, hoje é dia de tomar a quarta dose, mesmo com falta de ar e espirrando posso fazer a vacina?

    ResponderExcluir
  110. Boa noite,em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo blog,muito esclarecedor. Há três semanas faço tratamento com imunoterapia, hoje seria minha quarta dose, mas estou numa crise de asma, sem peito xiando, sem catarro, mas não consigo respirar, já fui três vezes à emergência, nebulizando com atrovent e usando predinisona. Posso continuar o tratamento e fazer a vacina hoje? Também estou espirrando muito.

    ResponderExcluir
  111. Glauci Boa noite É recomendável que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento para que avalie seu caso e assim possa orientar a retomada das aplicações de sua vacina.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. Olá a uns dois meses descobri a minha alergia a látex , fui em uma alergista e descobri várias outras como , mofo ácaros fungos poeras pelos , o antiestático só resolvia se tomasse direto sem pausa se não voltada a impolar , aí meu médico resolver fazer a imunoterapia será que vai resolver ou ajudar sei lá ?

    ResponderExcluir
  113. Camilla: no Brasil ainda não está disponível vacina para látex. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Boa noite!
    Meu filho de 05 anos faz tratamento com vacina_ sublingual para alergia a poeira, ácaros e fungos! Só que tivemos que parar na vacina nível 3 por falta de dinheiro e agora fico pensando quando retornar com ele na otorrino ele vai ter que iniciar da vacina nível 1 novamente?? Porque ja tem mais de um mês que parei de dar a vacina, só que ele não apresentou mais crises🙏

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde!
    Sou cardiopata (três cirurgias para troca/retroca de válvula). Faço uso de betabloqueador (às vezes por longos períodos). Há contraindicação para vacina para rinite alérgica?

    ResponderExcluir
  116. Lusimar Boa noite Para responder sua pergunta, seria necessário conhecer a formulação da vacina que seu filho está fazendo uso. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  117. Sirlei: o tratamento com imunoterapia com alérgenos em pessoas usuárias de betabloqueador deve ser avaliado caso a caso, de acordo com os sintomas, gravidade, resultado dos testes (na pele ou no sangue) entre outros. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Anônimo4/7/17 23:22

    Boa noite.
    Minha filha tem 5 anos, ao fazer o exames alérgico, a médica detectou alergia a ácaros, poeira ,fungos e cão e insetos. Gostaria de saber somente a vacina a ácaros serve para esses tipos de alergia detectada???

    ResponderExcluir
  119. Olá, parabéns pelo fórum!
    Meu filho tem dermatite atopica e no prick test reagiu enormemente a cão, gato e mofo. Temos um cachorro e mesmo tomando todas as medidas possíveis (banho semanal fora de casa, não sobe nas camas e sofá, limpeza sistemática da casa com cuidados como não varrer etc) para minimizar o problema que ele causa, não temos conseguido controlar a alergia. Ele iniciará o esquema de vacina semana que vem e gostaria da sua ponto de vista quanto a necessidade de afastamento do cão pelo menos na primeira fase.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  120. Bom dia. Sim. A vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos de ácaros) está indicada no tratamento das alergias. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. Tatiana: Boa tarde. A Dermatite atópica é doença complexa e multifatorial, relacionada a interação da genética (da própria pele e alergia hereditária) e de fatores ambientais. Antígenos inalantes (ex: ácaros da poeira, presença de animais de estimação), frequentemente, participam e amplificam o processo inflamatório da pele, associados ou não à alergias respiratórias (asma; rinite; conjuntivite). Assim, identificados esses antígenos por testes alérgicos, é possível, em muitos pacientes, obter melhora sintomática da DA através da imunoterapia (vacinas) sempre em associação à outras medidas de controle da doença.
    Não tenho condições para optar sobre o caso do seu filho sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Mas, gostaria de fazer algumas considerações:
    1) A criança pode ter alergia à proteína do cão
    2) Por outro lado, a presença do animal em sua casa contribui para aumentar a quantidade de ácaros no ambiente
    3) O afastamento do cão não surte efeito de imediato. A melhora pode não ser imediata, uma vez que os alergenos podem permanecer muito tempo em casa (quatro a seis meses).
    4) O teste positivo não é certeza de que afastar o animal resolverá a dermatite.
    Em resumo, cada caso é um caso. Por isso, a melhor pessoa para orientar é o (a) alergista que acompanha seu filho pois conhece seus dados clínicos. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. Bom dia.

    Meu bebe está fazendo tratamento com a vascina para ácaros, está no primeiro frasco e na 6 dose, nunca deu reação, mais na ultima dose, o local ficou vermelho e com um caroço, ele se mexe muito e chora, só tem dois anos, será que machucou na hora de aplicar, ou é reação?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  123. Bom dia. O seu relato sugere que ocorreu uma reação local à imunoterapia. É provável que seja uma dificuldade técnica na aplicação. Contudo, é essencial examinar seu bebê para afirmar. Sugiro que entre em contato com o(a) alergista que trata dele e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde meu filho tem 4 anos e desde bebê tem infecção de garganta de repetição e agora entrou na escolinha e esta tendo muita sinusite, sempre tomou muito antibiótico, será que as vacinas podem ajudar?

    ResponderExcluir
  125. Boa noite. Crianças pequenas tem imunidade imatura. Mas no caso das infecções repetidas desde bebê, é preciso investigar outras situações pediátricas. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu filho, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Anônimo2/2/18 19:48

    Ola ,,meu filho esta com problemas alérgicos ,mais não foi ainda identificado ja foi feito tds os tipos de exames especificado,porem o alergista que acompanha ele passou essa vacina,,ele tem apenas um ano e oito meses,gostaria de saber se ele pode tomar essa vacina injetável ou a em gotas ,.,obrigado

    ResponderExcluir
  127. Boa tarde. Os dados enviados em seu relato não são suficientes para poder orientar: não foi informado o diagnóstico nem o tipo de vacina prescrito. Além disso, não conheço os dados clínicos e não examinei seu filho. Mas, como você está insegura quanto à conduta adotada, aconselho que exponha sua preocupação ao alergista que o atendeu, A confiança e o diálogo entre a família e o médico que trata da criança são essenciais para o sucesso de um tratamento. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. Bom dia! Meu filho sofre de alergia ocular desde os 2 anos, fui em vários oftalmo, eles disseram q ñ tem cura, só paliativos, ele já usou vários colírios, entre eles, corticóides, antiinflamatorios é antibióticos, só melhora durante o uso.
    Será q ele pode fazer uso da imunoterapia, ele tem alergia de poeira, ácaro, pelo de animal,cheiros fortes e leite também!

    ResponderExcluir
  129. Os dados em seu relato sugerem que seu filho tenha indicação para tratamento da alergia. Mas, é importante analisar os dados clínicos (anamnese) de forma criteriosa. Por isso, recomendo uma consulta com especialista em Alergia para que seu caso seja avaliado, definindo o diagnóstico e assim possa iniciar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Ana carolina18/3/18 13:37

    Boa tarde. Minha filha de 10 anos esta tomando a vacina via oral. A cerca de 30 dias. Ela tem alergia a instos e a acaros. So que notei q depois q comecei a dar a vacina piorou. A pena dela esta cada dia mais picada passo repelente mais nao adiante isso e normal ? E uma reação

    ResponderExcluir
  131. Ana Carolina: os dados enviados em seu relato não são suficientes para se chegar a uma conclusão. É essencial examinar sua filha. Por isso, aconselho que entre em contato com o(a) alergista e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Bom dia, meu filho tem 4 anos e tem rinite crônica, está fazendo há 2 meses o tratamento da imunoterapia..e não vejo melhoras. Ele sofre muito com isso, então pensei em fazer um tratamento alternativo com homeopatia para ver se melhora. Posso fazer os dois tratamentos juntos?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  133. Existe imunoterapia para picadas de formiga

    ResponderExcluir
  134. Joice Bom dia. É possível fazer imunoterapia para determinados tipos de formiga Recomendo que procure um alergista e receba orientação adequada Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Renata: Bom dia O tratamento com vacinas para alergia tem duas fases:
    1. Fase de indução: É o início do tratamento. Trata-se de receber injeções com quantidades crescentes de alérgenos de uma a duas vezes por semana, a duração desta fase geralmente varia em torno de seis meses.
    2. Fase de manutenção: É a segunda etapa e começa quando a dose terapêutica eficaz for alcançada, ou seja, a maior concentração de alérgeno tolerada dependendo do seu nível de sensibilidade.
    Por isso, no início a melhora nem sempre é perceptível. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata do seu filho e relate o problema para que seja orientada de forma adequada e para que seja feito um reajuste no tratamento dele. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. Olá, o tratamento da imunoterapia poder ser oferecido pelo SUS ou trata-se de um tratamento particular?

    ResponderExcluir
  137. Patrícia:infelizmente são muito poucos os locais no SUS que oferecem a imunoterapia específica com alérgenos (vacina de alergia) Sugiro que se informe na secretaria de saúde da cidade em que mora. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. Aninhax 518@gmail.com4/8/18 13:15

    Ola minha ta Tomando q vacina e a. 4 dose dela ai agora teve a crise alérgica isso e normal continuou dando a vacina?

    ResponderExcluir
  139. Aninha Boa tarde As crises podem ocorrer mesmo durante o tratamento da imunoterapia com alérgenos (vacinas para alergia). Recomendo que entre em contato com o(a) alergista que trata de sua filha e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  140. Minha filha tomou a 1° dose das vacinas de alergia hoje ,embaixo dos olhos dela ta vermelho onde fica olheiras , é reaçao da vacina ?

    ResponderExcluir
  141. Bom dia. O seu relato não sugere que seja uma reação à imunoterapia (vacina para alergia). Mas não é possível afirmar sem examinar sua filha pessoalmente. Recomendo que entre em contato com o(a) alergista que trata dela, comunique o fato e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Meu filho tem 11 meses e comensou tto com vacina inmunotest para o estrufulo gostaria saber se além do tto com vacina também posso fazer tto com anti histamínicos oral e creme de esteroide

    ResponderExcluir
  143. As aplicações da vacina para estrófulo não impedem o uso de antialérgicos ou de cremes durante o tratamento. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. ola minha filha tem asma, tem alergia a acaro comprovado pelo exame que deu resultado mais de 100 . ja fez tratamento com flexotide, clenil, aerolin e agora a alergo passou o alenia e indicou fazer a imunoterapia subcultanea. Gostaria de saber se o tratamento de homeopatia faz o mesmo efeito que a vacina de imunoterapia?

    ResponderExcluir
  145. O tratamento com vacinas (imunoterapia específica com alérgenos) tem mecanismo de ação e efeitos diferentes da homeopatia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno